Dom Vital Corbellini, Bispo
de Marabá – PA.
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ós festejamos a Solenidade da
Santíssima Trindade, Deus Uno e Trino, Um só Deus em três Pessoas, Três Pessoas
num único Deus. É o mistério dos mistérios. No entanto Ele é dado para nós e
para a nossa salvação. Nós o adoramos, o glorificamos, porque Ele realizou
infinitas maravilhas para o bem da humanidade. Ele mora em nossos corações e em
nossas vidas. A seguir nós daremos uma visão a partir de alguns padres da
Igreja, escritores do cristianismo dos primeiros séculos.
AS TRÊS COETERNAS PESSOAS
São João Damasceno, presbítero
nos séculos VII e VIII afirmou que o Pai e o Filho e o Espírito Santo são três coeternas
pessoas nas quais são veneradas, sendo um único Senhor Deus, tendo a unidade da
natureza divina de modo que os seres humanos aclamam Majestade divina, Trindade
Santa, liberta os seus servos das tribulações[1]. A Santíssima Trindade é amiga
do ser humano sendo toda misericórdia.
A FÉ NA TRINDADE PREENCHE TUDO
São João Damasceno disse também
que a fé em Deus ao qual nada se opõe, preenche todas as coisas sem ser por
nenhuma circunscrita, antes Ele mesmo circunscreve tudo, porque tudo contém e a
tudo provê, pois ela penetra todas as substâncias deixando-as intactas além de
estar em todas as coisas, transcendente a toda substância, superior a toda
coisa, superior pela sua divindade, bondade, plenitude, está sobre toda a ordem
e a todo o poder, mais alto por essência, vida, palavra, inteligência. É o Deus que é a luz mesma, a bondade própria, a vida
mesma, não recebendo de nenhum ser nem das coisas que existem, mas antes Ele
mesmo é a fonte do ser por tudo aquilo que é, da vida, por tudo aquilo que
vive, dá razão por todas as criaturas que fazem uso[2].
OS FIÉIS SÃO CHAMADOS A
ACREDITAR NUM SÓ DEUS
Ainda segundo São João
Damasceno, os fiéis são chamados a acreditar em um só Deus que é causa de todo
o bem para todas as coisas, que prevê tudo antes que venha a existir, única
divindade, poder, vontade, atividade, reino. O escritor também afirmou em acreditar
num único Deus conhecido nas três perfeitas pessoas e venerado com um único ato
de culto, objeto de fé e de adoração da parte de toda a criatura racional, de
todos os fiéis cristãos, e essas pessoas são unidas sem mistura ou sem
confusão, sem alguma distância no Pai e no Filho e no Espírito Santo, no nome
no qual fomos batizados. Foi desta forma que o Senhor antes de voltar ao Pai
pediu para que as pessoas fossem batizadas em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo (Mt 28,19)[3]
AS TRÊS DIVINAS PESSOAS
São Basílio de Cesaréia, bispo
no século IV disse que o Pai criou todas as criaturas através o Filho que por
sua vez o Filho realiza as obras a semelhança do Pai e o Filho leva as
criaturas pela perfeição através o Espírito Santo[4]. De fato os céus foram
criados pela Palavra do Senhor e o seu poder pelo sopro da sua boca (cf. Sl
32,6). Tudo isto se tratou da Palavra que era no princípio junto a Deus e é
Deus (cf. Jo 1,1). O sopro da boca de Deus é o Espírito Santo da verdade que
procede do Pai. É o Senhor que ordena, o Verbo que cria, o Espírito que
confirma a obra criada[5].
A GRAÇA TRANSMITIDA
Orígenes, padre da Igreja no
século III disse que a graça do Espírito Santo de Deus é comunicada a quem é
digno , vem transmitida por Cristo e é operada pelo Pai segundo o merecimento
daqueles que se tornam merecedores de recebê-la[6]. Uma e idêntica é a
atividade da Trindade: “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há
diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes atividades,
mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação
do Espírito, em vista do bem de todos” (1 Cor 12,4-7, )[7]. Isto significa em
modo claro que na Trindade não existe diferença, pelo fato de que aquilo que é
dito do Espírito, vem transmitido mediante o Filho e dado por obra do Pai[8].
A UNIDADE NA TRINDADE
São Gregório de Nissa, bispo no século IV defendeu a unidade na Trindade cuja fé manifesta, diz que Deus é Uno e Trino ao mesmo tempo. O mistério é grandioso, infinito, imutável de modo que o ser humano não possui palavras humanas referentes a darem uma visão de Deus. No entanto a fé cristã leva a dizer que a Trindade está próxima do ser humano da qual ela habita em seu coração. Algumas atitudes são importantes como as do silêncio e amor para vivê-lo intensamente neste mundo. Se as palavras não dizem tudo, Deus permanece o mistério para vida humana e cristã na certeza de que ele deve ser adorado, amado pelos seus discípulos e discípulas e ao mesmo tempo seja proclamado aos povos. A análise dá-se por um tratado dogmático elaborado por Gregório de Nissa contra Ablábio[9], um eclesiástico para que assim não se falasse de três deuses[10], mas de um único Deus em três Pessoas.
Tertuliano, padre africano no
segundo e no terceiro séculos, afirmou a unidade na trindade. Ele se opôs à
Praxeas, o qual afirmava que o sofrimento não foi dado para o Filho, mas para o
Pai, uma vez que para ele se o Pai está no Filho e o Filho está no Pai, quem
sofreu foi o Pai e não o Filho. Tertuliano disse que a paixão foi assumida pela
segunda pessoa, Jesus Cristo. Por isso, o autor africano afirmou a unidade em
Deus, a qual é dada em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. É a unidade
na substância, de modo que há um só Deus, mas não uma única Pessoa, no Pai, no
Filho e no Espírito Santo. Tertuliano afirmou que as três Pessoas, o Pai, o
Filho e o Espírito Santo não podem ser vistas na condição, mas em grau; não em
substância, mas em forma; não em poder, mas em aspecto, em uma substância, uma
condição e um poder, enquanto Ele é um Deus, de onde estes graus, formas e
aspectos são reconhecidos, sob o nome de Pai, Filho e Espírito Santo[11].
Nós somos chamados a viver o mistério de Deus Uno e Trino na vida familiar, comunitária e social. Ele é o princípio e o fim de todas as nossas atividades particulares, comunitárias, orações, ações pastorais e sociais. A nossa solidariedade é dada para com todas as pessoas que perderam tudo com as chuvas no Sul do País. Nós percebemos a ajuda de milhares de pessoas que estão possibilitando vida aos sofredores e às sofredoras. O Deus Uno e Trino abençoe a todas as pessoas e sobretudo aquelas mais pobres, aquelas que mais precisam de nossas ajudas.
Fonte: Vatican News
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