domingo, 18 de maio de 2014

LITURGIA DO 5º DOMINGO DA PÁSCOA - 18/05/2014




5º DOMINGO DA PÁSCOA
  


PRIMEIRA LEITURA (At 6,1-7)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1Naqueles dias: o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.

2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.

5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um grego que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.

7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 32)

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!/ Aos retos fica bem glorificá-lo./ Dai graças ao Senhor ao som da harpa,/ na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.

— O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.

SEGUNDA LEITURA (1Pd 2,4-9)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:
Caríssimos: 4Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.

6Com efeito, nas Escrituras se lê: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido”.

7A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas, para os que não creem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. 9Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Jo 14,1-12)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

HOMILIA
Padre Fábio Siqueira
Vice-diretor das Escolas de Fé e Catequese Mater Ecclesiae e Luz e Vida

As Normas Universais sobre o Ano Litúrgico, no nº 22, preveem que os cinquenta dias do Tempo Pascal sejam celebrados como um grande dia de festa e, citando Santo Agostinho, o documento afirma que este tempo deve ser celebrado como “um grande domingo”.

A Igreja deseja, assim, nos recordar que o Mistério da Páscoa é o centro da nossa fé. De fato, se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa fé (cf. 1Cor 15,14).

A primeira leitura, um trecho dos Atos dos Apóstolos, nos mostra como a primeira comunidade cristã vivia sob o impulso do Espírito Santo, que o Ressuscitado enviou sobre os apóstolos no dia de Pentecostes. A perícope de hoje nos mostra a eleição dos sete primeiros diáconos da Igreja cristã. Uma necessidade pastoral levou os apóstolos a tomarem essa decisão. Eles não poderiam abandonar o serviço da Palavra e da oração para se dedicar somente a servir as mesas. Era, então, necessário, que fossem escolhidos homens “de boa fama” e “cheios do Espírito e de Sabedoria” para que pudessem exercer essa tarefa. Os apóstolos impõem as mãos sobre esses homens, num gesto que significa aqui a transmissão do Espírito em vista de um ministério específico, e para demonstrar que não se trata de uma tarefa qualquer, mas de algo que se realiza na força do Espírito Santo. Sob a mesma moção do Espírito Lucas nos testemunha nesta passagem de Atos dos Apóstolos que a “Palavra do Senhor se espalhava” e muitos aceitam “a fé”.

A segunda leitura nos apresenta pontos de contato interessantes com o Antigo Testamento. Em 1Pd 2,5 os cristãos são chamados de “povo santo”; em 1Pd 2,9, por sua vez, o povo cristão é chamado de “raça escolhida”, “sacerdócio do reino”, “nação santa”. Estes textos são um eco de Ex 19,6 e Dt 7,6; 14,2; 14,21. Em Ex 19,6 o povo de Israel é chamado de “reino de sacerdotes e nação santa”, semelhantemente a 1Pd 2,9. Em Dt 7,6; 14,2 e 14,21 é recorrente a expressão hebraica ‘am qadosh que, traduzida, pode significa “povo santo”; “povo consagrado”; “povo separado”; expressões que ecoam em 1Pd 2,5.9. O autor da primeira carta de Pedro demonstra, assim, que as prerrogativas do povo de Israel passaram agora para o novo Israel, ou seja, para aqueles que, pela fé se aproximam de Cristo. O texto desta segunda leitura nos apresenta, ainda, o paradoxo que é o Cristo, “pedra angular”. Para os que creem, Cristo é a Rocha, a pedra que estrutura todo o edifício, e que faz com que os cristãos se tornem “pedras vivas” do edifício espiritual que é a Igreja. Todavia, para os que não têm fé, ele se torna uma “pedra que faz tropeçar”.

O trecho do evangelho de João que ouvimos hoje se situa dentro dos “discursos de despedida” de Jesus. O Evangelho começa com uma palavra de consolação de Jesus aos discípulos: “Não se perturbe o vosso coração...” João utiliza aqui o verbo grego tarasso, que significa, “se agitar”, “perturbar-se”, “perder a estabilidade e a paz” dentre outras coisas semelhantes. Jesus sabe que, diante do Mistério da cruz, o coração dos discípulos ficará perturbado, inquieto e, desde já, Ele os previne de que não deve ser assim. Eles, os discípulos, devem “ter fé”.

Na primeira parte desta perícope, mais precisamente nos VV. 2-4 Jesus fala das “muitas moradas” que existem na casa do Pai. Depois de prometer que os discípulos estariam sempre com Ele, porque Ele mesmo iria lhes preparar um lugar, Jesus introduz um outro tema: o caminho para essas “muitas moradas”.

Na segunda parte, nos vv. 5-7, diante da interrogação de Tomé, Jesus afirma ser Ele mesmo o caminho para o Pai, mas não só isso; Ele é também a Verdade e a Vida. Jesus também não é “um caminho” para o Pai, mas “o caminho”, ou seja, não existe outra forma de ir ao Pai, de conhecer a verdade a respeito do Pai, nem de receber a vida eterna que do Pai procede se não for através de Jesus. Embora o cristianismo reconheça o valor de muitas religiões, Ele entende que a salvação se dá unicamente por Cristo. Se alguém se salva, mesmo fora do cristianismo em virtude de sua boa consciência, se salva porque a graça de Cristo o atinge de maneira misteriosa, enquanto a nós cristãos ela nos atinge por meio dos sacramentos da Igreja.

A última parte da perícope trata da relação entre Jesus e o Pai. Aqui entra em cena Filipe, o apóstolo que quer ver o Pai. Esse é um desejo que brota do mais íntimo de Filipe. Só isso basta para ele, ou seja, o apóstolo não se perde em indefinidos pedidos, mas o que ele quer é estar em intimidade com o Pai. Jesus vai revelar, então, que só se entra nessa intimidade por meio d’Ele, porque quem o vê vê o Pai. Jesus é o “sacramento do Pai”, a visibilização do seu ser. Assim os vv. 8-9 se unem aos vv. 5-7, onde Jesus aparece como o Caminho, a Verdade e a Vida.

A perícope deste domingo é encerrada por um convite e uma promessa. O convite se encontra no v. 11, onde Jesus pede aos discípulos que, olhando as suas obras, creiam nas suas palavras. Afinal, esse é o sentido dos “sinais” que Jesus realiza: confirmar a sua pregação. A promessa encerra a perícope no v. 12, onde Jesus promete que, pela fé, seus discípulos realizarão obras ainda maiores que as d’Ele “porque Ele vai para o Pai”. Sim, Cristo vai para o Pai e, na força do Espírito que Ele enviará de junto do Pai, sua obra continuará na terra, por meio dos seus discípulos, e essas obras serão cada vez maiores. Este é o sentido desse versículo.

Aplicando esse texto evangélico ao contexto da nossa vida poderíamos guardar em nosso coração o v. 1: “Não se perturbe o vosso coração...” Existem muitas coisas que perturbam o nosso coração. Sofrimentos, tribulações e, acima de tudo isso, o mistério da morte. Sendo que Cristo já venceu a morte, nada deve mais “perturbar” o nosso coração. Devemos levar a sério essa exortação de Jesus e não deixar que as tribulações cheguem a nos desestabilizar, porque Ele está sempre conosco.

ORAÇÃO
                             
Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que em vosso Filho nos mostrastes o caminho para vivermos em Vós, dai-nos a graça de sermos pedras vivas do templo santo que é a vossa Igreja. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.