domingo, 20 de abril de 2014

LITURGIA DA PÁSCOA DO SENHOR - 20/04/2014

  


PÁSCOA DO SENHOR
  


PRIMEIRA LEITURA (At 10,34a.37-43)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.

39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.

40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.

42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 117)

— Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ ‘Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”

— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas, ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!

— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso;/ que maravilhas ele fez a nossos olhos!

SEGUNDA LEITURA (Cl 3,1-4)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Jo 20,1-9)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido tirada do túmulo.

2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.

3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.

6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.

8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.

9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

REFLETINDO A PALAVRA
“DEUS RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA”
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

ABRISTES AS PORTAS DA ETERNIDADE
Na Quaresma, de modo particular na Vigília Pascal, fomos ricamente instruídos pela Palavra de Deus para conhecer e participar melhor do Mistério que celebramos. O próprio Jesus tinha consciência que cumpria o que a lei de Moisés, os salmos e os profetas falavam Dele (Lc 24,44). Proclamando na celebração as profecias, torna-se presente e atuante o que é proclamado. Não se trata só de ler um texto, mas de anunciar uma presença. Com razão exclamam os fiéis: “Na verdade o Cristo ressuscitou! Aleluia! A Ele o poder e a glória pelos séculos eternos” (Antífona). A força da Ressurreição animou e sustentou a Igreja pelos séculos. Por isso se alegra com entusiasmo. Neste Domingo de Páscoa lemos a narrativa sobre o túmulo vazio. Madalena vê e comunica a Pedro e João que vão ao túmulo. Não descreve a Ressurreição, mas oferece um texto denso de símbolos: Diz que foi no primeiro dia da semana. Refere-se ao primeiro dia da nova criação. Jesus é chamado de Senhor (Kýrios), palavra em que se reconhece Cristo como Deus. Nele contemplamos Deus. Pedro, ao entrar no túmulo viu o pano que cobrira o rosto de Jesus colocado de lado. O rosto de Deus não está velado para nós. Há também a dupla reação: Pedro viu, João viu e acreditou. Por que essa diferença? Não tinham ainda compreendido a Escritura. Como João se intitula discípulo amado, entendemos que é pelo amor que se crê. Na oração rezamos que a Ressurreição é a vitória total da morte que cobria o mundo. Morte que foi provocada pelo pecado. Cristo crucificou o pecado na cruz, nos diz Paulo, abrindo assim para nós a eternidade (Cl 2,14). Não estamos habituados com a Ressurreição, por isso não temos o encanto por esse mistério. Participamos da dor, participemos também a alegria e da glória.

RESSUSCITAMOS PARA A VIDA NOVA
Mistério Pascal de Cristo implica também em nossa participação. Esta participação é mística, isto é, realizada em símbolos materiais e acontecida em nós pela fé. Deste modo, como estivemos unidos a Cristo a uma morte semelhante à sua, somos uma só coisa com Ele na Ressurreição (Rm 6,5). “Se morremos com Cristo, temos fé que também viveremos com Ele” (8). E Paulo completa: “Assim considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus”(11). Esta morte nós a realizamos no Batismo que simbolicamente significa passagem da morte para a Vida. Ao sair da água, está indicando a vida nova. “Todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, é na sua morte que fomos batizados. Pelo batismo fomos sepultados com Ele na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também vivamos a Vida Nova” (3-4). Todos os sacramentos nos dão a Vida Nova que é a participação da Vida que Cristo.

BUSCAI AS COISAS DO ALTO
O Mistério Pascal de Cristo tem consequência na vida como o foi na vida de Jesus. Diante do romano Cornélio, ao testemunhar quem era o Cristo, Pedro diz: “Ele andou por toda parte fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com Ele” (At 10,38). Neste sentido, a liturgia proclama a carta de Paulo aos Colossenses: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto” (Cl 3,1). A fé pura, só existe quanto tem a densidade do amor, pois fé, esperança e caridade são três virtudes que não existem isoladas. Por isso temos o mandamento de Jesus: “Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida apor seus amigos” (Jo 15,12-13).

ORAÇÃO
                             
Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.