sábado, 20 de fevereiro de 2021

Reflexão Litúrgica do 1º Domingo da Quaresma – 21/02/2021

  


Pe. Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.

OS CAMINHOS DO SENHOR SÃO VERDADE, SÃO VIDA!

A

experiência que fazemos, a partir da história bíblica, é de dinamismo e crescimento na compreensão do que Deus nos revela. Porque nos ama incondicionalmente, Deus não se cansa de recriar. Não se cansa de renovar a aliança amorosa com a humanidade e a obra da criação. Sentimos no coração que somos conduzidos com uma pedagogia paciente e misericordiosa, até que ganhemos força e estatura, para corresponder com a mesma ternura e bondade.

Os caminhos do Senhor são verdade e amor. De muitos modos ele nos conduz para que tenhamos experiência de vida, de retidão, de justiça. O caminho do bem nos atrai e nos conduz. O nosso coração e a nossa mente nos indicam quando nos afastamos do caminho do Senhor. Temos a sensação de saudade, desejo ardente de poder retornar para os caminhos já percorridos, quando fomos amados, acolhidos e amparados. Somos convidados a celebrar o amor que nos reconcilia com Deus e com os nossos irmãos.

A aliança de amor que Deus fez conosco foi eternizada por meio de Jesus, seu Filho. Da parte de Deus não há nada mais a acrescentar. Ele já nos ofereceu tudo, restando-nos a parcela que corresponda a esse plano amoroso. À arca corresponde o batismo que salva. Fomos revestidos em Jesus para tomar parte com ele, para obtermos consciência da sua ressurreição e vida. Ele está no céu, é o Senhor da vida e da história.

Muito mais forte do que o sinal do arco nas nuvens, o sinal da cruz de seu Filho expressa o infinito amor dele para conosco. Na pessoa de Jesus o Reino de Deus se realiza, está próximo de nós. Ele é a verdade, a vida que o mundo tanto precisa. A trajetória da pessoa de Jesus revelou a sua identidade e missão. É a salvação de Deus presente no mundo, encarnada, isto é, assumida totalmente como expressão plena de amor e redenção. A história bíblica prefigura essa nova realidade, havida em Jesus. Na sua pessoa é recapitulada a história amorosa de Deus pelo mundo. Deste modo, a promessa de Deus é estabelecer aliança com o mundo e com a humanidade que não se quebra, mas se restabelece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.