quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CONDIR NORTE REALIZOU O 4º ENCONTRO REGIONAL DE JOVENS


    
O
 Conselho Diretor Regional Norte do Movimento Familiar Cristão realizou no sábado, 16 de fevereiro, em Manaus – Amazonas, na coordenação de Jorge Leão (MFC-MA), o 4º ENCONTRO REGIONAL DE JOVENS DO CONDIR NORTE.

Participaram do Encontro, aproximadamente trinta jovens, oriundos de dois grupos não integrantes do MFC, convidados do coordenador regional, Alzenir, e do companheiro Ovilane.

O tema sugerido foi: "Jovens: abram os olhos para os desafios do século XXI", cujo texto evangélico subsidiado esteve em Mateus 19, 16-30 (o jovem rico). Foi realizado a partir da leitura do texto uma problematização em três grupos, a fim de que pudéssemos perceber tais desafios dentro do contexto vivido pela passagem bíblica e o olhar da juventude nos tempos atuais.

Para enriquecer o debate, foi lido um texto do autor Anselm Grün, cuja temática gira em torno da sociedade utilitarista em que vivemos e a experiência da sabedoria, como contraponto a esta tendência massificadora. O texto é referente ao livro: "Bem-aventuranças - Caminho para uma vida feliz" (SP: Paulinas, 2009, p. 37-39). Após a plenária, cada grupo expôs sua síntese, de modo a chegar o intervalo do almoço.

Em seguida, realizou-se desenhos ilustrativos sobre a pergunta: o que é meu tesouro, onde guardo, com quem compartilho? Espontaneamente algumas pessoas do grupo apresentaram seus desenhos, de modo a perceber a relação com o texto bíblico. Saímos então para o intervalo do almoço por volta de 12h35min.

No período da tarde, a partir das 14h, colocamos como grande desafio para os jovens o tema: convivência e participação em grupo (caminho em processo). Trabalhamos a dinâmica dos balões, sob o fundo musical de "O que você quer saber de verdade" (Marisa Monte). Após a dinâmica, refletimos sobre os desafios de não deixar o tesouro (no caso, ilustrado pelo balão que cada um tinha consigo) cair no chão; primeiramente de modo particular, depois compartilhando os balões com todo o grupo e sentindo as possíveis dificuldades na mudança de nível. Esta dinâmica foi realizada no pátio da escola e seguida de uma plenária interpretativa sobre a música e sua correlação com a imagem do tesouro simbolizado pelos balões.

Ao término da plenária, voltamos para a sala onde se iniciou o encontro, a fim de que cada grupo expusesse sua síntese em papel resumo, de modo a termos relacionado o tema geral do 18º ENA, com a proposta da metodologia em dinâmica durante o nosso encontro. As principais questões suscitadas pelos grupos foram: a polêmica sobre o uso da tecnologia na vida dos jovens, a aceitação no grupo diante do consumo de novas tecnologias e marcas, participação ou não de grupos de jovens, desapego aos bens materiais, consumismo, a vida religiosa para os jovens.

Entremeamos as discussões durante todo o dia com algumas músicas para animar o encontro. Ao final das atividades, reunimos juntos com os encontristas do CONDIR NORTE, por volta das 17h15min, e apresentamos um esboço de uma apresentação em coral com os jovens, o que foi bastante proveitoso, aconchegante e significativo.

O Encontro contribuiu para o engrandecimento dos jovens de Manaus e de todo o CONDIR NORTE, proporcionando mais elementos de descoberta e reflexão em sua caminhada.

Jorge Leão tem contribuído muito com o processo formativo dos jovens do MFC, promovendo e coordenando Encontros de Jovens na Região Norte e outras regiões do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.