3º DOMINGO DO TEMPO COMUM
PRIMEIRA
LEITURA (Is 8,23b -
9,3)
Leitura do Livro do
profeta Isaías:
23bNo tempo passado o Senhor humilhou a terra de Zabulon e a terra de
Neftali; mas recentemente cobriu de glória o caminho do mar, do além-Jordão e
da Galileia das nações.
9,1O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam
nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.
2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam
em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados
guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que
oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os
abateste como na jornada de Madiã.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
RESPONSÓRIO (Sl 26)
— O Senhor é minha
luz e salvação./ O Senhor é a proteção da minha vida.
— O Senhor é minha luz e salvação;/
de quem eu terei medo?/ O Senhor é a proteção da minha vida;/ perante quem eu
tremerei?
— Ao Senhor eu peço apenas uma
coisa,/ e é só isto que eu desejo:/ habitar no santuário do Senhor/ por toda a
minha vida;/ saborear a suavidade do Senhor/ e contemplá-lo no seu templo.
— Sei que a bondade do Senhor hei de
ver/ na terra dos viventes./ Espera no Senhor e tem coragem,/ espera no Senhor!
SEGUNDA
LEITURA (1Cor
1,10-13.17)
Leitura da Primeira
Carta de São Paulo aos Coríntios:
10Irmãos, eu vos exorto, pelo nome do Senhor nosso, Jesus Cristo, a que
sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós.
Pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar.
11Com efeito, pessoas da família de Cloé informaram-me a vosso respeito,
meus irmãos, que está havendo contendas entre vós.
12Digo isso, porque cada um de vós afirma: “Eu sou de Paulo”; ou: “Eu sou
de Apolo”; ou: “Eu sou de Cefas”; ou: “Eu sou de Cristo”!
13Será que Cristo está dividido? Acaso Paulo é que foi crucificado por
amor de vós? Ou é no nome de Paulo que fostes batizados?
17De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova
da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de
Cristo da sua força própria.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
EVANGELHO (Mt 4,12-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus
Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia.
13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da
Galileia, 14no território de
Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15”Terra de Zabulon,
terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia
dos pagãos! 16O povo que vivia
nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte
brilhou uma luz”. 17Daí em diante Jesus
começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está
próximo”.
18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão,
chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram
pescadores. 19Jesus disse a eles:
“Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de
Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as
redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente
deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando
o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós,
Senhor!
REFLEXÃO
“ANÚNCIO DA
ALEGRIA”
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.
DISCÍPULOS E COMPANHEIROS
Jesus inicia o anúncio do Reino na
Galiléia. Dizer Galiléia era dizer região das trevas. Ali havia uma população
misturada de pagãos e de judeus. Justamente ali surge Jesus, a Luz que dá a esperança.
Durante este período começa a reunir os discípulos convocando-os diretamente.
Ao chamar os discípulos Jesus tem o esquema: passou, viu e chamou. O discípulo
tem duas escolas: a da palavra que ouvem e da vida que compartilham com o
Mestre. Está intimamente ligado à pregação do Mestre Jesus: “Convertei-vos,
porque o Reino dos céus está próximo” (Mt 4,17). Não é só um anúncio de
palavras, mas um modo de vida. O chamado é de Deus, pois o Reino lhe pertence.
Jesus ensina que devemos pedir operários para a colheita (Mt 9,38). Jesus, em
nome do Pai, chama os colaboradores para se agregarem à missão do anúncio do
Reino. A resposta humana deve ser dada com totalidade e prontidão. Acompanham Jesus em sua missão: “Ele andava
por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino
e curando todo tipo de doença e de enfermidade” (Mt 4,23). A convivência com
Jesus é o primeiro aprendizado. O modo de anunciar de Jesus era itinerante.
Jesus não criava comunidades, criava em volta de si a comunidade que iria
continuar Sua missão. A primeira leitura fala da alegria que caracteriza o
anúncio: “Fizestes crescer a alegria, e aumentastes a felicidade; todos se
regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita” (Is 9,2). O
anúncio é de libertação de um jugo opressor das forças do mal (3). A palavra
evangelho significa anúncio alegre.
JESUS CONTINUA CHAMANDO
A Igreja deve estar em permanente
estado de missão. Sentimos que o importante é a estrutura e as leis que a
regem. O que justifica sua existência não é dinamizado: a missão continua com
as características que lhe dava Jesus: anúncio de conversão para que se
instaure o Reino que transforma todas as realidades. A vocação do discípulo é a
mesma realizada por Jesus que era de iluminar e trazer vida pela conversão
pessoal e transformação da situação do povo oprimido, como diz Isaias (9,3).
Não existe na Igreja discípulo que se estacione e monte seu reino à sua imagem
e semelhança. A pregação tem a finalidade de iluminar os caminhos como rezamos
no salmo 26: “O Senhor é minha Luz e Salvação”. Proclamar o Evangelho é a
primeira caridade que podemos fazer, pois nasce do Espírito que conduzia Jesus.
Como Jesus superou a tentação e por isso pode iniciar sua missão, assim cada
discípulo deve converter-se para que seu anúncio seja credível. Não desprezar
as populações de má fama, pois foi nesse mundo que Jesus iniciou. O Reino não
foi feito para os perfeitos, mas para que os perfeitos o levem ao mundo das
trevas e do sofrimento. O mundo do abandono é o reino do seguidor de Jesus.
MANTER A UNIDADE
A união é realizada em Cristo. É
necessário apresentar uma mensagem pura do Evangelho. Todos, com seus carismas
e jeito de ser, compartilham na mesma missão sem divisões, como nos diz Paulo.
Num mundo de tanta divisão, a unidade dos cristãos é um elemento fundamental
para o anúncio do Evangelho. Papa Francisco prega urgência no testemunho. As
divisões prejudicam o corpo da Igreja, pois Cristo não está retalhado. Podemos
ser diferentes, mas unidos. A Eucaristia sempre une na caridade para o alegre
anúncio que é o Evangelho.
ORAÇÃO
Deus eterno e
todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em
nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Amém!
Editado por JorgeMacielNews
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