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paróquia, aponta a CNBB, é o
lugar onde, por excelência, deve atuar a Pastoral
da Comunicação (Pascom), pois ela, como comunidade, é um espaço
privilegiado para o encontro das pessoas. “Nela,
reflete-se o cotidiano da vida dos cristãos, com suas angústias e esperanças,
em que se abrem inúmeras possibilidades de participação e criatividade,
especialmente para os jovens” (Diretório de Comunicação da Igreja do
Brasil, 263). Contudo, são muitas as dúvidas quando o assunto é qual a
melhor forma de estruturar a Pascom.
Neste artigo procuramos te ajudar a saná-las e partir para a ação.
POR ONDE COMEÇAR
Por se tratar de uma pastoral, é extremamente importante que o primeiro
passo a ser dado seja entrar em sintonia com as ideias e ações do pároco e o
Conselho Paroquial e Pastoral (CPP).
Depois de alinhar os pensamentos com o Conselho Paroquial e Pastoral, a
primeira atitude é reunir uma equipe de pessoas para compor a Pascom. Convide aqueles que você
perceber que possui um perfil comunicador. Depois, determine um coordenador,
que pode ser escolhido pelo pároco ou por votação entre os agentes dessa
pastoral.
Montada a equipe é hora de começar o planejamento. Estabeleça reuniões
mensais para que a equipe possa discutir um plano de ação que contemple a
paróquia como um todo.
QUAL A MELHOR FORMA DE ESTRUTURAR A
PASCOM?
Assim como a Igreja, a Pastoral
da Comunicação é servidora. Coloca-se a serviço de todas as pastorais e
movimentos da paróquia, promovendo a integração da comunidade e ajudando cada
uma das pastorais a atuarem na sociedade. Juntos, todos trabalham em prol da
evangelização, para anunciar a boa-nova do evangelho, o Reino de Deus.
Vejamos o que diz o Diretório de
Comunicação da Igreja do Brasil (cf. n. 248) sobre as características da
abrangência da Pascom. O documento indica:
ü A Pascom deve colocar-se a
serviço de todas as pastorais e movimentos para dinamizar suas ações
comunicativas;
ü Deve promover o diálogo e a comunhão entre as diversas pastorais e
movimentos;
ü Cabe a Pascom capacitar todos os
agentes da paróquia na área da comunicação, especialmente a catequese e a
liturgia;
ü Favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
ü Envolver os profissionais e
pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja;
ü Desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.
ü Pistas para a ação
ü Em união com todas as pastorais e movimentos, cabe a Pascom promover
ações que qualifiquem os trabalhos paroquiais visando uma evangelização
eficaz. Por isso cabe a esta pastoral:
§ Organizar o mural de avisos da
paróquia, mantendo-o sempre atualizado e com informações dispostas de modo
atrativo.
§ Organizar os arquivos de vídeo e de fotos das celebrações da paróquia.
§ Providenciar e cuidar de
equipamentos como: câmeras, dvd, telão, projetores, rádio com cd, aparelhagem
de som, microfones, etc.
§ Em comunhão com o Conselho Paroquial e Pastoral (CPP), tornar conhecido
o calendário anual de eventos da paróquia; produzir o material de divulgação e
formação para as ocasiões e formações da paróquia;
§ Criar e alimentar um site para a
paróquia, além de redes sociais.
§ Informar a diocese sobre notícias acerca da paróquia.
§ Estar em contato com
profissionais dos meios de comunicação para informá-los sobre os eventos e
ações da paróquia, além de criar uma aproximação desses profissionais com a
Igreja.
No entanto, a atuação da Pascom
não deve ser reduzida a um trabalho “braçal”, com meras ações de
comunicação. Toda ação da Pascom,
conforme orienta o Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil, deve fazer
parte de uma política global que gere comunhão e interatividade entre a
sociedade e a Igreja, entre os fiéis e sua comunidade (Cf. n. 249).
Com informações da Diocese de Santo André, SP.
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