terça-feira, 27 de março de 2012

MFC CURITIBA REÚNE COORDENADORES E MEMBROS PARA UM CAFÉ DA MANHÃ DE FORMAÇÃO

Mefecistas participaram do CAFÉ DA MANHÃ DE FORMAÇÃO

A
 ECCi – Equipe de Coordenação de Cidade do Movimento Familiar Cristão de Curitiba – Paraná reuniu  no domingo (11), coordenadores e membros das suas Equipes-Base para um CAFÉ DA MANHÃ DE FORMAÇÃO, o primeiro de 2012, no Santuário Nossa Senhora da Sallete.

Após a partilha de um delicioso café, aconteceu uma divertida dinâmica com os presentes divididos em grupos de 7 a 8 pessoas. Em torno de uma mesa como o mesmo número de bombons, os participantes teriam que ficar com os braços abertos, pegar um bombom da mesa, abrir e come-lo, sem dobrar os braços (cotovelos). Como fazer?

Iniciando o trabalho de formação, foi perguntado, além da família com quem podemos contar nos momentos de aflição, de necessidade... Com os amigos/família MFC.

Todo o trabalho de formação foi direcionado para mostrar aos mefecistas participantes que o MFC tem um Estatuto que deve ser seguido. E outra importante literatura: EIS O MFC, que mostra, direciona, é a ação e o que podemos fazer como mefecistas.

Durante o CAFÉ DA MANHÃ DE FORMAÇÃO falou-se do artigo 10 do Regimento Interno do MFC:

DAS EQUIPES-BASE
Art. 10. A unidade funcional do MFC é a Equipe-Base, conjunto de pessoas que unem seus esforços de forma coordenada para alcançar os objetivos do MFC, buscando tornar-se uma comunidade aberta, fraterna e solidária, num clima de crescimento e conversão pessoal e grupal, em que todos propiciam e desfrutam.


Falou-se também que as reuniões das Equipes Base é a forma de alimentar e dar força aos seus integrantes:

Parágrafo 10º. Compete ao(s) coordenador(es) da(s) equipe(s)-base, com a colaboração e participação efetiva de todos os integrantes da equipe:

a) – Estimular para que cada integrante e a equipe-base se tornem uma comunidade fraterna e solidária;

b) – Coordenar a reunião e estimular as atividades de equipe, para que se tornem atraentes, participativas, agradáveis e produtivas de acordo com seus objetivos e metas propostas;

c) – Estimular a frequência e assiduidade dos seus integrantes;

d) – Estimular os demais integrantes a preparem o temário e os assuntos da reunião, para possibilitar uma participação efetiva e eficiente de todos, e resultados concretos quanto aos objetivos propostos;

e) – Comparecer às reuniões em que for convocado pelas equipes coordenadoras do MFC, em qualquer nível, informando e relatando a sua equipe-base sobre os assuntos, decisões e comunicações resultantes dessas reuniões;

f) – Manter a equipe-base interessada pelo desenvolvimento de lideranças e pela formação das pessoas associadas ao MFC;

g) – Motivar os integrantes da equipe-base quanto à necessidade e compromisso de participação para a manutenção financeira do MFC;

h) – Estimular a iniciativa, a participação e a criatividade dos integrantes da equipe-base, visando seu crescimento na equipe, a formação grupal e a participação comunitária;

i) – Prestar contas mensalmente ao tesoureiro da ECCi, referente à contribuição financeira de sua equipe-base;

j) – Encaminhar à ECCi, o cadastro dos novos associados, na forma do parágrafo 1º do art. 10;

k) – Encaminhar a ECCi relação dos desfiliados, de acordo com art. 6º do Estatuto.

A ECCi informou aos coordenadores e membros que, se o casal anfitrião  tiver dificuldade em promover a reunião de Equipe-Base por falta de material, tema, etc., poderá contatar com Antonio Carlos e Ângela (Equipe de Nucleação), que ajudará a solucionar o problema, fornecendo o material necessário para que a reunião seja realizada.

A Pertença também foi discutida, principalmente como ela é utilizada e na questão do comprometimento para com a participação nas reuniões das Equipes-Base.

Foram propostas as Equipes-Base, que divulguem com antecedência o tema que será abortado na reunião, pois assim, todos comparecerão com uma ideia já formada sobre o assunto/tema. Todas as reuniões devem ser informadas ao Colegiado, como já fora informado anteriormente.

Vários participantes se manifestaram sobre os pontos fortes e fracos em suas Equipes-Base e, alguns desabafos pessoais foram realizados, como o de Oly que emocionou a todos.

Após encerrarem-se os comentários, o Colegiado se colocou a disposição para esclarecimentos e auxilio as Equipes-Base no que for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.