segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MFC MACEIÓ CONCLUIU COM ÊXITO A 30ª NUCLEAÇÃO

Casais Nucleados na 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ
  
O
 Movimento Familiar Cristão de Maceió concluiu num clima de muita alegria a sua 30ª NUCLEAÇÃO que se iniciou na sexta-feira (27), e terminou no inicio da noite do domingo (29), na Sede dos Cursilhos, no bairro do Farol.

A expansão do Movimento Familiar Cristão de Maceió ocorre a partir da “Nucleação”, a execução de uma sistemática planejada, que assimila as metas, a mística do MFC, tornando possível, o ingresso de casais que se identifique com a proposta do MFC, formando, assim, novos grupos de base. Nesta 30ª NUCLEAÇÃO, vinte e seis casais concluíram o encontro, atentos à fidelidade que deles é exigida: crescimento na fé, humildade na aceitação das missões, aumento no compromisso em suas tarefas, crescimento e responsabilidade como integrante de sua igreja.

Na coordenação dos casais Dorgivan e Virginia (Grupo Vida) e Sextafeira e Luciana (Grupo Luz), mefecistas de diversos Grupos de Base participaram das diversas Equipes de Trabalho da 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ, sendo a maioria absoluta de mefecistas com menos de cinco anos de movimento.

Na próxima quarta-feira - 02 de outubro, a partir das 19h30min, na Sede dos Cursilhos, os casais nucleados na 30ª NUCLEAÇÃO, dirigentes e demais mefecistas, estarão reunidos na tradicional REUNIÃO DE PÓS-ENCONTRO.

domingo, 29 de setembro de 2013

LITURGIA DO 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 29/09/2013

  
 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM
  
É dia da bíblia. A palavra de Deus nos dirige forte apelo à conversão, o convite a passar da avareza para a partilha e do egoísmo para a solidariedade. O Espírito do Senhor abra-nos os olhos e os ouvidos para ver a realidade e escutar o clamor dos Lázaros sofredores, que pedem alguma migalha para saciar a fome.

PRIMEIRA LEITURA (Am 6,1a.4-7)

Leitura da Profecia de Amós:
Assim diz o Senhor todo-poderoso: 1aAi dos que vivem despreocupadamente  em Sião, os que se sentem seguros nas alturas de Samaria! 4Os que dormem em camas de marfim, deitam-se em almofadas, comendo cordeiros  do rebanho e novilhos do seu gado; 5os que cantam ao som das harpas, ou, como Davi, dedilham instrumentos  musicais; 6os que bebem vinho em taças, e se perfumam com os mais finos unguentos e não se preocupam com a ruína de José.7Por isso, eles irão agora para o desterro, na primeira fila, e o bando dos gozadores será desfeito.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 145)

— Bendize, minha alma, e louva o Senhor.

— O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.

— O Senhor abre os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído;/ o Senhor ama aquele que é justo./ É o Senhor quem protege o estrangeiro.

— Ele ampara a viúva e o órfão,/ mas confunde o caminho dos maus./ O Senhor reinará para sempre!/ Ó Sião, o teu Deus reinará!

SEGUNDA LEITURA (1Tm 6,11-16)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo apóstolo a Timóteo:
11Tu, que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas.

13Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

15Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 16,19-31)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: “19Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico.

E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.

23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.

24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim!

Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.

29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’

30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.

31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

A PALAVRA QUE DÁ VIDA
Deus nos presenteou com muitas maravilhas tanto na ordem da natureza e como da graça. Sempre quer o bem, o conforto, o bem estar, a alegria e o prazer de todos. O profeta Amós, era um homem do campo. Tinha posses, mas, mais que terra e bens, tinha a Palavra de Deus. Não profetizava para ganhar comida. Havia profetas que falavam para agradar quem os agradava. Sua palavra era firme. Não critica o bem estar, mas o estar mal no bem estar. Os ricos viviam gostosamente, sem se preocuparem com a ruína do povo (Am 6,1.4-7). É a mesma situação que Jesus apresentou com parábola do rico e o pobre Lázaro. Este queria matar sua fome com o que caia da mesa do ricaço. A Palavra de Deus que dá Vida instrui sobre a Vida eterna que se edifica com a fé vivida na fraternidade. O profeta disse que esses gozadores da vida vão sofrer o castigo quando houver a invasão dos inimigos. Se tivessem se preocupado com o povo, sua sorte poderia ser diferente. Jesus disse o mesmo sobre rico. Lázaro foi para o Céu e o rico foi enterrado nos tormentos. A vida só tem uma oportunidade. Então começou o diálogo do homem com Abraão. Há uma separação entre o Céu e o Inferno. O homem então pediu que Lázaro fosse avisar a família para que mudassem de vida. Abraão respondeu: “Eles têm Moisés e os Profetas. Que os escutem” (Lc 16,29). O homem apelou para a aparição de um defunto para dar um susto neles. Nem isso resolve. O que resolve é ouvir e praticar a Palavra de Deus que dá vida. Somente a mudança do coração que aceita a Palavra converte. Aproveitemos a vida, pois é uma só, para viver a Vida que dura para sempre em Deus.

GUARDA ÍNTEGRA A FÉ!
Nesse quadro se pode entender a insistência de Paulo a Timóteo apresentando os elementos fundamentais para uma digna vida cristã: “Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna!” Não é algo puramente intelectual, mas é uma fé que é uma batalha para “fugir das coisas perversas, procurar a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza e a mansidão” (1 Tm 6,11). Fé tem que acontecer no dia a dia. Os “gozadores da vida”, como dizia o profeta Amós, erram não por ter, mas por não olhar ao lado e ver os que não têm e estão sofrendo. Devem lembrar-se que, para chegar a uma tão boa situação, houve muita gente que trabalhou muito por ele. E nem sempre foram pagos condignamente. O Salmo reza: “Do Senhor é a terra e o que ela encerra” (Sl 23,1). Ninguém é dono do mundo sozinho. A meta é caminhara “buscando os bens que a nós reservados” (Oração).

MILAGRES SEM FÉ
O grande milagre da conversão só pode acontecer se for pela Palavra de Deus: “Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas”, isto é, a Palavra de Deus, “eles não acreditarão mesmo que alguém ressuscite dos mortos”.  Não existe conversão por medo. S. Afonso afirma que uma conversão só acontece quando é fundada no amor. Milagres podem acontecer, mas, se não for pela fé na Palavra, não muda a vida. Por isso é que muitos procuram uma religiosidade sentimental, puramente devocional sem compromisso nem mudar o coração. Os fariseus tinham essa atitude de exterioridade. Deus cuida dos necessitados através de nós. A Igreja recebeu a missão de conservar a doutrina, mas antes cuidou para que o amor de Deus chegasse a todos. A Eucaristia é o momento de ouvir a Palavra para a conversão. Onde há sofrimento do povo, a missa não está bem celebrada.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus, que mostrais vosso poder, sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais.  Amém!


TERMINA HOJE A 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ

Ula e Péricles, coordenadores do MFC Maceió
P
rossegue neste domingo (29), na Sede dos Cursilhos, bairro do Farol, a 30ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ. O encontro iniciou-se na noite da sexta-feira (27), com a presença de vinte e sete novos casais. O termino está previsto para o inicio da noite deste domingo (29).

A 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ é o primeiro encontro de casais na gestão (2013/2016) dos casais Péricles e Ula (Grupo Vida) e Jorge e Penha (Grupo Caná da Galileia) como coordenadores do Movimento Familiar Cristão de Maceió. A 30ª NUCLEAÇÃO tem como coordenadores os casais Dorgivan e Virginia (Grupo Vida) e Alberto Sextafeira e Luciana (Grupo Luz).

Jorge e Penha, vice-coordenadores do MFC Maceió
O acesso à família mefecista é através da Nucleação, onde os casais participantes, que se identifiquem com as propostas do MFC, formando, assim, novos grupos de base. Nesta 30ª NUCLEAÇÃO, espera-se que os casais estejam atentos à fidelidade que deles é exigida: crescimento na fé, humildade na aceitação das missões, aumento no compromisso em suas tarefas, crescimento e responsabilidade como integrante de sua Igreja.

Mefecistas das diversas equipes de base do MFC Maceió trabalham intensamente, com muita dedicação e empenho a serviço de Jesus neste trabalho de evangelização.

HOJE, 208ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN


sábado, 28 de setembro de 2013

TEM SEQUÊNCIA NESTE SÁBADO (28) A 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ

Sede dos Cursilhos - Local da 30ª Nucleação do MFC Maceió
T
em sequência neste sábado (28), na Sede dos Cursilhos, a 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ na coordenação dos casais Dorgivan e Virginia (Grupo Vida) e Alberto Sextafeira e Luciana (Grupo Luz).

Seguindo uma sistemática planejada, a 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ acolhe os novos casais, que estarão até o inicio da noite de amanhã, domingo (29), participando do tradicional Encontro de Casais promovido pelo MFC MACEIÓ.

Formar novos mefecistas é uma grande responsabilidade, e ao mesmo tempo, um trabalho compensador. O Movimento Familiar Cristão de Maceió cumpre um relevante papel de sustentáculo da Fé. O trabalho não envolve só oração, mas também ação: trabalhar as famílias com a nossa família e para outras famílias.

Esta é a primeira Nucleação de Casais da Gestão 2013/2016 da Equipe de Coordenação de Cidade do Movimento Familiar Cristão de Maceió, que tem na coordenação de Cidade o casal Péricles e Ula (Grupo Vida) e na vice-coordenação o casal Jorge e Penha (Grupo Caná da Galileia).

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

COMEÇA HOJE A 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ

T
em inicio hoje - sexta-feira (27), a 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ, tradicional Encontro de Casais, dentro da metodologia do Movimento Familiar Cristão. A 30ª NUCLEAÇÃO tem a coordenação dos casais Dorgivan e Virginia (Grupo Vida) e Alberto Sextafeira e Luciana (Grupo Luz). O encerramento está previsto para o domingo (28), às 19 horas.

Na Nucleação (Encontro de Casais) é formado novos Grupos de Base, promovendo a inclusão de casais no MFC que se reúnem com o objetivo de estudar os temas relacionados com a família e a troca de experiências e orações na busca por um melhor relacionamento familiar, além da interação social.

O Movimento Familiar Cristão está comprometido na construção de uma sociedade mais justa, que permita às famílias realizarem plenamente suas funções humanizadoras e evangelizadoras, por isso, trabalha para o crescente aprimoramento de uma política social familiar que responda às suas necessidades básicas de educação, saúde, habitação e lazer.

A metodologia do MFC visa à evangelização e promoção da família e seus valores humanos e cristãos para que possa cumprir a sua missão de formadora de pessoas, educadora na fé e promotora do bem comum.

O carisma do MFC é a valorização do amor conjugal, a construção de famílias mais felizes para que o mundo seja mais justo e solidário.

A 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ tem inicio às 18h30min com a recepção dos encontristas na Sede dos Cursilhos da Cristandade, no bairro do Farol.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

COMEÇA AMANHÃ A 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ


C
omeça nesta sexta-feira (27), na Sede dos Cursilhos, no Farol, às 18h30min, a 30ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ. O evento terá a coordenação dos casais Dorgivan e Virginia (Grupo Vida) e Alberto Sextafeira e Luciana (Grupo Luz). O encerramento está previsto para o domingo (28), às 19 horas.

A finalidade de uma Nucleação é a formação de novos Grupos de Base, os quais são formados por casais que se reúnem com o objetivo de estudar os temas relacionados com a família e a troca de experiências e orações na busca por um melhor relacionamento familiar, além da interação social entre os membros.

O MFC – Movimento Familiar Cristão está comprometido na construção de uma sociedade mais justa, que permita às famílias realizarem plenamente suas funções humanizadoras e evangelizadoras, por isso, trabalha para o crescente aprimoramento de uma política social familiar que responda às suas necessidades básicas de educação, saúde, habitação e lazer.

A metodologia do MFC visa à evangelização e promoção da família e seus valores humanos e cristãos para que possa cumprir a sua missão de formadora de pessoas, educadora na fé e promotora do bem comum.

O carisma do MFC é a valorização do amor conjugal, a construção de famílias mais felizes para que o mundo seja mais justo e solidário.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

MISSA DE ENTREGA DA 30ª NUCLEAÇÃO SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA (25)

T
odos os mefecistas que trabalharão na 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ estarão reunidos nesta quarta-feira – 25 de setembro, às 19h30min, na Igreja de Santa Rita – Farol, para a SANTA MISSA DE ENTREGA, celebrada pelo Padre Manoel Henrique de Melo Santana, assessor eclesiástico do Movimento Familiar Cristão de Maceió.

Participam da SANTA MISSA DE ENTREGA todos os Dirigentes, Casais Assessores, Coordenadores e membros das Equipes de Trabalho e Auxiliares de Comunidade, oportunidade que apresentarão e ofertarão ao Senhor o trabalho, a dedicação e o empenho em mais um trabalho a serviço da propagação da palavra de Deus.

A coordenação geral recomenda as Equipes que levem algo que vá utilizar durante a 30ª NUCLEAÇÃO para serem apresentados na hora do ofertório. Outra recomendação é que todos vistam a camisa do MFC durante a Missa e durante toda a 30ª NUCLEAÇÃO que acontecerá de 27 a 29 de setembro, na Sede dos Cursilhos, no Farol.

AÇÃO CONCRETA

Na SANTA MISSA DE ENTREGA DA 30ª NUCLEAÇÃO será realizada arrecadação de leite em pó para doação a instituição filantrópica mantida e administrada pelo missionário Evélton, colaborador do Movimento Familiar Cristão nos momentos de formação.


Todos os participantes da SANTA MISSA DE ENTREGA estão convidados a colaborarem, doando qualquer quantidade de leite em pó, de qualquer marca, em pacote ou em lata.
.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CORREIO MFC BRASIL Nº 337


Há alguns anos em Caracas uma editora lançou um jornal de boas notícias. Não seriam omitidas as más notícias naturalmente, mas estas sem muita extensão e alarde, apenas registros sucintos sem exploração da maldade humana ou demasiado derramamento de sangue. As manchetes e os espaços mais generosos seriam reservados a noticiar acontecimentos construtivos e ações de promoção humana, incentivando seus leitores a sempre maior envolvimento em organizações e atividades humanizadoras. O jornal não durou muito a jogar a toalha e sair de circulação. Faltaram leitores interessados em boas notícias...

A mídia “faz a verdade”...
Helio Amorim

Para vender jornalismo é preciso uma alta dose de tragédia, degradação humana e social, guerras e atentados sádicos, crimes e desastres pictóricos da natureza ou de trânsito com muitos mortos e feridos. Especial destaque se envolvidas pessoas famosas ou muito ricas em bairros charmosos. Se além da importância social os atores forem políticos, a imprensa dos partidos adversários vão gastar mais tinta e papel para repercutir e faturar os efeitos dos acontecimentos.

Essa infeliz orientação editorial aumenta as vendas mas passa aos leitores uma visão destorcida da realidade. Mundo afora, em nosso país ou cidade predominam, acreditem, boas ações, bom comportamento, generosidade de amplo espectro, solidariedade, trabalhos múltiplos de promoção humana, de educação, de apoio nas situações de sofrimento e perigo.
São incontáveis as pessoas, os movimentos e organizações dedicados a essas atividades assistenciais e promocionais, diversificadas e de proporções pouco conhecidas.
Ou conhecidas demais se alguma pessoa ou grupo promoveu na sua entidade atividades menos nobres como desvios de dinheiro ou práticas ilícitas finalmente denunciadas nestes dias com destaque nas colunas policiais da mídia.
http://www.blogjurereinternacional.com.br/wp-content/uploads/2011/11/adr_312.jpg
Voluntários levam alegria aos internos do INCAHospital do Câncer, principalmente às crianças
Mirando o vasto mundo, o noticiário é especialmente sangrento e localizado na geografia de cada momento de estresse, logo esquecido, como se perfeitamente superada aquela situação política ou social extrema.
Recordamos algumas tragédias mais recentes que marcaram em vermelho as páginas de nossas leituras. O que estará acontecendo no Congo, em Ruanda, depois das guerras que ocuparam nossa atenção? Acampamentos de refugiados assistidos pela Cruz Vermelha no centro da África: estão todos bem? Voltaram para casa depois de contar seus mortos? Não nos mandam notícias há dois anos. Na Líbia, depois dos lances emocionantes da derrubada de Kaddafi por exércitos estranhos, está tudo bem, todos felizes? Há mais de um ano não temos notícias.
http://refunitebrasil.files.wordpress.com/2010/03/16621.jpg
O Afeganistão e o Iraque seguem vivos no noticiário porque o morticínio continua violento, mas a realidade é nublada pelos interesses em jogo, pintado de negro pelo petróleo e pela brutalidade das intervenções externas de potências equivocadamente “ameaçadas” por mísseis fantasmas, “fotografados” e transmitidos urbi et orbi. Nunca se saberá o número de mortos desarmados dessa guerra insana com cheiro de óleo.
Tampouco no Egito: um ditador sanguinário foi derrubado depois de décadas de maldades. Governo livre assume com respaldo de potências ocidentais mas logo também é derrubado por militares. Mais mortes. Agora na Síria e no Líbano, cem mil mortos, destruição ciclópica de cidades inteiras reduzidas a escombros, uso criminoso de gases mortíferos matando mais de mil e trezentas pessoas, crianças e bebês, um milhão de refugiados na Jordânia, em disputa sangrenta entre duas facções, ambas sedentas de sangue e nada confiáveis, mas já se esboçando intromissão ocidental tomando partido de um dos lados como o menos pior, dúvidas à parte, também cheirando a petróleo.
Chegamos então ao tema do intróito: por distração da mídia, especialmente da televisiva, surgem flashes de espaços pacíficos nesses países, muita gente trabalhando, curtindo praias, fazendo compras, indo ao teatro, passeando no parque, como se pouco perigo existisse e a vida seguisse quase normal. Passam a ideia de um status relativamente administrável nas porções geográficas maiores de seus países. Mas esses flashes de certa normalidade não são captados e difundidos pela imprensa ávida de sangue, o que abrandaria o ímpeto salvacionista das potências externas.
O que desejamos, portanto, é conhecer melhor a realidade desses países de população sofrida que a mídia apresenta como em estado terminal, na esperança de que este seja o de conflitos políticos localizados que não devem mobilizar intervenções externas, sempre desastradas.
Em nosso país, o cenário é pacífico mas foi criado um falso teatro midiático de guerra entre passeatas construtivas de pura cidadania e vandalismo gratuito, ainda que sem mortos e feridos. Já produziram efeitos políticos importantes. Sigam, mas dominem os impulsos destruidores infiltrados que os enfraquecem.

Pietro Parolin, recém nomeado Secretário de Estado do Vaticano, fala sobre o celibato e reclama que a Igreja mostre um "espírito democrático”, no sentido de "escutar atentamente” os fiéis e o mundo
O celibato obrigatório "não é um dogma de fé e pode ser discutido, porque é uma tradição eclesiástica”. Assegura o recém nomeado Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, atual Núncio Apostólico na Venezuela. Ele, a segunda autoridade do Vaticano depois do papa Francisco, em uma entrevista ao Universal, da Venezuela, revelou qual será o talante do novo governo da Igreja nesse pontificado recém estreado.
“O celibato não é um dogma”
Porém, além de recordar uma verdade da doutrina da Igreja, que muitos teólogos conservadores têm dificuldade em admitir, como o celibato obrigatório não faz parte de um dogma, que não possa ser mudado, Parolin adentrou-se em outro tema delicado e polêmico: o da "democracia” na Igreja.
http://www.adital.com.br/arquivos/2013/09/20130912_juan1.jpg
Pietro Parolin.
Jorge Silva (Reuters)
Segundo o próximo Secretário de Estado, mesmo que "sempre se disse que a Igreja não é uma democracia”, é necessário que, hoje, como "abertura aos sinais dos tempos”, mostre um "espírito democrático”, no sentido de "escutar atentamente” aos fiéis e ao mundo. E mais: antecipou que esse é um dos "objetivos do pontificado” do papa Francisco.
As novas reformas que a Igreja empreenderá e das quais, devido à importância de seu cargo, Parolin
participará ativamente, deverão levar, segundo ele, o selo desse "espírito democrático”, em vez de ser tomadas, como no passado, no silêncio dos palácios apostólicos, sem escutar a voz da Igreja universal. Seriam decisões colegiadas, confirmadas depois pelo papa.
Comentando o tema do celibato, afirmou que a possível mudança em um tema tão delicado supõe um "desafio” para o papa e que, ao tomar uma decisão, Francisco o fará colegialmente, escutando a todos os pastores e que deverá servir "para unir a Igreja e não para dividi-la”. É evidente que Parolin não teria abordado um tema tão candente antes de tomar posse de seu cargo se não tivesse uma segurança de que seu pensamento não diverge do pensamento do papa, que já havia recordado o rabino argentino Abraham Skorka, que a Igreja Ortodoxa, que não se separou de Roma, "admite sacerdotes casados”.
Apesar da afirmação do próximo Secretário de Estado de que o celibato não é um dogma, mas uma normativa da Igreja e, portanto, pode ser abolido, poderia parecer óbvia: somente o fato de tê-lo recordado e de colocar esse possível desafio nas mãos do papa Francisco, como algo que será estudado, supõe uma revolução. A Igreja primitiva não conhecia o celibato. A maioria dos apóstolos eram casados. Jesus, dizem os evangelhos "curou a sogra de Pedro”, que seria o primeiro papa da Igreja.
Ao explicar São Paulo, na Primeira Epístola a Timóteo, como deveria ser a conduta de quem aspirasse a ser bispo, escreve: "Convém que seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honrado, acolhedor (...) não baderneiro, nem avaro” (Tim 3,1). E agrega: "Que governe bem sua própria casa, tenha seus filhos sob obediência, com toda modéstia. Porque se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da Igreja?” (Tim 3, 4-5).
São Paulo não fala sobre os sacerdotes; para ele, até os bispos deveriam estar casados e ter filhos. A única restrição é que sejam marido "de uma mulher”; ou seja, que não caiam na tentação do adultério. A imposição do celibato sacerdotal obrigatório foi instituído em 390 depois de Cristo, pelo que tem razão Parolin, em que não se pode tampouco menosprezar o fato de que se trata de
https://www.jornaldeleiria.pt/pic/_padres_4d122be9e94f4.gif
uma longa tradição da Igreja. No entanto, segundo ele, hoje a Igreja vive em um mundo muito distinto e tem que estar atenta aos "novos sinais dos tempos”.
A cada dia, parece mais claro que Francisco está determinado a fazer mudanças mais do que cosméticas na Igreja, como acaba de demonstrar, com suas afirmações, o nomeado novo Secretário de Estado, uma figura na hierarquia da Igreja que sempre foi determinante para os rumos de um pontificado.
Tradução: ADITAL.
12 setembro 2013


O que pensa e ensina Francisco
Este espaço nos próximos Correios estará reservado para difundir o pensamento do papa, revelado em longa entrevista concedida ao Padre Antonio Spadaro, SJ, para o jornal “Civittà Cattolica” (Itália) neste mês de setembro. Para refletir e aprender.
“Como estamos tratando o povo de Deus?”
http://wilsonvilella.files.wordpress.com/2013/05/o-bom-samaritano.jpg
“Sonho com uma Igreja Mãe e Pastora. Os ministros da Igreja devem ser misericordiosos, tomar a seu cargo as pessoas, acompanhando-as como o bom samaritano que lava, limpa, levanta o seu próximo. Isto é Evangelho puro.
Deus é maior que o pecado. As reformas organizativas e estruturais são secundárias, isto é, vêm depois. A primeira reforma deve ser a da atitude.
Os ministros do Evangelho devem ser capazes de aquecer o coração das pessoas, de caminhar na noite com elas, de saber dialogar e mesmo de descer às suas noites, na sua escuridão, sem perder-se.
O povo de Deus quer pastores e não funcionários ou clérigos de Estado. Os bispos, em particular, devem ser capazes de suportar com paciência os passos de Deus no seu povo, de tal modo que ninguém fique para trás, mas também para acompanhar o rebanho que tem o faro para encontrar novos caminhos.”


PENSAMENTOS
A verdade

Ana Carolina

Clarice Lispector
Charles Chaplin

Augusto Branco