domingo, 21 de abril de 2019

Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor!



Papa Francisco
Roteiros Homiléticos da CNBB
Ano C - pág. 45-46

A
 ressurreição de Jesus é o evento salvífico que fundamenta a nossa fé e a nossa esperança, abrindo o caminho para a vida nova e plena em Deus. Ela foi o ponto de partida do testemunho e da pregação dos Apóstolos, sendo atestada na mais antiga forma da fé: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; e que, ao terceiro dia, ressuscitou. As primeiras testemunhas nos ensinam a aderir a Jesus de Nazaré com radicalidade, a descobrir em meio à escuridão e às adversidades do mundo, os sinais da presença viva do Senhor.

A escuta atenta da Palavra, celebrada no partir do pão, na partilha solidária proporciona experimentar a alegria da presença viva do Ressuscitado. O encontro com o Senhor nos transforma, dá uma nova fé, e nos impulsiona ao testemunho, ao anúncio de sua mensagem salvífica. Maria Madalena e o discípulo amado indicam o itinerário da fé para encontrar o Senhor. “O ver, graças à sua união com o ouvir, torna-se seguimento de Cristo; e a fé aparece como um caminho do olhar em que os olhos se habituam a ver em plenitude.

Foi assim, na manhã da Páscoa, ainda na escuridão perante o túmulo vazio, o discípulo amado “viu, e acreditou”. Maria Madalena, que já vê Jesus, é convidada a contemplá-Lo no seu caminho para o Pai, até a plena confissão diante dos discípulos: “Eu vi o Senhor!” Também para nós existem muitos sinais em que o Ressuscitado se faz reconhecer: a Sagrada Escritura, a Eucaristia, os outros Sacramentos, a caridade, os gestos de amor que trazem um raio de luz do Ressuscitado.

Deixemo-nos iluminar pela ressurreição de Cristo, deixemo-nos transformar pela sua força, para que também através de nós, no mundo, os sinais de morte deixem o lugar aos sinais de vida. Levai em frente esta certeza: o Senhor está vivo e caminha ao nosso lado na vida. Esta é a vossa missão! Levai em frente esta esperança.

Permanecei alicerçados nesta esperança, nesta âncora que está no Céu; segurai com força a corda, permanecei ancorados e levai em frente a esperança. Vós, testemunhas de Jesus, deveis levar em frente o testemunho que Jesus está vivo, e isto dar-nos-á esperança, dará esperança a este mundo um pouco envelhecido devido às guerras, a violência, a intolerância, ao mal e ao pecado. Alegrai-vos e exultai, porque o Senhor Jesus Ressuscitou! Deixai-vos iluminar e transformar pela força da Ressurreição de Cristo, a fim de que as vossas existências se tornem um testemunho da vida que é mais forte que o pecado e a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.