terça-feira, 6 de setembro de 2011

MFC-TUPÃ(SP) ORIENTA SOBRE COLETA SELETIVA





Tupã - SP

O Movimento Familiar Cristão de Tupã – São Paulo deu início ao trabalho de educação e sensibilização do projeto “RECICLAR É LEGAL”, iniciativa realizada pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Movimento Familiar Cristão.

Os trabalhos começaram nas 4 paróquias de Tupã. Os integrantes do MFC distribuíram cartilhas informativas para a população presente durante as missas. As cartilhas entregues pela Prefeitura de Tupã por meio da Secretaria de Meio Ambiente contém informações de como fazer a separação do lixo reciclável corretamente, o que é lixo e reciclável e o que não deve ser jogado junto no reciclar.

Além das 25.000 cartilhas que foram entregues o Movimento Familiar Cristão também recebeu uma capacitação ministrada pela Educadora Ambiental do Trabalho Técnico Social de Drenagem Urbana Sustentável, Ana Zoratto, para saber as formas que abordar os moradores e para o esclarecimento de duvidas dos mesmos.

A parceria com o MFC, lançada no começo do mês passado, tem como objetivo orientar sobre a coleta seletiva de lixo, onde serão entregues à população folders informativos e cartilha de educação sobre a importância de reciclar, da diferença entre o lixo reciclável e não reciclável.

A coleta seletiva de lixo foi implantada na cidade de Tupã há 10 anos, através do Projeto Reciclar é Legal. Para ajudar a reduzir o volume de lixo que é destinado ao aterro sanitário, a coleta seletiva também possui grande importância social, garantindo mais dignidade e qualidade de vida a dezenas de famílias que viviam no antigo “lixão” em busca de rendimento para sua sobrevivência.

Desenvolvido em parceria com a Cooperativa dos Recicladores de Tupã, promove ainda a inclusão social dos antigos catadores de lixo, que recebem auxílio educacional, orientação sobre higiene pessoal e noções sobre economia solidária e cooperativismo.

Atualmente o Projeto Reciclar é Legal conta com uma grande estrutura mantida pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. Além de toda a estrutura operacional do Projeto Reciclar é Legal, que engloba um galpão, 4 caminhões, coletores e motoristas; o Governo de Tupã realiza também orientações sobre cooperativismo e desenvolve campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem nas escolas, nos bairros.

Graças ao apoio do poder público e a participação da sociedade o Reciclar é Legal possibilitou não só a inclusão social das 46 famílias beneficiadas pelo projeto, mas também ajudou a transformar Tupã em cidade modelo na gestão dos resíduos sólidos, servindo de exemplo para várias cidades do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.