sábado, 19 de julho de 2014

19 DE JULHO - DIA NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO (MFC)

H
á exatos cinquenta e nove anos, no dia 19 de julho de 1955, nascia no Brasil o Movimento Familiar Cristão, o nosso MFC, durante o Congresso Eucarístico Internacional realizado no Rio de Janeiro, oportunidade que os casais uruguaios Soneira, Gelsi, Gallinal e o Pe. Pedro Richards se reuniram com casais brasileiros da Ação Católica, no Ministério da Educação, Rio de Janeiro, por convite do Pe. Helder Câmara. Acolhida a ideia, formaram-se três equipes de casais em Niterói e Rio de Janeiro.

A primeira Equipe Nacional do MFC foi composta por Júlio e Magdalena Barros Barreto, Nelson e Gabriela Parente. O casal Jean e Neuza Schwartz com Frei Lucas Moreira Neves assumiu a expansão, viajando de avião, jeep, ônibus e jegue, criando núcleos do MFC Brasil afora. O MFC recebeu a calorosa aprovação do Papa, do SELAM - Conselho Episcopal Latino Americano e da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O MFC está presente em 17 estados brasileiros, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, sem distinção racial, religiosa, política ou de qualquer natureza, declarada de Utilidade Pública Federal (Dec. 1400 de 26/9/1962) e de Utilidade Pública em vários Estados e diversos municípios brasileiros, possuindo Estatuto e Regimento próprio registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Cidade do Rio de Janeiro, traz em seu bojo ideias que incentivam a participação mais efetiva dos leigos na Igreja, colocando grupos de famílias e pessoas em atitude de busca de fraternidade.

Entre os principais objetivos do Movimento Familiar Cristão está o de ser missionário, evangelizando por meio da humanização. Para tanto, privilegia a Comunidade Familiar como veículo, abrindo a família para a compreensão dos grandes problemas sociais da modernidade, levando-a a se preocupar mais responsavelmente, pela promoção global de todas as famílias especialmente as mais carentes, as mais incompletas, as famílias incompletas pelo abandono do lar ou pela viuvez, ou aquelas marcadas pela marginalidade, pela doença e pela ignorância. Educa os pais para a educação dos filhos.

O MFC desenvolve muitas atividades de promoção familiar e social, com a participação dos membros de suas equipes: as muito conhecidas são as de preparação ao casamento, os cursos e encontros de casais, debates com pais ou com alunos, nas escolas: a manutenção de instrumentos e centros de orientação conjugal e familiar, além de desenvolver trabalhos com menores carentes.

O MFC está comprometido na construção de uma sociedade mais justa, que permita às famílias realizarem plenamente suas funções humanizadoras e evangelizadoras, por isso, quer a elaboração e crescente aprimoramento de uma política social familiar que responda às suas necessidades básicas de educação, saúde, habitação e lazer.

Em 2006, o Congresso Nacional para celebrar a inestimável contribuição social desta entidade no Brasil, instituiu o DIA NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, onde a participação religiosa tem se mostrado um importante pilar na conscientização da sociedade quanto a temas como o combate à violência, o tráfico de drogas, preservação do meio ambiente, entre vários assuntos inter-relacionados. Sempre valorizando a importância da família para o indivíduo.

O MFC trabalha envolvendo as famílias, incentivando as pequenas comunidades cristãs a criar laços afetivos para assumir ações transformadoras na sociedade. Privilegia a comunidade familiar como veículo de formação e crescimento dos sentimentos de convivência, participação e informação evitando a violência, o uso de drogas, e incentiva a preservação do meio ambiente.

O dia 19 DE JULHO é sempre lembrado como o dia do início do Movimento Familiar Cristão no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.