terça-feira, 1 de março de 2011

A HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO – PARQUE MANDAQUI – SP/SP

Paróquia de Santo Antônio
Parque Mandaqui, SP/SP

A primeira missa do bairro Parque Mandaqui, em São Paulo, foi realizada na Associação dos moradores em fevereiro de 1967 por iniciativa do Sr. Willian Figueiredo. Com o interesse dos moradores e a mudança das famílias para o bairro, foi procurado o Padre Guilherme que celebrou as primeiras quatro missas, na Rua Existente, hoje, Rua Salvador Tolezano, esquina com a Rua 1, hoje, Rua General José Almeida Botelho.

As missas seguintes foram celebradas por Padre Afonso, capelão do Hospital Mandaqui, na garagem desativada do Hospital Santo Antonio.  A missa era realizada as 7 h e o sino foi improvisado com um pedaço de trilho, onde batia-se com ferro. Era realizada apenas uma missa por semana. Padre Antonio e Padre Pedro, iniciaram o MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO. As reuniões eram realizadas nos apartamentos. O primeiro prédio da paróquia foi cedido pelos Srs. Juarez, Oubile e Brito, onde hoje funciona a Padaria. Após um tempo foi construído um barracão no terreno onde hoje é a Paróquia. No inicio era apenas uma capelinha de madeira, mas com o apoio do Padre Longato, e moradores haviam muitos movimentos: Cursilho, Casais, Jovens, Adolescentes, Clube de Mães, eventos como quermesses e Paixão de Cristo dramatizada.

No dia 26 de Junho de 1973, Dom Paulo Evaristo Arns, celebra a Missa de consagração da Paróquia, passando-a da condição de capela para Paróquia. Designado o primeiro pároco o Padre Antonio Longato, que ficou 12 anos. Depois passaram pela Paróquia: Padre Lóris, Padre Henrique, que comprou o apartamento usado pelos padres, e o primeiro automóvel da paróquia, um fusca. Padre Simões, transformou a paróquia com seu trabalho incansável. Padre Antonio Manuel Castro construiu o estacionamento. Padre Tomaso, que priorizou a Catequese, construiu a casa do idoso, atendia moradores de rua, com refeições, e ainda dava atenção especial aos dependentes químicos, famílias carentes e tantos outros atendimentos sociais através de “pequenas comunidades”. Também passaram na Paróquia: Padre Irineu, Padre Marcelo Pernambuco, Padre João Evangelista, Padre Adaílton, e atualmente o pároco, Padre Geremias.

Diversos fatos ocorridos nestes mais de quarenta anos, alegres e tristes, todos experimentados e superados com força da fé semeada, germinada e crescida na comunidade, cujo grande fruto está colhendo, é o que enche as casas das Graças e do Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.