terça-feira, 12 de junho de 2018

Missa dominical é uma obrigação de todo católico


 
Dom Leo Cushley
O
 Arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo, Escócia, Dom Leo Cushley, em recente Carta Pastoral recordou que ir à Missa Dominical é uma obrigação de todo católico.

"É Jesus Cristo no sacrifício da Missa minha prioridade a cada domingo ou às vezes tenho outros compromissos mais importantes? Certamente, não podemos tratar a Cristo, nosso Salvador, como uma opção entre outras para acomodá-lo à nossa conveniência", alertou o prelado.

Recordando como os pais naturalmente buscam a felicidade dos filhos, o Arcebispo afirmou que "não há nada melhor que possam fazer por eles que levá-los à se encontrar com o Senhor Jesus vivo na Missa de cada semana. Se lhes ensinam deste modo a buscar primeiro o Reino de Deus, podem estar seguros que Ele os abençoará em todas as outras formas que esperam".

Dom Cushley reconheceu que nem sempre é fácil ir à Missa aos domingos em nosso mundo secularizado, pois "pode significar fazer sacrifícios e defender sua Fé entre seus amigou ou em suas famílias, mas recordem que Jesus já se sacrificou todo por nós, pois Ele não quer que ninguém se perca".

Evocando os católicos que "arriscam suas vidas para ir à Missa", o prelado afirmou que eles fazem isso "porque acreditam que a Vida Verdadeira depende dela. E tem razão: Cristo é nossa vida e a Missa é nossa linha de vida". A Missa é o ápice da vida da Igreja, onde se atualiza o sacrifício de Jesus por todos os homens.

"Somente este grande sacrifício nos permite viver autenticamente vidas santas. Somente o Santíssimo Sacramento de seu Corpo e de seu Sangue é o que nos permite fazer o bem autêntico e duradouro no mundo", ressaltou.

É claro que pode ocorrer situações em que "circunstâncias inevitáveis nos impeçam de ir à Missa, como a enfermidade e/ou o cuidado de uma criança enferma; ou por exemplo uma viagem ao exterior, ainda que nestes dias de Internet devemos planejar isto antes adequadamente (para não faltar na Missa). Mas, sob condições normais, ir à Missa aos domingos é uma obrigação solene", advertiu.

Entretanto, "se de forma deliberada não cumprimos com isto, então cometemos um pecado grave e temos que nos confessar antes de voltar a receber a comunhão".

Após exortar os fiéis a irem à Missa dominical com prioridade levando outras pessoas junto, o prelado concluiu sua mensagem com um convite à esperança. "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes nas dificuldades e constantes na oração, especialmente na grande oração que é a Missa dominical, e o Senhor seguramente os recompensará".

Com informações de: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.