domingo, 31 de maio de 2015

Liturgia da Solenidade da Santíssima Trindade - 31/05/2015



SOLENIDADE DA
SANTÍSSIMA TRINDADE


PRIMEIRA LEITURA (Dt 4,32-34.39-40)

Leitura do Livro do Deuteronômio:
Moisés falou ao povo, dizendo:

32Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga, de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande ou se ouviu algo semelhante.

33Existe, por ventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo?

34Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos?

39Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele.

40Guarda suas leis e seus mandamentos, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 32)

— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.

— Reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.

— A palavra do Senhor criou os céus,/ e o sopro de seus lábios, as estrelas./ Ele falou e toda a terra foi criada,/ ele ordenou e as coisas todas existiram.

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.

— No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!

SEGUNDA LEITURA (Rm 8,14-17)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá, ó Pai!

16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus.

17E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Mt 28,16-20)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.

17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.

18Então Jesus aproximou-se e falou: Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

HOMILIA
Dom Sérgio da Rocha
Arcebispo de Brasília

O mistério da Santíssima Trindade, hoje celebrado, encontra-se revelado na Sagrada Escritura. O texto do Evangelho sobre o envio dos discípulos em missão apresenta a fórmula trinitária usada no Batismo (Mt 28,19). A fé trinitária recebida no Batismo se expressa continuamente através da oração, como o Creio e o sinal da cruz. Ao fazer o sinal da cruz, expressamos a nossa fé no Deus Trindade, a ele confiando a nossa vida.

Somos convidados a crescer na fé diante do mistério de um só Deus que se revela em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito, repetindo, hoje, a atitude de adoração dos discípulos perante Jesus Ressuscitado. Os discípulos prostraram-se diante dele (Mt 28,17) em sinal de reconhecimento de que Ele é o Senhor da vida e da história. Contudo, a referência às dúvidas sentidas por alguns mostra a necessidade de crescimento e fortalecimento da fé. Ela deve ser alimentada pelo encontro com o Deus vivo que se manifesta na história, como nos mostra o livro do Deuteronômio, na primeira leitura.  A palavra mistério não significa algo obscuro ou distante, pois Deus é amor.  A Santíssima Trindade expressa o mistério infinito do amor de Deus por nós. O Deus Trino é o Deus-conosco!

A fé deve ser testemunhada e transmitida através do anúncio do Evangelho. O fato narrado por Mateus se passa na Galileia, região marcada pela presença de gente proveniente de diferentes povos em meio aos judeus, o que levava muitos a desprezar a Galileia e a considerar que de lá não podia sair nada de bom. Contudo, foi ali que Jesus passou a maior parte de sua vida, começou a anunciar o Evangelho e a chamar os discípulos. Nesse contexto, torna-se ainda mais relevante o envio dos apóstolos para evangelizar todos os povos, batizando-os em nome da Santíssima Trindade. Todos são amados por Deus. Os pagãos são chamados à vida nova dos batizados em nome da Trindade Santa.

Jesus promete estar sempre com os discípulos enviados em missão. Ele está no meio de nós, conforme respondemos diversas vezes na celebração eucarística. Tal resposta expressa uma verdadeira proclamação de fé da Igreja reunida em oração. Nós cremos que Jesus Ressuscitado está no meio de nós! A Eucaristia é o sacramento da presença de Cristo vivo entre nós.

Na próxima quinta-feira, 04 de junho, celebraremos a solenidade de Corpus Christi, manifestação pública da fé na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento e de comunhão eclesial. Somos todos convidados a participar da missa e da procissão de Corpus Christi. Vamos todos participar!

ORAÇÃO
                             
Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Amém!

Editado por JorgeMacielNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.