domingo, 19 de agosto de 2018

Reflexão: Nosso destino é o céu!




Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

A
 Assunção de Maria ao céu é um dogma da Igreja Católica. Não foi inventado, mas nos foi transmitido pela Santa Tradição com fundamento nas Sagradas Escrituras. Tradição é a Fé que nos foi ensinada desde o início da Igreja juntamente com a Palavra de Deus anunciada pelos Apóstolos. Quem nos transmitiu essa verdade foram aqueles que viveram com ela. A Santa Tradição e a Santa Palavra de Deus se fundamentam em Jesus.

A RESSURREIÇÃO JÁ COMEÇOU
A Assunção de Maria está intimamente ligada à Ressurreição de Jesus. Ele prometeu que todo aquele que crer e comer o Pão da Vida vai ter a vida eterna (Jo 6,47.51). Não precisamos esperar até o fim dos tempos para confirmar. Por isso, celebramos a Assunção de Maria para mostrar que nela já temos certeza de que a gloriosa ressurreição de todos acontece; ela já está de corpo e alma no Paraíso. Como a primeira dentre os mortais que chegou a essa glória, Maria é poderosa intercessora e companheira em nossa caminhada. Ela pode interceder por nós como a mais gloriosa de todos os mortais. Como nós, ela faz parte do Corpo de Cristo e, como membro mais saudável depois do Filho, é modelo de santidade, advogada nossa; ela intervém constantemente em favor do Povo de Deus do qual ela faz parte.

OS POBRES SE LEVANTAM
Viver atentos às coisas do alto, como rezamos na coleta da missa, é aprender a construir a vida na terra, e da terra, fazer um céu. É isso que Maria canta em seu glorioso cântico: "Minha alma glorifica o Senhor", o Magnificat. As maravilhas que fez por ela, Deus faz também para nós, pois somos todos amados por Ele que olha para nossa humildade. Os pobres vão se levantar, não para destruir os opressores, mas para fazer um mundo de irmãos, todos saciados pela misericórdia de Deus.

Anunciar o Evangelho de Jesus é fazê-lo conhecido e amado. Maria continua essa evangelização, pois a todo aquele que a ama, apresenta seu Filho, como vemos nos ícones, em particular, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Espírito Santo que a fecundou com sua presença, fecunda a fé no coração de cada um. Maria tem tantos nomes, pois nenhum é capaz de transmitir tudo o que ela é diante de Deus para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.