domingo, 21 de março de 2010

MISSA DO 5º DOMINGO DA QUARESMA


DESAFIADOS A ATIRAR PEDRAS
Pe. Nilo Luza, ssp


Jesus nos desafia a atirar pedras contra o pecador se nós não tivermos pecados. Quem se habilita a lançar alguma contra alguém? Aos que lhe trouxeram uma “mulher pecadora”, pedindo que a condenasse, Jesus os desafia a rever as próprias atitudes. A intenção deles, mais do que tendenciosa, era discriminatória: queriam impor sobre a mulher toda a culpa e todo o rigor da lei.

Quanto farisaísmo encontramos em muitos cristãos praticantes! Eles pensam que basta participar de algumas celebrações para ser agradável a Deus. Quanta falsidade percebemos em certos grupos que se apresentam com pele de cordeiro, mas por dentro são lobos ferozes, prontos para devorar os que cometem algum deslize! Quanta hipocrisia vemos em certos políticos que vestem a roupa da ética, mas estão enlameados de corrupção!

É muito fácil lançar pedras contra alguém; o difícil é olhar-se no espelho e perceber as “rugas” que encobrem nossa fachada hipócrita. A satisfação de lançar pedras nos faz esquecer quem somos, liberta-nos de nossa responsabilidade e do sentimento de culpa e nos impele a parecer justos diante dos outros. Para disfarçar nossa realidade pecadora, arranjamos bodes expiatórios.

Jesus é capaz de mudar certas realidades com simples palavras: faz da mulher pecadora uma mulher que crê. Ele nos surpreende nas suas escolhas: de um grupo de pecadores constrói seu povo, a Igreja. Ele não chama os melhores, mas torna os chamados em gente capaz de provocar surpresas.

Jesus sabe que o perdão, na maioria das vezes, regenera as pessoas. Ele veio não para condenar, mas salvar. A preocupação primeira da comunidade e de todo cristão deve consistir nisto: antes de optar automaticamente pela exclusão e condenação, assumir atitudes de acolhida e perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.