segunda-feira, 22 de março de 2010

MFC REALIZA ENCENAÇÃO DA VIA-SACRA

Muitos mefecistas alagoanos viveram um momento de grande emoção com a encenação da Via-Sacra no último sábado (20), no Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro. As luzes do Rancho foram apagadas para a encenação da Via-Sacra, que traduz a caminhada de Cristo até ao calvário.

O evento começou com o ato do LAVA PÉS que aconteceu no gramado do Rancho Pé de Pinhão, com todos sentados, luzes acessas na cor verde apenas nas popas das arvores. O casal Neto e Rita deixaram todos emocionados quando lavaram, enxugaram e beijaram os pés de doze mefecistas, relembrando o ato de Jesus com os Apóstolos. Após o ato do Lava Pés, foram distribuídas tochas e mantos para dar inicio a Via-Sacra.

Os mefecistas percorreram com muita fé, devoção e emoção as estações, relembrando a caminhada de Jesus carregando a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quinze estações. O exercício da VIA-SACRA é muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Após a Via-Sacra os presentes participaram da SANTA MISSA celebrada pelo Padre Manoel Henrique, assessor espiritual do MFC em Alagoas.

O evento se encerrou com um JANTAR MEDIEVAL, em mesas rústicas (sopa nas cumbucas de barro, pão caseiro, coxa de galinha e vinho).

Os membros do Grupo Amizade (MFC MACEIÓ) serviram o JANTAR MEDIEVAL vestidos em trajes tipicos da época Santa.

Todas as pessoas envolvidas na realização da Via-Sacra fazem parte dos diversos Grupos de Base do Movimento Familiar Cristão de Alagoas. As pessoas não são profissionais, mas realizaram uma brilhante noite de evangelização. A atual coordenação vem dando total apoio aos eventos dessa natureza que vem crescendo e, consequentemente, sendo prestigiado por mais mefecistas.

James, coordenador do MFC em Alagoas, mostrou-se feliz com o sucesso da encenação da Via-Sacra e disse que o evento fará parte do calendário de eventos do MFC ALAGOAS, devendo se repetir nos próximos anos com um grupo maior participando da organização.

Já a mefecista Suely (Grupo Caná da Galileia – MFC Maceió), disse estar realizada em participar da encenação da Via-Sacra e de todos os outros atos e afirmou: “Os que aqui não estiveram perderam um momento único e inesquecível. A organização está de parabéns”.

Os membros do Grupo Mamãe Margarida (MFC Matriz de Camaragibe) se mostraram encantados com a organização, que procurou reproduzir realmente como era na época Santa. O local é belíssimo, tudo foi maravilhoso. Isso aqui é um paraíso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.