Ana Miadaira
Getúlio Vargas inaugurou o Cristo Redentor em 12 de outubro de 1931. Por iniciativa do jornalista Assis Chateaubriand, o cientista italiano Guglielmo Marconi foi convidado a iniciar a iluminação do monumento, a partir de seu iate Electra, ancorado na baía de Nápoles. O sinal elétrico seria captado por uma estação receptora em Dorchester, na Inglaterra, e retransmitido para uma antena em Jacarepaguá, de onde as luzes seriam acesas. Tudo isso caso São Pedro colaborasse. Com o mau tempo, não houve solução. O monumento foi aceso do Rio mesmo.
No projeto inicial, os braços ficariam ao longo do corpo, segurando uma cruz e um globo. Foi batizado, ironicamente, de Cristo da Bola. Um braço erguido, depois outro, para que o significado do Cristo Redentor fosse entendido. Em 1926, o projeto do engenheiro Heitor Costa e Silva começou a ser tocado.
Trens da Estrada de Ferro do Corcovado levaram até o alto cada peça do monumento de mais de mil toneladas, do escultor francês Paul Landowski. Estrutura de concreto armado, revestido por mosaico em pedra-sabão. Idealizado por brasileiro, esculpido por francês e iluminado por italiano, o monumento ficou pronto ao cabo de cinco anos, em 1931.
Qual é então a idade do Cristo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.