segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MFC BARRA DO CHOÇA-BA PARTICIPA DAS FESTIVIDADES DO PADROEIRO

Igreja Matriz de Barra do Choça - Bahia


N
a noite da ultima sexta-feira (13), na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, em Barra do Choça – Bahia,  iniciou-se o novenário em preparação às festividades do Padroeiro Senhor do Bonfim, que tem esse ano, como tema: Jesus de Deus, que alimenta e sustenta vida e a missão da Igreja.

A noite da sexta-feira foi celebrada pelos padres Luís Claudio e Alessandro Márcio. O tema refletido pelo celebrante foi “A palavra Divina que comunica o poder e o perdoar pecados”.

No sábado (14), com a participação do Movimento Familiar Cristão de Barra do Choça – Bahia e com a Igreja lotada de fiéis, principalmente de recém casados, noivos e famílias, os padre Edilberto Amorim e Joselito celebraram a Santa Missa que teve como tema: “Vem e segue-me, eis que o envio para os necessitados do Pai – os pecadores”.

As festividades do Padroeiro Senhor do Bonfim segue até o domingo, 22 de janeiro, dia da festa, com Alvorada e Carreata às 5h30min; Procissão com saída Igreja Matriz até o Ginásio Municipal às 16h; concluindo com a Santa Missa no Ginásio de Esportes, celebrada por padre Alessandro e vários concelebrantes.

BARRA DO CHOÇA - BAHIA
O município de Barra do Choça foi criado com território desmembrado de Vitória da Conquista, pela Lei Estadual nº. 1.694, de 22 de junho de 1962 e instalado em 7 de abril de 1963. É o município do Brasil com o menor coeficiente de Gini, calculado em 0,36 pelo PNUD (200), o que é equivalente ao índice de países como Itália e Reino Unido.

Sua economia é centrada na lavoura cafeeira, que responde a 83% da atividade econômica do município e da ocupação da mão-de-obra. Antes da implantação da cultura cafeeira, as atividades econômicas eram a pecuária extensiva e a agricultura de feijão, milho e mandioca que atendia às necessidades da população e o excedente era comercializado nas localidades próximas.

O município faz parte da região de clima Tropical Subúmido, representando uma área de transição entre o clima Úmido, localizado à leste, e o clima Semi-árido, localizado a oeste. Com base em uma seqüência temporal de 40 anos, o BRASIL (1981) encontrou os seguintes valores relacionados ao clima Tropical Subúmido:

• 68,6 % dos meses com precipitações pluviométricas inferiores a 60 mm;
• 24,8 % dos meses com precipitações entre 60 e 180 mm;
• e 6,6 % dos meses com precipitações entre 180 e 420 mm.

O período de maior intensidade pluviométrica vai de novembro a abril, enquanto que os meses seguintes aparecem como os mais secos, todos com valores inferiores a 60 mm. Os totais médios anuais estão em torno de 900 a 1.200 mm, garantindo, dessa forma, a perenidade dos rios da região.

As porções sul e leste do município de Barra do Choça são beneficiadas por sua localização no lado oriental do Planalto de Vitória da Conquista. Isto porque este planalto funciona como uma grande barreira orográfica aos fluxos úmidos provenientes do litoral e as áreas localizadas a barlavento obrigam as massas de ar a subir e, com o aumento da altitude ocorre a diminuição da temperatura e a conseqüente condensação do vapor d’água que se traduz em chuvas orográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.