sábado, 9 de janeiro de 2021

Reflexão Litúrgica da Festa do Batismo do Senhor - 10/01/2021

Pe. Flávio Cavalca de Castro, C.Ss.R. 

TU ÉS O MEU FILHO AMADO!

BATIZADO, MERGULHADO NA HUMANIDADE 

N

a tradição do povo de Deus havia vários ritos de purificação, nos quais pessoas e objetos eram lavados ou mergulhados na água. João adotou esse rito como sinal de reconhecimento de pecado, de conversão e purificação. Jesus foi procurá-lo (Mc 1,9) e, entre os penitentes, foi mergulhado na água do rio Jordão. Ao contar isso, os evangelistas queriam também deixar claro que Jesus de Nazaré mergulhou em nossa humanidade, assumiu-a plenamente, conhece nossa limitação, foi e é um de nós. Veio para nos transformar por dentro, mudando o que há de mais íntimo em nós. Afundou-se em nosso jeito de ser para nos batizar, afundar em seu jeito divino de ser. E ele o pode fazer, porque não apenas fala de salvação como profetas e mestres, mas de fato nos salva, porque é o Filho de Deus.

TU ÉS MEU FILHO

É o que nos diz Marcos, ao contar que, baixando do alto, como se fosse pomba que pousa, veio o Espírito sobre Jesus. E se ouviu uma voz: "Tu és meu Filho muito amado". Porque é Deus, o Filho de Deus, Jesus de Nazaré é salvação para nós. Como diz João em seu evangelho (1,1-13): "No princípio ele estava junto de Deus. ... Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. ... A todos, porém, que o acolheram, ele deu o poder de se tornarem filhos de Deus". A fé na divindade de Jesus é que nos marca e caracteriza como cristãos.

BATIZADOS, MERGULHADOS EM CRISTO

Pelo batismo, que provavelmente recebemos como crianças, mas que assumimos a certa altura da vida, estamos unidos a Jesus, mergulhados em sua vida divina. Podemos viver como ele viveu, na verdade, na justiça e na liberdade dos filhos de Deus. Enquanto unidos a ele, o mal não nos pode vencer, e, mais ainda, unidos a ele podemos ser fator de salvação e transformação na vida das pessoas. Para isso somos todos enviados, cada um de nosso jeito e com nossas possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.