Padre Cesar Augusto, SJ – Vatican News
A |
primeira leitura, extraída de Miquéias, nos
fala que o poder será popular e não mais aristocrático Deus manterá sua
fidelidade à Casa de Davi quando escolheu o caçula de Jessé para ser um grande
rei de Israel. Davi, não só venceu o opressor ao derrotar Golias apenas com uma
pedrada, mas utilizou sua capacidade de pastor para reorganizar e salvar o
povo.
Miquéias,
tendo em mente o advento do rei Davi,
fala que Belém, a cidade davídica,
no momento uma aldeia desprezível para os habitantes da capital, será o
berço daquele que governará Israel, de um modo mais grandioso que o realizado
pelo filho de Jessé.
Isso
irá acontecer quando uma mulher der à luz e os compatriotas voltarem do exílio.
Será a formação da nova sociedade de que falamos no domingo passado. Novo rei,
segundo o coração de Deus e, consequentemente, nova sociedade.
O
versículo 3, do capítulo diz que o novo rei será a paz. Ele se refere ao
triunfo da paz em todo o orbe e o domínio da justiça em todos os setores. Não
será apenas Israel o beneficiário desta paz, mas o mundo todo.
No
Evangelho, Lucas ao falar da visita de Maria a Isabel e, naturalmente, de Jesus
a João Batista, revela Deus visitando os pobres e marginalizados. Jesus, o
Salvador, é levado por Maria, a escolhida a visitar aqueles que outrora eram
desprezados por não terem filhos. É uma visita que celebra a misericórdia do
Senhor. Isabel a saúda bendizendo-O pois tem consciência de que a visita que
recebe é a de Deus que salva.
Tanto
a 1ª leitura quanto o Evangelho nos mostram que o lugar social onde Deus assume
posição é no meio dos pobres. O Senhor se identificou com eles e se fez um
deles. Para eles veio a plenitude da vida, a Salvação. Quem desejar ser salvo
deverá observar que desde o início da História da Salvação, o Senhor escolheu
os pobres e eles souberam receber os mandamentos do Senhor como dom de Deus.
Ser pobre é mais que fazer parte de uma categoria social. Ser pobre é também uma opção de vida que coloca no Senhor a sua confiança e não nos bens e nos poderes deste mundo. Ser pobre é renunciar a desejos particulares, egocêntricos em favor dos companheiros de caminhada. Ser pobre é desistir de ser sábio aos olhos do mundo e acatar a Palavra de Deus como verdade que salva. Ser pobre é renunciar aos bens deste mundo, de seus privilégios se tais riquezas se contrapõem à vontade de Deus; ser pobre, enfim é buscar a simplicidade de vida porque ela não só foi vivida pela família de Nazaré, mas foi a escolha livre de Jesus. Ser pobre é ser filho, é ser irmão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.