terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ANOTAÇÕES SOBRE O 2º MÓDULO ENA 2013


    
Revisitando o Concílio Vaticano II Cinquenta Anos Depois
A Primavera do Cristianismo na Igreja Católica

Eduardo Moraes
MFC Vitória da Conquista/Bahia

O
 Concílio Vaticano II, primavera e verão na história da Igreja Católica Apostólica Romana que, infelizmente, a maioria dos que professam a fé católica, mesmo aos cinquenta anos do Concílio, ainda não compreenderam a dimensão do seu significado, não se apropriando da força dessa primavera para a construção diária da Igreja doméstica. Todos nós, católicos leigos, religiosos e presbíteros, precisamos nos apropriar da atualidade do Concílio, especialmente nesses dias, onde as Igrejas esvaziam-se como a fé, tornando-se grandes mecas.

É nossa tarefa construir a igreja doméstica, fortalecer a Pastoral familiar, frear o individualismo e o consumismo, prática endeusada na sociedade atual, onde tudo é descartável e o ter sobrepõe ao ser. O Concílio convocado pelo Papa João XXIII, para atualizar a ação evangelizadora, consolidando a unidade da Igreja, deve servir de guia para os escolhidos ao 18º Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão do Brasil, que será celebrado brevemente em Vitória da Conquista, de 06 a 12 de julho de 2013.

O MFC, em seus quase 60 anos de existência, tem a oportunidade em seu 18º Encontro Nacional, de se atualizar, descongelar, quebrar o gelo, fazendo avançar o nosso protagonismo na construção de famílias saudáveis, vivendo com dignidade em um mundo novo, onde valores como a ética, fraternidade, solidariedade e irmandade, sejam uma prática comum entre as pessoas, se completando umas nas outras e não na força do capital. Revisitar o Concílio Vaticano II, estudar e entender os documentos que dão base ao nosso movimento que não se fecha em si mesmo, mas acima de tudo, busca o ecumenismo.

Todo Mfecista precisa ter consciência do seu papel e do compromisso do movimento em construir famílias mais felizes e consequentemente, um mundo justo e fraterno, daí o porquê do 18º ENA ser um divisor de águas para a unidade do MFC do Brasil, pois só assim descongelaremos a apatia que hoje grassa entre os mfecistas. Para isso, o estudo diário que sustente e alargue a compreensão do que é ser mfecista, cristão maduro, cidadão agente ativo na sociedade onde vive se mirando em Cristo, lutar para entender a si e com a força do Espírito Santo, fazer chegar o carisma do MFC em todos os lares do Brasil e mudar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.