sábado, 6 de fevereiro de 2021

Reflexão Litúrgica do 5º Domingo do Tempo Comum – 07/02/2021


Pe. Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.

ANUNCIAR, SERVIR, AMAR E TESTEMUNHAR

E

star na presença de Deus não significa ausência de dor e angústia. Ao contrário, quando nos damos conta do amor de Deus, a nossa vida ganha sentido e objetivo diferentes. Se a dor e o sofrimentos atingir o profundo da nossa alma, do nosso existir, também nos levam ao crescimento humano, à maturidade, à experiência do amor e da fidelidade de Deus que fez aliança conosco. Esse aprendizado podemos constatar na história de inúmeros personagens bíblicos que foram provados e testados pela dor, perseguição e impiedade de tantos.

O amor autêntico apresenta, necessariamente, uma lógica diferente daquela que o mundo, oponente ao plano de Deus, prega e valoriza. Por outro lado, vanglória e ostentação não combinam com o anúncio do Evangelho. Somente aquele que recebe a missão de pregar o Evangelho que o faça. Ora, são condições e identidade de todos que fazem parte dos amigos de Jesus, anunciar e testemunhar o Evangelho com a própria vida, seja pelo sofrimento e perseguição, seja pela alegria e esperança. Somos chamados, dia  a dia, a aderir ao projeto de Jesus para caminhar de modo novo como discípulo dele.

O Evangelho, ao contrário de muitas teorias, é prático, é encarnado, liberta-nos e nos ensina a assumir compromissos concretos de doação e caridade, sendo solidários em favor dos pequenos, indefesos e pobres. O agir cirstão nos leva a fazer tudo para ter parte nele. Jesus cura os doentes e os liberta das amarras que os tornam prisioneiros de mentalidades e práticas culturais e religiosas, que impõem condições para servir. Mas a única condição para servir é o amor.

As ações de Jesus são sustentadas na comunhão dele com o Pai. Ao ser encontrado pelos discípulos, Jesus toma atitude de ir mais adiante, para outros lugares da redondeza, não para fugir, mas para pregar e expulsar tudo aquilo que causa divisão e impede a vida, isto é, a realização do reinado de Deus. Encontramos em Jesus clareza da sua identidade e missão, diante da humanidade e do mundo; por isso, Ele é caminho, é vida, é mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.