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tema da liturgia deste 16º Domingo do Tempo
Comum é a hospitalidade. Tanto na primeira leitura que fala da visita de Deus a
Abraão e Sara, quando moravam em tendas, como no Evangelho, quando relata a
visita de Jesus Cristo a Lázaro, Marta e Maria. Deus vem a nós como qualquer
pessoa e deseja ser acolhido.
A
primeira leitura versa sobre a dificuldade que temos quando fazemos um ato de
caridade e de acolhida e nos lembramos das palavras de Jesus: “Quem acolhe
um desses pequeninos, me acolhe e quem me acolhe, acolhe o Pai que me enviou.”
Abraão não sabe que acolhe Deus, mas no final tem consciência de que hospedou e
serviu o Deus Altíssimo nas pessoas daqueles três homens.
Os
três chegaram à tenda de Abrão em um momento inoportuno. Fazia o maior calor do
dia e Abraão fazia sua sesta. Todavia, ao vê-los ao longe, ele se levanta e se
dirige aos visitantes e lhes dá as boas-vindas. Faz com que se sentem, traz
água para que lavem os pés e vai tomar outras providências para bem recebê-los.
Mais tarde, aparece com pão feito na hora, com a carne do novilho que havia
mandado o empregado matar e preparar, com coalhada e com leite.
Podemos
dizer que, com sua generosidade, Abraão providenciou o máximo que ele podia
oferecer e ofereceu um banquete.
Abraão
não se senta, mas permanece de pé, no sentido de estar disponível para
servi-los. Podemos imaginar, pela fala de Abraão, que os chama de "meu
Senhor" ao acolhê-los, que intuía que os visitantes fossem Deus. Por
outro lado, eles se comportam de modo diferente de como os habitantes daquela
região se comportariam, não perguntando pela mulher do dono da casa; ao invés,
eles perguntam por ela e demonstram saber seu nome, e fazem alusão à sua
esterilidade, prometendo-lhes um filho dentro de um ano.
O
relato da visita de Jesus à família de Betânia traz à nossa reflexão a dimensão
espiritual que pode conter uma visita e sua acolhida.
Jesus
não critica Marta por chamar sua irmã para ajudá-la nos afazeres e nem elogia
Maria porque, aparentemente, está desligada, não percebendo o "sufoco"
da irmã. Marta é censurada por Jesus porque está "preocupada e agitada
por muitas coisas"; está dispersa em meio a tantos afazeres. Maria é
elogiada porque está na "escuta da Palavra".
Marta
deveria ter-se envolvido no trabalho após ter escutado a Palavra. Isso evitaria
que ela caísse na agitação, na canseira e na neurastenia.
Por
outro lado, durante esse episódio, não se ouviu a voz de Maria. Ela permaneceu
silenciosa todo o tempo. Certamente, em seu silêncio, Maria viu a reação da
irmã e se levantou colocou o avental e foi trabalhar. Por sua vez, Marta deixou
o avental e foi acalmar-se aos pés de Jesus, quando este a censurou.
Abraão,
com serenidade, deixou seu descanso no momento mais exaustivo do dia e foi
servir os hóspedes. Marta, preocupada em servir o Mestre, se esqueceu de se
alimentar de sua Palavra e ficou agitada, preparando a refeição. Maria, a
disponível, primeiro se preparou para o serviço, ouvindo o Senhor. Mesmo com a
reclamação da irmã, mesmo trabalhando e servindo o tempo todo, conservou a
serenidade a ponto de não se ouvir sua palavra.
A
acolhida mais importante é a feita à Palavra de Deus. Ela irá nos ensinar a
acolher todas as pessoas. Contudo, seremos mais felizes se estivermos no
seguimento de Abraão e de Maria, acolhendo a Palavra nos dois sentidos: tanto
em escutar o Senhor, a Palavra encarnada, como em servi-la com nossos
préstimos, deixando que ela fale através de nossos gestos, deixando o Verbo
encarnar em nós, como fez Maria de Nazaré.
Do mesmo como Maria de Betânia e como Maria de Nazaré, com serenidade, conservemos tudo no silêncio de nosso coração.
Fonte: Vatican News
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