sábado, 12 de março de 2011

MFC RONDONÓPOLIS - A HISTÓRIA DESDE O COMEÇO

O Movimento Familiar Cristão em Rondonópolis começou no ano de 1969. Na época Frei Patrocínio era coordenador da Pastoral da Prelazia de Rondonópolis.

Convidou então os casais Aroldo e Léia; Jovinio e Ruth da cidade de Campo Grande, para fundar o Movimento Familiar Cristão em Rondonópolis. O encontro aconteceu na Casa Paroquial Sagrado Coração de Jesus. Foi uma noite de muitas informações sobre a estrutura e organização

Numa segunda reunião de análise e o repensar sobre o objetivo, foi adotado o MFC como trabalho pastoral em Rondonópolis.
    
O primeiro casal a se responsabilizar pelo MFC em Rondonópolis foi Ivanildo Fontoura e Ermínia, este casal ficou respondendo pelo MFC por aproximadamente sete anos. Após divisão do Estado de Mato Grosso, em: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, surgiu à necessidade de criar uma nova coordenação, a que postulou os seguintes membros: Esdras e Aparecida, Eulo e Luzia, Valda e Valim, Aroldo e Belarmina, Juarez e Miriam, Pinheiro e Emi, Janete e José Machado, Wilson Marino e Clari.

Esses casais se reuniam com o objetivo de estudar o Temário Primeiro Estágio “Eis o casal” de Pe. Martin Sagú Giorona.  Dedicaram-se aos “Encontros de Noivos”, implantado em 1972.
    
Em 1972 criou-se a segunda equipe-base da Vila Aurora, coordenada por José Machado e Janete.
    
Em 1972 o MFC ganhou o terreno que se localiza na Rua Lazara Neves Dias, 420 - Vila Aurora, doação do Sr. Áureo Cândido da Costa.
    
Em 1980 recebemos a visita do casal Sr. José Bezerra e D. Maria, mefecistas de São Paulo, em um encontro de expansão, surgindo daí novas equipes-base.
    
A partir desse encontro e com o árduo trabalho de seus membros, o MFC chega até: Dom Aquino, Paranatinga, Jaciara, Itiquira, Primavera do Leste, Nova Brasilândia, São José do Povo, Pedra Preta, São Vicente e Cuiabá; onde todos os anos realizavam “encontros de casais”.
    
Em 1983, o casal José Machado e Janete participa do ENA (Encontro Nacional) na cidade de Nova Iguaçu – Rio de Janeiro, que teve como objetivo a discussão e aprovação do Estatuto do MFC, e a partir desse encontro o MFC de Rondonópolis foi reconhecido nacionalmente.

Todo esse estudo foi repassado para as equipes-base, havendo assim a necessidade de um representante em nível de estado, foi nomeado o casal: Antonio Sanitá e Marcolina, em 1986.
    
Em 1989 aconteceu a primeira eleição para o casal Estadual, onde Marcolina e Sanitá foram eleitos, seguindo depois: Simeão e Hilda, Pedro (in memorium) e Vilma, Vando e Neuzemir, Hélio e Clara e atualmente Moisés Teixeira e Maria Aparecida, todos acompanhados de seus secretariados.
    
Paralelo a Coordenação Estadual, havia uma Coordenação Diocesana, que atualmente referencia “Coordenação de Cidade”. O primeiro coordenador de cidade foi o casal: José Pinheiro (in memorium) e Emi, a seguir, em rodízio de mandato, eleitos os casais: José Machado e Janete, Simeão e Hilda, Domício e Eva (que hoje se encontram nos braços de Deus), Pedro e Vilma (Pedro Geladeira, que hoje também já está lá no céu, confraternizando com outros nossos amigos), Alaídes e Dezinho, Hélio e Clara, Ronaldo e Lindinalva, Hélio e Clara, Ney Santos e Rosely e atualmente Antonio Dourado e Lurdes.
    
Em 1992, nasceu o Grupo de Jovens Mefecistas, liderados pelo sonho de Simone e Ivone, que tiveram por assistente José Machado e Janete, Eva e Domício.
    
Ademir e Cristina participaram do Segundo Encontro Regional de Jovens Mefecistas, em São João Del Rei – MG.
    
Ainda em 1992, em Rondonópolis foi criado o CONDIR – Conselho Diretório Regional Centro Oeste, sendo o primeiro coordenador Antonio Sanitá e Marcolina, essa eleição acontece sempre no mês de julho, a cada três anos.

Ø      1995 a 1998 coordenado por Jovinio e Ruth (Campo Grande–MS)
Ø      1998 a 2001 coordenado por Simeão e Hilda (Rondonópolis–MT)
Ø      2001 a 2004 coordenado por Mainá e Mara (Campo Grande–MS)
Ø      2004 a 2007 coordenado por Vando e Neuzemirde (Rondonópolis-MT)
Ø      2007 a 2010 coordenado por Sônia e Adalberto (Campo Grande-MS)
Ø      2010 a 2013 coordenado por Moises e Aparecida (Rondonópolis-MT)

Após o 17º ENA, que aconteceu em Vila Velha – Espírito Santo, no período de 18 a 23 de julho de 2010, com o Tema: “Família promotora da Justiça e da integridade da Criação” e tendo como Lema: “Eu vi e escutei o clamor das famílias” (Ex 3,7), a coordenação do CONDIR veio para Rondonópolis.

Atualmente, o Movimento Familiar Cristão de Rondonópolis-MT, é composto por 10 Equipes-base, distribuídas em quatro Paróquias, e mais uma equipe de Jovens: Filhos de Davi Ungidos por Cristo. As Paróquias são: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Bom Pastor, Paróquia Santa Cruz e Paróquia São José Esposo.   

HISTÓRIA DAS EQUIPES-BASE

1.                      EQUIPE SÃO JOSÉ DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA
Nasceu em 03/06/1972 na Comunidade de Vila Aurora, na residência de José Machado e Janete. A equipe é responsável pela Celebração Eucarística do 4º domingo, pela manhã na Paróquia, juntamente com a Equipe São Francisco de Assis e Equipe São Mateus. Apesar das dificuldades, dão continuidade aos encontros e atividades, divulgando o M.F.C. Trabalham nos Encontros de Noivos, atendem casais, ministram o Sacramento do Matrimônio e participam de todos os eventos do M.F.C. Participam também da coleta de alimentos para a festa da Paróquia, dividindo o solicitado com as outras duas equipes-base da Paróquia.
    
2.    EQUIPE BASE SANTA LUZIA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA
Nasceu dia 12/05/1986 e já passou por vários coordenadores e membros participantes. É uma família de amigos e irmãos, tem no M.F.C. à base de vida em comunhão fortalecida na equipe. Contam com seis membros.
       
3.    EQUIPE MARIA JOSÉ, DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ ESPOSO
Não se sabe precisamente a data, pois as pessoas que participaram dessa fundação já não moram nessa cidade e outras, com perda lastimável, Deus as levou. Sabe-se que nesta época, em 1984, alguns casais encontravam-se a frente desta equipe, como: Lázaro e Maria, Dipaula e Bernadete, Eduardo e esposa, Miguel e Maria, Badia e Florecy. Os que permanecem desde 1987 é o casal Vando e Neuzemir. É formada por oito casais que trabalham nos “Encontros de noivos” e participam dos trabalhos de divulgação do MFC .

4.    EQUIPE SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA DA PAROQUIA SANTA CRUZ
É formada por seis casais e nasceu na casa do Milton e Francisca no dia 19/08/1994. A equipe realizou o primeiro “Encontro de Casais” dia 23/10 no Colégio La Salle. Nunca pararam de se encontrar e trabalham em prol do crescimento do M.F.C., com visitas a recém-casados, Missa da Partilha na comunidade e Encontro de Noivos.

5.    EQUIPE SÃO MATEUS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA.  Renasceu dia 22/02/1999 na casa de Márcio e Edinalva. É formada por oito casais que buscam união com outras equipes, e o fortalecimento espiritual nas Celebrações Eucarísticas da Paróquia. Trabalham buscando a divulgação do M.F.C. e se dedicam aos Encontros de Noivos e Encontros de Recém-casados. Priorizam a celebração da vida nos aniversários de casamento de seus membros e não dispensam a festa junina da equipe e a confraternização das famílias no final de cada ano.

6.    EQUIPE SAGRADA FAMÍLIA DA PARÓQUIA BOM  PASTOR.
Surgiu no início de 1999 graças ao empenho e dedicação do casal Lindinalva e Ronaldo que tiveram sua primeira reunião dia 02/05/1999, na residência de Laci e Olímpio, com o apoio de José Machado e Janete, Sanitá e Marcolina, Alaídes e Dezinho. Enfrentando, os desafios comuns, a equipe segue se reunindo, visitando casais, trabalhando na comunidade, apoiando a legitimação do matrimônio e encontrando-se com os recém-casados. Atualmente é formada por cinco casais.

7.    EQUIPE SANTA CRUZ DA PARÓQUIA SANTA CRUZ.
É fruto do “Retiro Pescaria” realizado em São Lourenço de Fátima dia 07/09/2001. Junto com Pe.Guinther tiveram a certeza de que o homem deve caminhar na verdade e em busca do fortalecimento da fé. A primeira reunião aconteceu na casa de Joel e Ivanir em 28/09/2001 no Bairro Jardim Guanabara. Atualmente a equipe é formada por sete casais conscientes do dever de evangelizar na sociedade com testemunho cristão.

08. EQUIPE ‘UNIDOS COM CRISTO’ DA PARÓQUIA SANTA CRUZ.
Criada em 03/02/2004 na casa de Luiz e Divarcy, formada por seis casais. Organizadas as funções da equipe, participam na liturgia e eventos da comunidade. Participam das atividades do MFC e de sua divulgação.
  
09. EQUIPE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA
Nasceu de uma proposta executada pela Equipe São Mateus no ano de 2005, proposta esta que consistia no trabalho de visitas a novos casais para ingressarem no MFC.     Atendendo ao objetivo proposto de visitas aos novos casais, os membros da equipe São Mateus, Antonio e Vanderli, Antonio Dourado e Lurdes, visitaram e convidaram casais para a formação de uma nova equipe.

No dia 17 de junho de 2005, na residência do casal Tereza e Wander, realizou-se a primeira reunião com a participação de vários casais visitados e convidados.

No dia 01 de julho na residência do casal José Lúcio e Maria Lúcia, ficou definido o nome da Equipe “São Francisco de Assis.” Nesta oportunidade foi escolhida a cor VERDE para representar a bandeira da equipe, que foi usada na  “CAMINHADA DA FAMILIA PELA PAZ”,  bem como a participação da 1ª GINCANA DA FAMILIA, em conjunto com a equipe São Mateus. A equipe participa de todos os eventos do MFC e em sua equipe-base criam momentos para reflexão e formação espiritual e social de seus membros, buscando sempre a integração dos filhos na vida da equipe. Celebra aniversários de casamento e nascimento dos membros da equipe, semestralmente e Missa no aniversário da equipe e dia de São Francisco de Assis (04/10). Tiveram participação na Terapia da Dança, participação no XVI ENA em Araraquara-SP, 17º ENA em Vila Velha-ES, participação nas Missas do 4º domingo na Paróquia N. S. Aparecida e dos cultos bimestrais na Comunidade São Cristóvão, participação da Coordenação da Equipe Cidade, trabalho social no Recanto Fraterno, visita ao Seminário São Francisco de Assis e a Casa Rotativa, apoio aos casais da equipe que passam por dificuldades conjugais e sentimentais, ampliação e fortalecimento da equipe, com reuniões especificas para a integração de novos casais. Hoje contamos com oito casais.

10.      EQUIPE AMOR EM CRISTO
Nascida do 1º RETIRO AMOR E ALIANÇA, realizado em dezembro de 2009. Participam cinco casais.

Esse é o MFC de Rondonópolis-MT, um grupo que sempre tem um lugar quentinho no coração para os atuais e futuros mefecistas com muita luz e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.