sexta-feira, 13 de abril de 2012

CONDIR NORDESTE FOI ATÉ NATAL CONHECER A HISTÓRIA DO MFC NO RIO GRANDE DO NORTE

Penha, Ir. Natalina, Ir. Marilúcia e Jorge


D
esde que assumiu a Coordenação Regional Nordeste do Movimento Familiar Cristão, o casal James e Fátima Medeiros vem trabalhando a expansão do MFC na região. Contatos vêm sendo mantido com leigos e autoridades eclesiásticas dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte para formar novos núcleos e reativar núcleos que no passado funcionaram, como é o caso do Rio Grande do Norte, onde o casal SERCOM, Jorge e Penha, foram à Natal, para conhecer um pouco da história do MFC naquele estado.

Tudo começou quando Jorge, SERCOM/CONDIR-NE leu no Blog da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, uma reportagem reproduzida do Jornal “A Ordem”, da Arquidiocese de Natal, em 20 de novembro de 2011, com a Irmã Natalina Rosseti, que completava 60 anos de vida religiosa.

Na reportagem (Irmã Natalina completa 60 anos de vida religiosa), Ir. Natalina citava o Movimento Familiar Cristão, ao responder uma pergunta de como foi o trabalho ao chegar a Taipu-RN: “Encontramos uma comunidade que nos acolheu muito bem. Antes de iniciarmos os trabalhos, tivemos reuniões com Dom Eugênio Sales para refletirmos sobre qual a direção que a Arquidiocese apontava para a Evangelização. Começamos, então, com visitas às famílias. Nosso primeiro trabalho foi de preparação dos agentes de pastoral e das lideranças que surgiram a partir dos Cursos ministrados pela equipe do ‘Mundo Melhor’. Naquele tempo ainda não havia o MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO. Então, nos empenhamos na fundação desse Movimento, a fim de trabalhar com as famílias, que muito nos ajudaram na evangelização. Também formamos grupos de jovens. Lembro que até organizamos equipes de futebol com os jovens. E assim fomos trabalhando.”

A SERCOM manteve contato telefônico com a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Natal, e ficou acertada a visita de representantes do MFC à religiosa para conhecerem a história do MFC em Natal e promover sua regularização junto ao MFC.

Enviados pelo CONDIR NORDESTE, Jorge e Penha foram até Natal, conversaram com as Irmãs Natalina e Marilúcia, que na época trabalharam com os casais do Movimento Familiar Cristão de Taipu, cidade distante 60 quilômetros de Natal.

Em 1964, as religiosas, oriundas do Rio Grande do Sul, ao chegarem a Taipu, fundaram o Movimento Familiar Cristão, com 12 casais, para trabalharem as famílias, empregando as diretrizes do MFC Nacional, promovendo reuniões mensais, momentos de formação, lazer, evangelização, etc.

Em Taipu, o Movimento Familiar Cristão realizou um trabalho elogiado pela população e autoridades dos poderes executivo, legislativo, judiciário e eclesiástico, se destacando na evangelização das famílias e inaugurado uma biblioteca com livros de espiritualidade, formação, instrução e revistas destinadas aos casais, jovens e crianças, beneficiando a todos com a leitura de bons livros.

Os coordenadores do MFC em Taipu, Afrânio e Terezinha Miranda, participaram dos Encontros Nacionais (ENA’s) de Fortaleza e Belo Horizontes, em companhia das religiosas, assistentes do MFC. Voltaram entusiasmados e edificados com os encontros, transmitindo aos demais membros, tudo que viram e ouviram, proporcionando mais conhecimentos sobre o MFC.

As religiosas informaram que o MFC chegou a funcionar com 32 casais, mas, com o decorrer do tempo, e sem novas nucleações, com casais se mudando para a capital (Natal), o grupo foi se dissolvendo, e os poucos casais que ainda existe daquele tempo, hoje moram em Natal, mas ainda se reúnem uma vez por mês, com casais de outros movimentos da época, na casa onde hoje residem as religiosas, no bairro Rocas.

O casal SERCOM manteve contato por telefone com o último casal coordenador do MFC em Taipu, Afrânio e Terezinha Miranda, que relataram um pouco do trabalho realizado e se prontificaram a participar de uma reunião, com os mefecistas da época e integrantes do CONDIR NORDESTE, na casa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Natal.

Irmã Natalina disse do interesse do atual pároco de Taipu, Padre Assis Inácio, em reativar o Movimento Familiar Cristão naquela localidade. Jorge e Penha, disseram que levarão ao conhecimento das coordenações regional e estaduais, durante a reunião do CONDIR-NE que acontece a partir deste sábado (14), em Marechal Deodoro, Alagoas, com a participação de dirigentes mefecistas de Alagoas, Bahia, Ceará e Sergipe.

Durante a conversa que tiveram com as religiosas, o casal SERCOM notaram o brilho nos olhos das religiosas, enquanto falavam do MFC. Novos contatos serão mantidos com as religiosas, que serão o elo entre o CONDIR-NE e os mefecistas do Rio Grande do Norte.

As religiosas receberam do casal SERCOM, o estatuto e regimento atualizado do Movimento Familiar Cristão, as últimas edições da revista Fato e Razão e jornal Atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.