segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Amigos & Amigos...

E
xistem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.

A todas elas chamamos de amigos. Há muitos tipos de amigos. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros e nos trazem muitas alegrias.

Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos pertos.

Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.

Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que os que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria através das lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.

Infelizmente existem também os amigos falsos, que são infinitamente piores do que inimigos. São aquelas pessoas que nos abraçam querendo, no fundo, nos machucar, que quando estão de bem conosco é sempre com segundas intenções, querendo algo em beneficio próprio.

Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma.

Um falso amigo deixará que tu sigas livremente por qualquer direção. Apenas os amigos verdadeiros farão advertências, por que quem ama de verdade critica e se preocupa, tal modo que sempre te apontarão os obstáculos, as limitações e o abismo no final do caminho, enquanto o falso amigo se regozijará de ver-te tropeçando e caindo no precipício.

Um falso amigo é um inimigo infiltrado e camuflado de amizade, muitas vezes até pior do que os que você já conhece.

A amizade é um sentimento concreto, absoluto e sem igual. Somente aqueles que entendem o valor de uma sincera amizade são capazes de ler o que se passa no coração do seu próximo. Com ela, aprendemos a amar e a perdoar, dar sem receber, semear a esperança sem dar-se conta do que se faz... E sabe por que tudo isso acontece? Porque onde há fé e esperança, sonho sem sair da realidade, há amor, compaixão e o mais importante: pureza de espírito!


5 comentários:

  1. O artigo retrata a verdadeira realidade dos nossos dias. Seja em casa, no trabalho, na escola e até mesmo nos movimentos pastorais, existem amigos bons e falsos amigos. Os falsos são possuídos pelo sentimento da inveja, da cobiça, que se transformam em ódio, mesmo sem a pessoa ter feito nada para que isso acontecesse. Eu já passei por um momento degradante, quando o amigo me passou a criticar sem nenhum motivo aparente, foi aí que descobri o meu maior inimigo, exatamente aquele amigo que se vestia de santo e agia como satanás.

    Edna, Ribeirão Preto-SP

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo para ser discutido nas Equipes de Base do nosso MFC.

    Cláudio
    Salvador-BA

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jorginho, você é dez.

    Uma amiga de Maceió

    ResponderExcluir
  4. Artigo muito bom e que precisa ser refletido nas Equipes de Base do MFC e de todos os movimentos e até mesmo dentro de nossas famílias. Precisamos nos proteger dos amigos-inimigos que nos rodeiam ou aprender a conviver com eles.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  5. Precisamos pedir orientação de Deus para distinguir o verdadeiro amigo daqueles que só se aproximam de nós por interesse e para nos fazer o mau. Que Nosso Senhor Jesus Cristo nos livre dos falsos amigos.

    Cleide
    Ctb, PR.

    ResponderExcluir

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.