domingo, 15 de fevereiro de 2015

Liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum - 15/02/2015




 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM



PRIMEIRA LEITURA (Lv 13,1-2.44-46)

Leitura do Livro do Levítico:
1O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 2Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão ou a um dos seus filhos sacerdotes.

44Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. 45O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! Impuro!’

46Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 31)

— Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

— Feliz o homem que foi perdoado/ e cuja falta já foi encoberta!/ Feliz o homem a quem o Senhor/ não olha mais como sendo culpado,/ e em cuja alma não há falsidade!

— Eu confessei, afinal, meu pecado,/ e minha falta vos fiz conhecer./ Disse: “Eu irei confessar meu pecado!”/ E perdoastes, Senhor, minha falta.

— Regozijai-vos, ó justos, em Deus,/ e no Senhor exultai de alegria!/ Corações retos, cantai jubilosos!

SEGUNDA LEITURA (1Cor 10,31-11,1)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 10,31Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus.

33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos.

11,1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Mc 1,40-45)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.

41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”.

42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.

43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”

45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

HOMILIA
Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília

O Evangelho nos leva a olhar para Jesus Cristo, com fé, reconhecendo nele o Salvador que vem ao encontro de quem mais sofre, para curar e libertar, revelando o rosto misericordioso de Deus. Temos muito a meditar e a aprender com o episódio da cura do leproso narrado pelo Evangelho (Mc 1,40-45).

Com Jesus, aprendemos a compaixão e a solidariedade com os que sofrem, a amar os que não são amados, a nos aproximar deles com o coração e os braços abertos, com as mãos solidárias estendidas. S. Marcos descreve a atitude de Jesus diante do leproso, recorrendo às expressões: cheio de compaixão, estendeu a mão e tocou nele (Mc 1,41). Ele permite que o leproso se aproxime dele e, em resposta, estende a mão e toca aquele homem, ao contrário do que ocorria no contexto social e religioso daquele tempo, em que os leprosos eram intocáveis, totalmente excluídos do convívio social. Com Jesus, um novo tempo começou, uma nova vida chegou para quem era considerado impuro e intocável. A atitude de Jesus Cristo exprime o seu poder de curar o homem por inteiro e, ao mesmo tempo, a sua compaixão pelos que sofrem, trazendo-lhes vida nova.

Com o leproso, aprendemos a caminhar ao encontro de Jesus, com fé, e a buscar a sua misericórdia; a nele crer, confiar e esperar! Com ele, aprendemos ainda a partilhar com os outros a experiência do encontro com Cristo, fonte de vida nova. A sua atitude, em meio a tanto sofrimento, revela a sua humildade e a sua confiança em Jesus Cristo. Ele chegou perto de Jesus, colocou-se de joelhos, expressando o reconhecimento de que Jesus poderia libertá-lo daquela triste condição. Ele demonstra a fé em Cristo, confiando no seu poder e na sua misericórdia. Ao divulgar o fato ocorrido, o homem curado leva gente de toda parte a procurar Jesus, mostrando-nos a importância do testemunho cristão.

Na Primeira Carta aos Coríntios, São Paulo nos exorta a fazer tudo para a glória de Deus (1Cor 10,32), citando como exemplos, o comer e o beber, atos rotineiros que ficam, muitas vezes, à margem da vida cristã. Além disso, o Apóstolo nos dá o exemplo de tudo fazer em vista do bem de todos, a fim de que todos sejam salvos (1Cor 10,33).

Diante da Palavra de Deus, hoje proclamada, nós reconhecemos a grandeza do seu amor, através do Salmo 31, que testemunha a alegria de se receber o perdão de Deus, nele encontrando refúgio. Estamos para iniciar a Quaresma, tempo privilegiado de oração e penitência, de misericórdia e fraternidade, de perdão e reconciliação. Inicie bem a Quaresma participando da missa da Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Amém!

Editado por JorgeMacielNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.