sábado, 17 de janeiro de 2026

REFLEXÃO LITÚRGICA PARA O 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 18/01/2026

 

I

niciamos o Tempo Comum com uma cena de profunda humildade. João Batista está no auge de sua popularidade, mas, quando Jesus se aproxima, João não hesita: ele diminui para que o Outro cresça. Seu papel é ser o “dedo que aponta”.

Em um mundo onde todos lutamos por visibilidade e autoafirmação, João Batista nos ensina a virtude da referencialidade. Nossa missão como Igreja e como batizados não é brilhar com luz própria, mas refletir a “Luz das Nações” (Isaías 49).

O cristão autêntico é aquele que, ao falar, faz as pessoas olharem para Jesus, e não para si mesmo.

  João utiliza um título estranho para um “libertador”: Cordeiro. Naquela época, esperava-se um leão, um guerreiro. Mas Deus salva pela mansidão e pelo sacrifício. Chamar Jesus de “Cordeiro que tira o pecado do mundo” é reconhecer que o mal não se vence com mais violência, mas com o amor que se entrega.

Nos tempos atuais, diante de tantos conflitos globais e polarizações que ainda ferem nossas comunidades, a liturgia nos pergunta: “estamos dispostos a vencer o ódio com a mansidão do Cordeiro, ou ainda buscamos a força das armas e das palavras agressivas?”

João Batista diz: “Eu vi o Espírito descer”. Este é o diferencial de Jesus. Ele não apenas nos limpa no batismo de água; Ele nos incendeia no batismo no Espírito.

A segunda leitura de hoje (1Cor 1,1-3) nos lembra que somos “chamados a ser santos”. A santidade não é um isolamento do mundo, mas uma imersão nele com o Espírito de Deus. Ser santo é ser “luz das nações” no nosso trabalho, na nossa família e por onde estivermos. É transformar o ambiente em que estamos porque o Espírito de Deus repousa sobre nós, assim como repousou sobre Jesus no Jordão.

O Evangelho de hoje é um convite ao reconhecimento. João Batista só pôde testemunhar porque “viu”. Nós só podemos ser cristãos autênticos se tivermos uma experiência pessoal com Jesus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.