sexta-feira, 10 de maio de 2013

FAMÍLIA - SANTUÁRIO DA VIDA


Gilberto, Luciana, Gilson e Lindinalva
Membros da Equipe Base Sagrada Família
MFC Rondonópolis - MT

E
m nossa Equipe Base do MFC – Movimento Familiar Cristão, refletimos de modo especial sobre nossas famílias, com a finalidade de buscar caminhos para melhorar nossos relacionamentos familiares e assim contribuir para que tenhamos mais harmonia na sociedade.

O bispo Dom Juventino Kestering (Diocese de Rondonópolis-MT), no subsídio “Construindo nossas ações pastorais – o santuário da vida – família, vocações e ministérios”ressalta que “a família tem uma missão na construção da sociedade e da solidariedade. Ela é a base da sociedade; é fundamento do projeto de Deus Pai”. Deste modo a família é também responsável pela formação inicial de todos nós, porque é o lugar onde aprendemos as primeiras lições de vida e onde temos a oportunidade de nos desvencilharmos de todas as máscaras e sermos “nós mesmos”.

A família deve ser santuário da vida; local onde as pessoas possam partilhar suas alegrias e tristezas, seus desafios e conquistas, seus trabalhos e lutas. No entanto, percebemos que muitas famílias não vão bem porque há muita competitividade entre seus membros. No lugar da partilha, percebemos uma corrida na qual cada um quer ser o vencedor.

Nesse percurso, muitos pais perdem a autoridade com seus filhos; perdem a noção de limites e, em muitos casos, os filhos querem mandar nos pais, o que gera conflitos, violência e até mortes.

Neste século, estamos nos distanciando uns dos outros e esse individualismo imposto pela cultura do virtualismo, da imposição da máquina sobre os homens e mulheres, tem gerado uma cultura de morte.

É preciso recuperar o verdadeiro sentido da vida e da família; rever a organização familiar como espaço de direitos, deveres e responsabilidades. É preciso retomar o sentido da família como espaço de amor, de acolhida, de escuta, de aceitação, de perdão. De modo particular, os Grupos do MFC – Movimento Familiar Cristão – em diversas cidades, têm realizado reflexões sobre o papel da família na sociedade por meio de grupos de convivência compostos de 10 a 15 famílias que, quinzenalmente se reúnem para refletir sobre suas praticas e, a partir das experiências partilhadas, melhorar seu relacionamento familiar. Em Rondonópolis temos mais de 15 Grupos nas diferentes paróquias e estão abertos a todos.

Temos convicção de que podemos melhorar nossa família, nossa cidade, nosso país e o mundo se cada um se comprometer com a proposta de Jesus: “Amar ao próximo como a si mesmo”. Por falar nisso, como está o seu relacionamento familiar? Quando a família vai bem, a sociedade fica mais equilibrada, pois acreditamos que a família é à base da sociedade e promotora da dignidade humana. Acredite na sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.