quarta-feira, 18 de julho de 2018

Comunidade Católica Shalom comemora 36º aniversário de fundação




Em Maceió, as comemorações aconteceram na Paróquia Santa Rita e também no Centro de Evangelização, localizados no bairro do Farol.


A
 Comunidade Católica Shalom chegou aos seus 36 anos de existência no dia 09 de julho. Para a ocasião foram organizados diferentes eventos que ocorreram ao longo desta semana.

O primeiro deles foi a Santa Missa, em Ação de Graças, na Igreja de Santa Rita, presidida pelo Frei Ademir, celebrada no próprio 09 (segunda-feira). A celebração contou com a presença dos membros da Comunidade, da Obra Shalom (grupos de oração), amigos e familiares. A Santa Missa foi animada por cânticos da própria Comunidade e teve em seu início a entrada dos Escritos (compilação de escritos diversos do fundador, Moysés Azevedo) e dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom (onde se encontram as regras e os fundamentos do Carisma Shalom), além dos sinais de consagração da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança. Em sua homilia, frei Ademir abordou como tema central a necessidade de evangelização nos tempos atuais e a importância do engajamento de cada batizado na construção do Reino de Deus, bem como animou a todos os presentes a buscarem sempre renovar o fervor na doação ao Senhor e aos irmãos.

O segundo evento comemorativo foi uma assembleia comunitária, realizada no dia 10/07 (terça-feira) na qual foi reproduzida uma breve pregação de Moysés Azevedo destinada a toda a Comunidade, falando sobre o significado histórico e espiritual destes 36 anos completados e sobre os direcionamentos para os próximos passos a serem dados pelo Shalom, discernidos através do Conselho Geral em seu Retiro de Escuta. Em seguida houve uma celebração oracional finalizada com adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de muitas graças e bênçãos para todos os presentes.

As comemorações foram encerradas com o Shalom White, festa temática animada pelo DJ Mano, tocando os melhores remixes de músicas católicas, e por membros da Comunidade que relembraram as músicas que marcaram a história do Shalom. Com direito a bolo de aniversário e muita animação, membros, familiares e amigos da Comunidade puderam partilhar da alegria desta estimável data que, para além de ser uma simples festa, foi a recordação dos grandes feitos de Deus na vida de inúmeras pessoas através deste Carisma de Paz.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Surgida em Fortaleza (CE) em 1982, a Comunidade Católica Shalom nasceu como um desejo do coração de seu fundador, Moysés Louro de Azevedo Filho, de evangelizar a humanidade, em especial, os jovens. Juntamente com outros jovens universitários, Moysés teve a iniciativa de inaugurar a primeira livraria e lanchonete voltada para evangelização e a ela deu o nome de Shalom. Apesar de ser esta a primeira expressão concreta do Carisma Shalom, não foi, contudo, o ponto inicial.

O grande marco do desabrochar deste Carisma ocorreu dois anos antes (09 de julho de 1980) quando Moysés foi convidado por Sua Eminência Cardeal Aloísio Lorscheider, O.F.M., então arcebispo de Fortaleza, a dar um presente à sua escolha à São João Paulo II, na época Papa. O presente deveria ser entregue durante o ofertório da Missa inaugural celebrada pelo santo Padre por ocasião do X Congresso Eucarístico Nacional. A escolha do fundador para o presente foi sua própria vida, ofertada pela evangelização, e aos pés de São João Paulo II florescia o Carisma Shalom.

Desde aquela época esta obra, que era inicialmente voltada para os jovens, foi se expandindo até alcançar os mais diversos segmentos da sociedade (famílias, idosos, crianças) através de múltiplas formas de evangelização (Seminários de Vida no Espírito Santo, acampamentos de jovens, promoção humana, catequese, etc.). Atualmente a Comunidade está presente em mais de 20 países e é reconhecida como Associação Privada Internacional de Fiéis, com personalidade jurídica, reconhecida pela Santa Sé com o decreto do dia 22 de fevereiro de 2012, junto ao então Pontifício Conselho para os Leigos (cujas competências e funções são atualmente assumidas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida).

Em Maceió desde 2005, a Comunidade inaugurou seu novo centro de evangelização no bairro do Farol, na Rua Dr. Floriano Ivo, nº 72, por trás da Casa da Indústria Napoleão Barbosa. Tendo iniciado suas atividades no mês de abril, conta com grupos de oração para jovens, crianças, adultos e casais, além de missas aos domingos e missionários disponíveis para oração e aconselhamento. Inicialmente houve centros de evangelização nos bairros de Jatiúca e Mangabeiras, sucessivamente.

Com informações da Arquidiocese de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.