|
I |
niciamos o ano de 2026 sob o olhar materno de Maria. A Igreja, em sua sabedoria, não começa o ano civil celebrando uma ideia abstrata, mas uma pessoa e uma relação: Maria, dogmaticamente definido... “Mãe de Deus”.
A primeira leitura nos apresenta a bênção mais antiga da Bíblia. No primeiro dia do ano, Deus quer que Seu nome seja invocado sobre nós. "O Senhor te abençoe e te guarde". Começar o ano não é um ato de sorte, mas de proteção divina. Ao dizer que Deus "faz brilhar Sua face sobre ti", a liturgia nos lembra que não caminharemos no escuro em 2026; a luz de Cristo, refletida em Maria, guiará nossos passos.
O Evangelho nos mostra os pastores correndo, maravilhados com o que viram. Mas, em meio à agitação e à euforia, o texto destaca uma atitude fundamental de Maria: "Ela guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração".
Neste início de ano, Maria nos ensina a virtude da interioridade. Vivemos em um mundo de ruídos, pressas e respostas imediatas. Maria nos ensina que a vida não deve ser apenas "gasta", mas "meditada". Guardar no coração significa ligar os pontos, ver a mão de Deus nos acontecimentos felizes e nos difíceis. Que em 2026 possamos diminuir o barulho das redes sociais para ouvir o silêncio do coração, onde Deus habita.
São Paulo nos recorda que Deus enviou seu Filho "nascido de uma mulher". Isso muda nossa identidade. Não entramos em 2026 como escravos do destino, do medo ou da economia. Entramos como filhos e herdeiros. Se somos filhos, o tempo não é nosso inimigo, mas o espaço onde Deus realiza Sua vontade. Maria é a garantia de que Deus assumiu nossa humanidade para que pudéssemos assumir Sua vida divina.
Neste primeiro dia do ano novo, também celebramos o Dia Mundial da Paz. A paz não é apenas ausência de guerra, mas o fruto da justiça e do acolhimento do outro. Ao olharmos para o presépio, vemos que a paz começou na fragilidade de uma criança. A paz de 2026 depende de como acolheremos os "pequenos" em nossos caminhos, assim como Maria acolheu o Menino Jesus.
Ao atravessarmos o limiar deste novo ano, peçamos a intercessão da Mãe de Deus. Que ela nos ensine a ser pacientes com os processos de Deus, a guardar a esperança mesmo nas provações e a caminhar com a certeza de que, se temos Maria por Mãe, nunca estaremos órfãos.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós neste ano que se inicia! Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.