sábado, 11 de junho de 2022

REFLEXÃO LITÚRGICA DA SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE – 12/06/2022

Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília

E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?

A

 Palavra de Deus, no Evangelho deste domingo (Lc 9, 18-24), apresenta-nos a pergunta fundamental que Jesus faz aos discípulos: E vós, quem dizeis que eu sou? Este texto nos apresenta um itinerário de fé, no qual vamos amadurecendo o nosso conhecimento sobre Jesus Cristo. Jesus está rezando. O evangelista quer dizer que este é um momento importante no ministério de Jesus, pois, nos momentos centrais do seu ministério, Jesus está rezando. Agora, Jesus pergunta aos discípulos o que o povo pensa d’Ele: Quem diz o povo que eu sou? Os discípulos respondem com uma percepção elevada de Jesus: “Uns dizem que és João Batista, outros, que és Elias, mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou.” O povo tem uma percepção elevada sobre Jesus, mas que ainda distante da realidade sobre Jesus, muito distante da verdade. “O povo chega a pressentir a dimensão religiosa, absolutamente excepcional, deste Rabbi, cujas palavras o deixa fascinado, mas ainda não consegue colocá-Lo acima dos homens de Deus que apareceram ao longo da história de Israel. Ora, Jesus é realmente muito mais. É precisamente este passo sucessivo de conhecimento, que diz respeito ao nível profundo da sua pessoa, que Ele espera dos seus discípulos” (Novo Millennio Ineunte, 19).

Jesus, agora, pergunta aos discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro responde: “O Cristo de Deus”. Pedro dá um salto com esta resposta. O povo coloca Jesus na dimensão de um grande profeta; Pedro insere Jesus no mundo da divindade. Afirma que Jesus é o Messias esperado e que este Messias vem da parte de Deus, que Ele é Deus, que Ele é o Filho de Deus.

Mas Jesus vai mostrar que Ele é o Messias, mas o Messias servidor, o Messias servo. O título de Messias trazia consigo uma forte conotação política, pois Israel encontrava-se sobre o domínio romano e esperava alguém que viesse libertá-lo. Por isso, Jesus proíbe os discípulos de contarem que Ele é o Messias e revela que Seu caminho é de sofrimento, cruz e ressurreição: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Jesus é o Messias, mas é o Messias que deve fazer da sua vida um dom de serviço e de amor pela salvação de todos. E agora, Jesus mostra que o seu caminho é o do discípulo: “se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e me siga-me”.

O caminho de Jesus é o caminho do discípulo. O discípulo é aquele que toma a sua cruz e segue Jesus pelos caminhos da vida. Hoje, cada um de nós deve responder à pergunta: E vós, quem dizeis que eu sou? Jesus é para mim o Filho de Deus, meu Salvador, meu Senhor? Minha vida é um seguimento a Jesus Cristo? A nossa identidade é aquela de discípulos missionários de Jesus Cristo.

      O discípulo é aquele que se encontrou com Jesus e segue Jesus, que busca moldar a vida, a existência segundo Jesus. Que esta Palavra de Deus nos ajude a termos uma fé mais profunda em Jesus Cristo e a anunciá-Lo com beleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.