quinta-feira, 2 de junho de 2022

TAPETE DE CORPUS CHRISTI


A

confecção do tapete para a solenidade de Corpus Christi é uma tradição iniciada em Portugal e difundida no Brasil por seus colonizadores. Consiste na elaboração de cenas e representações bíblicas e da fé católica com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros mais.

O sentido do tapete é de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual ele passará, conduzido pelo arcebispo ou sacerdote no ostensório, fazendo memória, também, da multidão que estendia ramos e mantos para que Jesus passasse em sua entrada em Jerusalém na Semana Santa.

O primeiro a passar sobre o tapete é o arcebispo ou padre que porta Jesus Eucarístico e somente depois outras pessoas podem pisar. Tanto é que, na procissão de entrada da Missa, todos aqueles que a compõe, passam nas laterais do tapete, reservando-o para Jesus que passará na procissão ao final da Celebração.

Por todo o Brasil, o tapete é confeccionado em quadros representando diversas passagens bíblicas, temas eucarísticos, e da vida da Igreja.

Há anos a montagem do tapete é realizada por diversos movimentos e pastorais que iniciam os trabalhos no início da manhã com a oração de abertura e a bênção dos trabalhos com previsão de conclusão para antes do início da procissão da solenidade de Corpus Christi, que acontece na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.