segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MISSA EM MEMÓRIA DE DOM LUCAS MOREIRA NEVES



O
 Movimento Familiar Cristão de Salvador – Bahia participa no dia 8 de setembro, da Missa em memória do CARDEAL DOM LUCAS MOREIRA NEVES (foto), que pastoreou a capital baiana e foi assistente nacional e latino-americano do Movimento Familiar Cristão (MFC).

A celebração da Arquidiocese de Salvador será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), às 9h. Na ocasião, padres, religiosos e leigos, que trabalharam junto com Dom Lucas, recordam os 10 anos da morte do Cardeal.

Responsável por importantes fatos na história da Arquidiocese de Salvador, Dom Lucas reconstituiu, durante o seu pastoreio, os conselhos Episcopal, Presbiteral, Pastoral e Econômico-administrativo. Além disso, o cardeal dividiu a Arquidiocese em quatro regiões pastorais (Centro, Zona de Expansão, Suburbana e Interior), integradas por 13 foranias; erigiu as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mata Escura), Santa Mônica (Cajazeiras), São Cristóvão (Aeroporto), Santa Rosa de Lima (Stiep), São Lucas Evangelista (Marechal Rondon), Sagrada Família (Nova Brasília de Itapuã), Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena (Itinga), Nossa Senhora Mãe da Igreja (Plataforma), Santa Terezinha Doutora da Igreja (Alto da Terezinha) e Santa Clara (Águas Claras).

Em fevereiro de 1990 inaugurou o Seminário Propedêutico Santa Teresinha de Lisieux. Construiu o edifício onde está localizada a Rádio Excelsior da Bahia e assumiu o programa diário Oração Por Um Dia Feliz, atualmente apresentado por Dom Murilo Krieger. Dom Lucas instituiu a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, conseguiu recursos para a restauração de peças sacras e a implantação do Museu da Catedral, além de fundar a Associação Barroco na Bahia. No ano de 1995 foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo exercido até junho de 1998.

Autor dos livros Paolo VI, Profilo di um Pastore (edição italiana), Sacerdote a Serviço da Família, Restaurar a Família em Cristo, Crônicas do Reino de Deus, A Semente e a Palavra, Com Olhar de Pastor, Vigilante Desde a Aurora, Mas Livrai-nos do Mal, Pôr-do-sol em Reritiba e O Homem Descartável, Dom Lucas recebeu inúmeros títulos, dentre eles destacam-se: Doutor Honoris Causa em Teologia pela Universidade de São Tomás de Aquino de Roma e pelo Providence College, de Rhode Island, nos Estados Unidos; Cidadão Honorário de Salvador, Medalha Thomé de Souza, Rosette da Legião de Honra da França, Grã-Cruz da Ordem do Mérito Militar, Bali de Ordem e Devoção da Soberana Militar Ordem de Malta.

O pastor - Nascido em São João d’El Rei, em Minas Gerais, em 16 de setembro de 1925, Dom Lucas cursou Filosofia entre 1945 e 1947, em São Paulo, e Teologia na Escola Teológica Dominicana de Saint-Maximin-la-Sainte Baume, na Província de Toulouse (França), entre 1947 e 1951, onde foi ordenado Sacerdote Dominicano. Ao retornar ao Brasil, foi assistente Eclesiástico da Juventude Estudantil Católica e da Juventude Universitária Católica, além de assistente nacional do Movimento Familiar Cristão.

Em 26 de agosto de 1967 recebeu a ordenação episcopal, assumindo a Arquidiocese de São Paulo até o ano de 1974. Além disso, foi Vigário Episcopal para a Pastoral Familiar (1967 – 1971), Vigário-Geral para as Comunicações Sociais (1971-1974) e Assistente Latino-Americano do Movimento Familiar Cristão (1967-1972). Recebeu o cardinalato em 28 de junho de 1988.

Dom Lucas foi, ainda, membro do Departamento de Apostolado Leigo na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e no Celam. De 1979 e 1987 foi consultor e vice-presidente do Conselho para Leigos, secretário da Congregação para os Bispos e do Sacro Colégio dos Cardeais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.