segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Aparecida do Norte, o caminho da Fé.

N

os meses de outubro - especialmente nas datas próximas ao 12 de outubro, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil - pelos caminhos que levam à Aparecida do Norte - SP, encontramos caravanas de carros, caminhões, ônibus, motocicletas, bicicletas, cavalos, carros de bois... e uma multidão de pessoas caminhando a pé rumo à casa da Mãe Aparecida. São caminhadas duras, cansativas e de muitas alegrias, verdadeiras caminhadas de fé.

As caminhadas de fé tornaram-se também uma rota oficial do turismo religioso, que passa por diversos Estados até chegar à Aparecida do Norte, o conhecido “Caminho da Fé”. Embora o culto à Virgem Aparecida envolve uma grande diversidade de classes sociais e de motivações pessoais, são notadamente os das classes dos menos favorecidos, os que em maior número se dirigem ao Santuário, motivados pela gratidão e pela fé.

De fato, uma grande parcela do povo brasileiro é de pessoas que vivem com dificuldades financeiras, e sua maior parte é constituída de pobres e de remediados. Ou seja, a maioria absoluta da população não faz parte do grupo das tão propaladas grandes riquezas. 

Há uma identificação histórica e cultural do povo brasileiro com a imagem de Aparecida. A imagem de Nossa Senhora Aparecida representa a Imaculada Conceição, é uma imagem pequena e foi encontrada escurecida pela lama do rio Paraíba do Sul – SP, quebrada em dois pedaços, uma imagem desprezada, porque quebrada e, por isso, jogada fora, no rio Paraíba do Sul. No fundo desse rio, passou muito tempo, por isso ficou de cor negra. Torna-se ainda mais desprezível aos olhos de uma elite social desprovida de qualquer fundamento. Uma imagem quebrada, escurecida e pequena, mas representando Maria sem pecado desde seu nascimento. É uma representação verdadeira do povo brasileiro, na sua maioria, forjado na opressão, na violência e na espoliação, sempre consequências da busca de lucro desenfreado por um sistema financeiro que não olha para a pessoa nem para a natureza. Mas um povo que se reinventa, cria um caldo cultural riquíssimo e sobrevive em defesa de sua dignidade.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida, exige de nós uma caminhada espiritual, um longo percurso de fé ao interior de nós mesmos e de nossas histórias, uma caminhada de redescoberta e de reconciliação com nossas origens, uma caminhada de perdão àqueles e àquelas que, por ganância, historicamente nos tiram a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.