domingo, 25 de novembro de 2018

Solenidade de Cristo Rei - "Quem é da verdade escuta sua voz!"




Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters
Folheto Litúrgico Deus Conosco

O
 fio condutor das leituras deste domingo é o exercício do poder a serviço da vida. Tanto no livro de Daniel como no Apocalipse e no Evangelho de João, o poder eterno do Filho do Homem e de Jesus serve a vida, faz o povo viver em paz e revela o Reino de Deus. No começo do Evangelho de Marcos, Jesus pregava dizendo: "O Reino de Deus está próximo!" (Mc 1,15).

O povo conhecia bem o significado da expressão "Reino de Deus". Ela resumia toda a Aliança. No Evangelho de hoje, diante de Pilatos, Jesus assume sua realeza. Jesus é Rei. Mas que tipo de rei é Jesus? Naquela época havia muito sofrimento, causado por uma violência estúpida vinda da parte dos governantes, dos reis deste mundo; tanto das lideranças do próprio povo quanto do Império Romano. O império era o mundo. Jesus diz com clareza que seu Reino "não é deste mundo", ou seja, não podemos confundir a proposta de Jesus com qualquer proposta política em nossa sociedade, tanto de ontem como de hoje.

O Reino de Deus não pode ser fruto de uma revolução violenta ou de regimes nacionalistas messiânicos, por mais que eles se apresentem assim. O Reino não vai surgir com perturbações armadas ou com cataclismos apocalípticos. Jesus ensina que o Reino já está no meio de nós. O Reino já está presente na humanidade (Lc 17,21). Deus já está reinando. Onde? Na própria manifestação de Jesus. O Reino de Deus manifesta-se no próprio Jesus. Em seus gestos, suas opções e suas palavras, Jesus nos revela o Reino de Deus.

Ao longo das leituras dos domingos deste ano, acabamos de conhecer um pouco mais de Jesus. Sabemos que Jesus é um Rei bem diferente das imagens de reis que conhecemos. Jesus é, antes de tudo, um Rei pobre. Não possui exércitos nem qualquer tipo de força militar. Em sua ação, Jesus combateu os males causados por uma sociedade injusta e desigual.

Mesmo desarmado, mas com a força do Pai ao seu lado, Jesus combate a fome, as doenças, a ignorância, a solidão, os preconceitos, a violência, a injustiça, o medo, o sofrimento, o pecado e a morte. Jesus veio trazer a bênção da vida que tínhamos perdido por causa do pecado.

Nesta festa de Cristo Rei queremos ser bons e fiéis súditos de seu Reino. Queremos renovar o compromisso de seguir na estrada de Jesus. Compete a nós, hoje, combater este bom combate em defesa da vida, guardar a fé e não perder a esperança. Nesta luta pelo Reino descobriremos a presença de Deus no meio de nós.

Bom dia... 25/11/2018


sábado, 24 de novembro de 2018

Comunidade do Aldebaran celebra com alegria, fervor e fé, a FESTA DA MEDALHA MILAGROSA



N
este SÁBADO, 24, terceiro dia da FESTA DA MEDALHA MILAGROSA no Aldebaran, haverá Santa Missa às 17h30, com a animação do Grupo Segue-me e nas lideranças o ECC, Segue-me e Comunidade do Sagrado Coração de Jesus.

No momento de confraternização deste sábado na FESTA DA MEDALHA MILAGROSA, haverá uma Noite de Massas, preparadas pelas zeladoras e zeladores do Apostolado da Oração e animação da Banda do Exército Brasileiro.

No DOMINGO, 25, dia da grande Festa, haverá Missas Solenes às 9h e às 17h30, seguida esta de Procissão com as imagens de Nossa Senhora das Graças e de Santa Catarina Labouré, finalizando com a Bênção do Santíssimo Sacramento. A animação será do Coral Água Viva.

Na SEGUNDA-FEIRA, 26, será o dia do Terço das Famílias às 19h e às 19h30 a Santa Missa. A animação será do Coral da Pastoral Familiar e a liderança do Terço dos Homens.

Na noite da TERÇA-FEIRA, 27, dia marcado pela manifestação da Imaculada Virgem Maria que, do Céu veio trazer-nos o seu retrato da Medalha bendita, à qual por causa dos seus prodígios e milagres, o povo cristão deu o título de Milagrosa, haverá Missa Solene às 19h30, com benção da Medalha Milagrosa e comemoração dos 15 anos de criação da Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran. A animação será do Coral Água Viva.

A Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran, tem como Pároco o Cônego João José de Santana Neto.

Bom dia... 24/11/2018


quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Começa hoje a Festa da Medalha Milagrosa, no Aldebaran

Nossa Senhora das Graças e Santa Catarina Labouré


T
em início nesta quinta-feira, 22, a FESTA DA MEDALHA MILAGROSA na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças - Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran, em Maceió. A comunidade católica contemplará com muita alegria, fervor e fé, NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS e SANTA CATARINA LABOURÉ, no período de 22 a 27 de novembro de 2018.

Com tema: “O PODEROSO FEZ EM MIM MARAVILHAS, E SANTO É O SEU NOME”, a comunidade refletirá sobre as virtudes e a vida da grande serva do Senhor. O tema se relaciona com o início do Cântico que diz: “A minha alma engrandece o Senhor”. De fato, só a alma em que o Senhor se dignou fazer maravilhas pode engrandecê-lo dignamente e dizer, exortando os que compartilham seus desejos e aspirações: “comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltamos todos juntos o seu nome (Mt 5,19).

A abertura da FESTA DA MEDALHA MILAGROSA acontecerá às 19h30, com a Santa Missa e terá sequência até o dia 27 com Missas, Procissão e atividades sociais.

P R O G R A M A Ç Ã O

QUINTA-FEIRA - 22/ NOVEMBRO
19H30 SANTA MISSA SOLENE
Animação: Coral Terço dos Homens.
Lideranças: Pastoral Familiar e Comunidade do Imaculado Coração de Maria.
• Evento Social: CANTINHO DO SEGUE-ME.

SEXTA-FEIRA - 23/NOVEMBRO
19H30 SANTA MISSA SOLENE
Animação: Grupo Segue-me.
Lideranças: ECC, Segue-me e Comunidade do Sagrado Coração de Jesus.
• Evento Social: CAFÉ REGIONAL + FORRÓ COM TIAGO & CIA.

SÁBADO - 24/NOVEMBRO
17H30 SANTA MISSA SOLENE
Animação: Coral Terço dos Homens.
Lideranças: Apostolado da Oração, Terço das Mulheres e Comunidade São Domingos Sávio.
• Evento Social: NOITE DE MASSAS + ANIMAÇÃO DA BANDA DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

DOMINGO - 25/NOVEMBRO
9H SANTA MISSA SOLENE. 
Animação: Coral Água Viva.
Lideranças: Toda Comunidade.

17H30 MISSA SOLENE COM PROCISSÃO E BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO
Animação: Coral Água Viva.
Lideranças: Toda a Comunidade.
• Evento Social: CANTINHO ECC + ANIMAÇÃO DA BANDA DA POLÍCIA MILITAR.

SEGUNDA-FEIRA - 26/NOVEMBRO
19H TERÇO DA FAMÍLIA E SANTA MISSA SOLENE
Animação: Pastoral Familiar.
Liderança: Terço dos Homens.

TERÇA-FEIRA - 27/NOVEMBRO
19H30 MISSA SOLENE E BÊNÇÃO DA MEDALHA MILAGROSA.
Animação: Coral Água Viva.
Lideranças: Toda a Comunidade.
• Evento Social: BOLO DE 1 METRO EM COMEMORAÇÃO AOS 15 ANOS DA PARÓQUIA.

Toda comunidade católica está convidada a participar destes momentos de alegria e fervorosa devoção a MEDALHA MILAGROSA, que nos apresenta Maria, nos amparando e nos revelando o seu Divino Filho, Ela que foi e é o sacrário vivo do Amor.

A Paróquia de Santa Catarina Labouré tem como pároco o Cônego João José de Santana Neto.

Bom dia... 22/11/2018


domingo, 18 de novembro de 2018

33º Domingo do Tempo Comum: TODOS SERÃO REUNIDOS NELE!




Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters
Folheto Litúrgico Deus Conosco

E
stamos acabando mais um Ano Litúrgico. As leituras de hoje apontam para um futuro de esperança, no qual as forças do mal serão definitivamente derrotadas e a Luz de Deus triunfará.

Na Primeira Leitura, tirada do livro apocalíptico de Daniel, a força de Deus, simbolizada no Arcanjo Miguel, protegerá o povo das angústias e das dificuldades. O povo será salvo e os justos, os que souberam perseverar na vivência dos mandamentos, serão como estrelas brilhantes no firmamento do céu. O Salmo de Meditação rejeita os reinos dos senhores da terra e agradece a Deus que aponta o caminho da vida. Também Jesus, no Evangelho de hoje, segue esta mesma reflexão. Ele diz que depois de um período de muita violência triunfará o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, de junto de Deus.

Como entender tanta violência? Até quando essas coisas deverão acontecer? Jesus manda observar a figueira. O que ele nos pede é atenção aos acontecimentos da história humana. Precisamos saber discernir os sinais dos tempos. Nossa missão é testemunhar nossa fé, sem desanimar diante das crises que buscam roubar nossa esperança. Temos que descobrir, para além dos fatos graves e violentos, o verdadeiro rosto de Deus. Este rosto se manifesta no próprio Jesus Ressuscitado.

Jesus é o símbolo de todos os momentos da vida humana. Ele também sofreu muito. A violência caiu pesadamente sobre ele. Mas Jesus venceu a violência e a morte, ressuscitando pelo poder de Deus. Essa é a nossa esperança! Como lembra a Carta aos Hebreus, Jesus mesmo se ofereceu em sacrifício e agora, por sua doação e coragem, está assentado à direita de Deus. Sua vitória é total. A Aliança chegou à sua plenitude.

Em 2016, o Papa Francisco, fechando o Ano da Misericórdia, instituiu no 33º Domingo do Tempo Comum - o Dia Mundial do Pobre. Neste domingo, nossas Comunidades devem refletir sobre a pobreza de Cristo. Para o Papa, "a pobreza está no cerne do Evangelho e devemos tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta de nossas casas". Lembrar dos pobres, dos migrantes, dos enfermos, ensina o Papa, é a melhor maneira de nos prepararmos para a Festa de Cristo Rei.

Bom dia... 18/11/2018


sábado, 17 de novembro de 2018

Festa da Medalha Milagrosa começa na quinta-feira,dia 22, no Aldebaran




A
 Paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran, celebrará com muita alegria, fervor e fé a FESTA DA MEDALHA MILAGROSA, oportunidade que contemplará NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS e SANTA CATARINA LABOURÉ, no período de 22 a 27 de novembro de 2018.

Com o tema: “O PODEROSO FEZ EM MIM MARAVILHAS, E SANTO É O SEU NOME”, a comunidade católica refletirá sobre as virtudes e a vida da grande serva do Senhor. O tema se relaciona com o início do Cântico que diz: “A minha alma engrandece o Senhor”. De fato, só a alma em que o Senhor se dignou fazer maravilhas pode engrandecê-lo dignamente e dizer, exortando os que compartilham seus desejos e aspirações: “comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltamos todos juntos o seu nome (Mt 5,19).

A abertura da FESTA DA MEDALHA MILAGROSA na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, no Aldebaran, tem inicio com a Santa Missa que terá a animação do Coral do Terço dos Homens, às 19h30 desta quinta-feira, 22, e terá como lideranças a Pastoral Familiar e Comunidade do Imaculado Coração de Maria. Após a Celebração haverá um CANTINHO (lanches).

Na sexta-feira, 23, segundo dia da Festa, a Santa Missa acontecerá às 19h30 e terá a animação do Coral Terço dos Homens e como lideranças o Apostolado da Oração, Terço das Mulheres, Catequese e Comunidade de São Domingos Sávio. Após a Celebração haverá um CAFÉ REGIONAL animado pela Banda de Forró Tiago & Cia.

No sábado, 24, terceiro dia, encerrando o tríduo preparatório à FESTA DA MEDALHA MILAGROSA, a Santa Missa acontecerá às 17h30 e terá a animação do Coral Grupo Segue-me e como lideranças o ECC, Segue-me e Comunidade do Sagrado Coração de Jesus. Após a Celebração haverá uma NOITE DE MASSAS e animação da Banda do Exército Brasileiro.

No domingo, 25, haverá Missas Solenes às 9h e 17h30. Após à Celebração das 17h30 acontecerá a Procissão com as imagens de Nossa Senhora das Graças e Santa Catarina Labouré, culminando com a Bênção do Santíssimo Sacramento. A animação será do Coral Água Viva e toda a Comunidade na liderança do dia. Haverá um CANTINHO (lanches) e animação da Banda da Polícia Militar.

Na segunda-feira, 26, quinto dia da Festa, haverá o Terço da Família às 19h, seguido da Santa Missa e terá a animação do Coral Pastoral Familiar e a liderança do Terço dos Homens.

Com igual júbilo, na terça-feira, 27, às 19h30, haverá a Bênção da Medalha Milagrosa e Missa Solene pelos 15 anos de criação da Paróquia de Santa Catarina Labouré, que sob a intercessão das Padroeiras Nossa Senhora das Graças e Santa Catarina Labouré, constitui-se em instrumento de ação pastoral e evangelizadora, buscando sempre atender as necessidades espirituais dos fiéis à qual foram confiados. A animação será do Coral Água Viva. Como comemoração de encerramento, haverá um bolo em comemoração aos 15 anos da Paróquia.

Toda comunidade católica está convidada a participar destes momentos de alegria e fervorosa devoção a MEDALHA MILAGROSA, que nos apresenta Maria, nos amparando e nos revelando o seu Divino Filho, Ela que foi e é o sacrário vivo do Amor. A Paróquia de Santa Catarina Labouré tem como pároco o Cônego João José de Santana Neto.

Bom dia... 17/11/2018


domingo, 11 de novembro de 2018

32º Domingo do Tempo Comum: ELE FAZ JUSTIÇA AOS POBRES!




Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters
Folheto Litúrgico Deus Conosco


O
 fio condutor das leituras de hoje é duplo: a partilha e o exercício do poder. No Evangelho, Jesus critica a liderança dos doutores da lei e exalta a partilha feita pela viúva. A mesma partilha é feita pela viúva pobre a pedido do profeta Elias. A Carta aos Hebreus destaca como Jesus exerceu sua autoridade entregando-se a si mesmo por nós.

No Evangelho, Jesus faz um discurso bem forte contra os doutores da lei, que usam seu saber para dominar e explorar o povo. É muito perigoso quando as lideranças religiosas, ao invés de ensinarem o povo a partilhar, usam de seu poder para acumular riquezas. Jesus acusa os teólogos de sua época porque transformam seu saber em poder opressor, manipulando a imagem de Deus. Transformam o Deus defensor dos pobres num Deus que defende os ricos e sua riqueza acumulada.

Jesus condena violentamente as falsas lideranças religiosas que exploram a fé do povo simples. São falsos pastores, mais preocupados em tosquiar suas ovelhas do que em transmitir os ensinamentos de Deus. Jesus é para nós a única e verdadeira liderança religiosa.

A Carta aos Hebreus quer renovar nossa esperança em Jesus. Tudo o que a antiga Aliança buscava obter através de rituais e sacrifícios, torna-se para nós plena realidade no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Através de Jesus temos agora acesso direto ao nosso Deus. Em Jesus temos a plena reconciliação da humanidade com a vontade de Deus. Prova de amor maior não há do que partilhar a sua vida com seus irmãos e irmãs.

Na Primeira Leitura, o profeta Elias mostra como atua uma liderança que se inspira na Palavra de Deus. Elias foi enviado a uma viúva, numa cidade fora de Israel. Ele foi pedir abrigo a uma pessoa que não era de seu povo, nem da sua religião. Temos aqui um quadro simbólico do encontro entre Deus e os pobres.

O nosso Deus se coloca ao lado da viúva, do órfão, do estrangeiro. Deus defende e dá a vida aos pobres. Mas os pobres devem aprender a partilhar. É o que Elias diz para a viúva: partilha comigo o pouco que você tem, e nada faltará. Quando os pobres partilham, a vida triunfa. A verdadeira liderança revela o rosto de Deus no meio dos pobres.

O Salmo de Meditação mostra como o próprio Deus exerce sua autoridade a serviço dos pobres. O Salmo enumera as pessoas pobres atendidas por Deus: os oprimidos, os famintos, os prisioneiros, os cegos, os encurvados, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas. Em resumo, Deus ama os justos e transforma o caminho dos injustos.

Bom dia... 11/11/2018


domingo, 4 de novembro de 2018

31º Domingo do Tempo Comum: NADA E NINGUÉM PODEM SUBSTITUIR O PRÓPRIO DEUS.




Pe. Leomar Antônio Montagna
Maringá – PR


N
a Liturgia deste Domingo, dedicada a Solenidade de Todos os Santos, veremos, na 1a Leitura (Ap 7, 2-4. 9-14), que o primeiro ponto a considerar é que nada e nem ninguém podem substituir o próprio Deus. Não são as coisas nem os homens que salvam, a salvação pertence ao próprio Deus.

Ao nosso Deus, nós adoramos, reverenciamos, prestamos culto, diante dele, prostramo-nos; aos Santos, nós veneramos, temos uma grande afeição, respeito, ternura etc.

Na Segunda Leitura (1Jo 3, 1-3), vemos que Deus premia toda boa obra. O amor purificado é a plenitude do Reino: “Ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus”.

No Evangelho (Mt 5, 1-12a), Jesus está diante de muitas pessoas, então, primeiro, Ele constata a realidade: Quem são? Com quem Ele está falando? Com os pobres, aflitos, mansos, com os que têm fome e sede de justiça, misericordiosos, puros de coração, promovem a paz etc.

Em segundo lugar, Jesus conhece as dificuldades deles: perseguidos, injuriados, excluídos etc. Aqui, poderíamos observar, na mensagem, e ver de quem Jesus está falando? Ele havia dito: “A boca fala do que o coração está cheio”, então, Ele está falando Dele mesmo, certamente, de Maria, dos Santos, das famílias, das Instituições, enfim, de cada um de nós que nos identificamos com os que mais necessitam de nossa solidariedade. De Jesus, tiram-lhe tudo, menos a capacidade de amar e ser livre.

Em terceiro lugar, Jesus os proclama “Felizes”, herdeiros do Reino de Deus.

Quanto à identidade dos santos: Quem são? O que eles fazem, como agem?

Em primeiro lugar, eles contam com a graça de Deus: não adiantaria termos uma inteligência excelente, uma perfeita organização pastoral, empenharmos todos os nossos esforços e recursos possíveis se não contássemos com a ajuda e a graça de Deus: “Se Deus não construir a nossa casa em vão trabalham os operários” (Sl 126). A bíblia nos permite essa conscientização. O Documento de Aparecida (246ss), quando fala da formação dos discípulos missionários, afirma que a Sagrada Escritura ocupa um lugar de destaque na construção de um mundo melhor possível a favor do ser humano, como já dizia o Papa Paulo VI: “O homem poderá construir um mundo sem Deus, mas sem Deus construirá contra o próprio homem” (PP, 42). Um mundo melhor possível será sempre obra do próprio Deus que age na vida de seus filhos e filhas.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS SANTOS:

- São lugares da manifestação de Deus (Templos vivos – Ex: pedagogia no templo, onde se aprende os caminhos da salvação: Abraão, Moisés, Elias, Samuel... “Casa e escola de comunhão”);

- Revestidos da vida divina;

- Não seguiram modismos (o que é constante é a fidelidade);

- Fiéis a Deus (os da terra e os do céu), deram o melhor de si;

- Praticam o bem sem chamar a atenção;

- Somos todos iguais quanto ao pecado, só os fortes na fé sabem reconhecê-lo e perdoar (Santos), os fracos na fé têm dificuldades;

- Comunicam mensagens de esperança diante das dificuldades e perseguições;

- Não fizeram obras extraordinárias, carismas excepcionais, antes, ouviram Jesus e o seguiram sem desanimar diante das dificuldades;

- Comunicam a vitória de Cristo: “Quem vai nos separar do amor de Cristo?”;

- Têm momentos de êxtase, mas a santificação é pela encarnação – passos de Jesus, sintonia com a vida e a realidade;

- “Os que amam a Deus viverão para sempre”.

Olhando para os que nos precederam, santos e mártires, a Comunidade é convidada a se questionar sobre seu caminho de santidade.

Não devemos esquecer que a melhor maneira de nos relacionarmos com um Santo não é somente invocá-lo em nossas necessidades, é, sim, imitá-lo na prática generosa da virtude e do cumprimento fiel de todos os deveres.

Boa reflexão e que possamos produzir
muitos frutos para o Reino de Deus.