sábado, 7 de dezembro de 2019

Reflexão Litúrgica da Solenidade da Imaculada Conceição - EIS AQUI A SERVA DO SENHOR!




Dom Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

C
ontinuamos a viver o tempo do Advento, voltando o nosso olhar para Maria, a Mãe do Salvador, recorrendo à sua intercessão e aprendendo com ela a dizer “sim” à Palavra de Deus. Unidos a toda a Igreja, nós celebramos a solenidade da IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA. Além da importância desta grande festa mariana no calendário litúrgico universal, recordemos que a padroeira do Brasil é invocada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Nesta Eucaristia, a Igreja nos convida ao louvor e a alegria, conforme rezamos no Salmo 97: “cantai ao Senhor um cântico novo: o Senhor fez maravilhas”; “aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai”. A razão maior deste louvor e alegria encontra-se no Evangelho proclamado: a anunciação do nascimento de Jesus Cristo a Maria e o seu “sim” diante de Deus, que lhe confiou a missão de ser a mãe do Messias esperado. Maria é a Imaculada, desde a sua concepção, pela graça de Deus, em vista de seu filho Jesus. Na anunciação, o anjo Gabriel a ela se dirige, chamando-a de “cheia de graça”, isto é, toda pura, sem mácula, plena do amor de Deus. “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo” é a saudação angélica imortalizada na oração da Ave-Maria.

A nossa resposta diante de Deus deve assemelhar-se à de Maria. Quem nele crê e confia, pratica a sua palavra e cumpre a sua vontade, permanecendo fiel, em qualquer situação. “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se se em mim segundo a tua palavra” deve ser também a nossa resposta a Deus, lembrando que Maria se fez serva do Senhor na Anunciação, mas também no serviço prestado à Isabel e nas bodas de Caná. Ela permaneceu a serva fiel do Senhor também na hora da cruz.

Diante das tarefas e dos desafios, Deus também nos diz: “Não temas”. O anjo disse a Maria: “Não temas, porque encontraste graça diante de Deus”. Não temas porque “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra”. Quem se dispõe a cumprir a palavra de Deus não deve temer, mas nele confiar e permanecer fiel, na certeza de contar com a sua presença amorosa e com a força do seu Espírito.

A Palavra de Deus desta solenidade anuncia a vitória sobre o pecado, representada pela imagem da cabeça da serpente esmagada pela mulher, conforme a primeira leitura (Gn 3,15). Na Carta aos Efésios, São Paulo anuncia que Deus nos chamou “antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor” (Ef 1,4). Possamos dizer “sim” a este chamado à santidade, contando com a intercessão e o exemplo da Senhora da Imaculada Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.