segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MFC VITÓRIA DA CONQUISTA-BA É HOMENAGEADO PELO LEGISLATIVO MUNICIPAL



O
 Movimento Familiar Cristão de Vitória da Conquista - Bahia comemorou 44 anos de existência de relevantes serviços prestados a comunidade, sendo homenageado pela Câmara de Vereadores, na quarta-feira - 31 de outubro, com uma audiência pública em comemoração ao DIA DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO – MFC.

Vereador Beto Gonçalves
A audiência foi uma iniciativa do vereador Beto Gonçalves (PV). Segundo o vereador o MFC, comemora 44 anos de existência mostrando que é um movimento forte.

“Durante esses anos podemos observar a seriedade do trabalho que é realizado e o compromisso com a nossa comunidade não só religiosa, mas também social”, disse Beto Gonçalves.

Cícero Amorim
Cícero Amorim, um dos fundadores do MFC se lembrou do inicio dos trabalhos em 1968 quando o movimento tinha apenas nove casais e muitas dificuldades para realizar as suas atividades.

“Hoje é gratificante ver o crescimento do grupo que conta com milhares de pessoas determinadas em ajudar outras famílias”, ressaltou Cícero Amorim.

Marli Ribeiro

Marli Ribeiro, que é membro do movimento no Seminário Nossa Senhora de Fátima destacou a importância da Câmara de Vereadores em estar homenageando o MFC.

“Muitas pessoas não conhecem o trabalho que o MFC realiza na cidade, mas aos poucos muita gente vai se unindo a nós e fazendo com que o movimento cresça e alcance novas famílias”, acrescentou Marli.

Maria do Carmo
Maria do Carmo, presidente da Casa do Amor disse que desde o inicio do seu trabalho social na cidade, contou com a parceria importante do Movimento Familiar Cristão.

“Este movimento tem um exemplo de vida muito bonito e as famílias devem se espelhar nesse trabalho missionário que é desenvolvido na cidade”, disse Maria do Carmo.

Tênio Cirino
Tênio Cirino, coordenador do 18º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO destacou o momento de consagração proporcionado pela Câmara Municipal nessa justa homenagem aos 44 anos de existência do MFC e falou sobre a importância do Encontro Nacional que será realizado no próximo ano em Vitória da Conquista.

“O ENA é um encontro que visa justamente à preparação das famílias para os desafios que vivenciam no seu cotidiano, sendo também um momento de grande integração”ressaltou Cirino.

Eduardo Moraes
Eduardo Moraes, Coordenador Geral do MFC disse que o movimento tem um papel importante em tornar fortes as bases familiares que muitas vezes são abaladas pelo egoísmo, consumismo e o individualismo.

“Através desta audiência nós queremos chamar a atenção das pessoas que estão pensando em constituir família, é preciso buscar uma consolidação para não serem dispersos pelos problemas que o mundo atual oferece”, ressaltou Moraes.

No final da audiência pública o MFC apresentou o novo site da instituição, onde são publicados os trabalhos desenvolvidos pelo movimento e a agenda dos principais eventos.

PALAVRA DA COORDENAÇÃO DE CIDADE

O
 MFC de Vitória da Conquista está organizado nas paróquias da Catedral, Candeias, Graças, Guadalupe, Rainha da Paz, Santa Luzia e Fátima, são 52 grupos e cerca de 800 membros ativos, hierarquicamente subordinados a Coordenação Nacional, Estadual, Cidade e Áreas.

Nós, do Movimento Familiar Cristão, trabalhamos guiados pelo nosso carisma do "VER - JULGAR E AGIR”.

VER: Trata-se da compreensão da realidade, utilizando-se para isto principalmente, as ciências sociais.

JULGAR: A realidade assim vista é julgada à luz da fé.

AGIR: Da confrontação entre a fé e a realidade seguem-se as consequências.

Proclamamos a palavra de Deus como força libertadora e orientadora. Na Liturgia celebramos a festa da vitória sobre o pecado e sobre a morte. Como expressão da palavra. A prestação de serviços que tem por projeto a transformação do homem e da sociedade segundo a nova vida que se manifestou em Cristo.

Nesses 44 anos de caminhada em Vitória da Conquista junto com a nossa Igreja e a serviço da constituição e construção de famílias mais harmoniosas e felizes, o povo do Movimento Familiar Cristão, tem sido missionário. Não se limitando aos zelos das suas próprias casas, mas movidos pela fé e o Espírito Santo de Deus, tem trabalhado pela conversão de todos os corações pelo fortalecimento da instituição familiar com a presença missionária junto a nossa comunidade, indo às casas e às ruas, para a agitação da vida, para o mundo tal como é, pois, cada época tem a sua ênfase própria.

A nossa fé sempre nos move em busca de transformar o mundo em um lugar seguro para as famílias com a nossa ação através de uma efetiva conscientização e ação política, social e religiosa, efetivando assim nossa prática em fazer do mundo um lugar justo para a vida de todas as famílias, independente da sua origem ou classe social. Desejamos na prática, contribuir para a resolução dos grandes problemas que afligem a nossa sociedade. Lutamos para que o Estado brasileiro, em todas as esferas, ofereça com efetividade um sistema de saúde, educação e segurança publica de qualidade. Ansiamos pelo oferecimento de políticas publicas voltada para as mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos.

Desde o início dos anos 70, o MFC se empenha em nossa cidade, em prestar a sua contribuição para a solução dos grandes problemas sociais, em sintonia com a opção da nossa Igreja, em acolher os mais vulneráveis socialmente. Procuramos, através da nossa ação social, levar o principal ensinamento de Jesus Cristo: “Amar ao próximo como a si mesmo”, desenvolvendo trabalhos voltados ao aconselhamento, visita aos doentes, distribuição de cestas básicas, noções de higiene, encaminhamento aos programas sociais até a doação de sangue. Somos um movimento que procura estar em sintonia com os sinais do tempo especialmente àqueles que levam à promoção e libertação do povo.

A fé é o motor que nos move e estamos sempre atentos a esses sinais. A solidariedade, companheirismo, amizade e parcerias com outros movimentos e pastorais, têm sido fundamentais para a consolidação do trabalho pela construção do reino de Deus aqui na terra, pois sem obra, a fé é uma fé morta. 

A fé, a oração e o sentimento de pertença fazem de cada família MeFeCista, cristãos a serviço da comunidade, para que o homem viva efetivamente como filho, irmão e senhor, valorizando sempre o lado positivo do próximo.

Entendemos que o que está em jogo é o interesse do reino de Deus que se realiza em cada pessoa integrada no plano de Deus, no qual todos estamos. Por isso, cada emefecista deve estar sempre disponível, comprometido e atento à necessidade de continuar fazendo desse movimento, um instrumento vivo e a serviço do fortalecimento das famílias para os próximos 44 anos.

Parabéns ao Movimento Familiar Cristão, e a todos nós pelos 44 anos a serviço das famílias de Vitória da Conquista.

Eduardo e Delma
Casal Coordenador de Cidade

Um comentário:

  1. Parabéns a todos do Movimento Familiar Cristão de Conquista, Bahia, pela passagem de mais uma data natalícia. Que Deus os conserve sempre a serviço da edificação do reino de Deus.

    Aproveito para parabenizar os que fazem o MFC Notícias, informativo que nos deixa informado com o que acontece no MFC por esse Brasil afora.

    Aproveito ainda para sugerir a administração nacional do nosso MFC para que olhe com carinho para o Site www.mfc.org.br, está a precisar de uma repaginada urgente.

    Nelson
    BH/MG

    ResponderExcluir

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.