domingo, 31 de agosto de 2014

LITURGIA DO 22º DOMINGO COMUM - 31/08/2014




22º DOMINGO COMUM
31/08/2014


 

PRIMEIRA LEITURA (Jr 20, 7-9)


Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
7Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim.

8Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro.

9Disse comigo: “Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele”. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


RESPONSÓRIO (Sl 62)


— A minh’alma tem sede de vós/ como a terra sedenta, ó meu Deus!

— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!/ Desde a aurora ansioso vos busco!/ A minh’alma tem sede de vós,/ minha carne também vos deseja,/ como terra sedenta e sem água!

— Venho, assim, contemplar-vos no templo,/ para ver vossa glória e poder./ Vosso amor vale mais do que a vida:/ e por isso meus lábios vos louvam.

— Quero, pois, vos louvar pela vida,/ e elevar para vós minhas mãos!/ A minh’alma será saciada,/ como em grande banquete de festa;/ cantará a alegria em meus lábios,/ ao cantar para vós meu louvor!

— Para mim fostes sempre um socorro;/ de vossas asas à sombra eu exulto!/ Minha alma se agarra em vós;/ com poder vossa mão me sustenta.


SEGUNDA LEITURA (Rm 12, 1-2)


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
1Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual.

2Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


EVANGELHO (Mt 16, 21-27)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.

22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”

23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”

24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.

26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


HOMILIA
Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília


Nós continuamos a ler o capítulo 16 do Evangelho segundo Mateus, proclamado nos domingos do Tempo Comum deste ano litúrgico. Embora Simão Pedro tivesse reconhecido Jesus como “o Messias, o Filho do Deus Vivo” (Mt 16, 16), a sua fé necessitava ser purificada e amadurecida. A imagem do Messias, que Pedro tinha naquele momento não correspondia ao modo de ser de Jesus. Assim como muita gente daquele tempo, Simão Pedro não podia admitir que o Messias pudesse passar pela paixão e morte na cruz. Ele esperava um Messias dominador e glorioso, conforme os critérios do mundo. Por isso, ele chegou a repreender Jesus por causa do anúncio da Paixão (Mt 16,22).

No entanto, é Pedro quem recebe uma severa repreensão de Jesus, por não estar pensando como Deus e sim como os homens (Mt 16,23). É na cruz, na doação da própria vida, que Jesus Cristo se revela como o verdadeiro de Messias. O discípulo é chamado a segui-lo abraçando a cruz. Não basta acompanhá-lo na hora dos milagres ou na subida do monte da Transfiguração. Somente quem subir, com Jesus, o calvário, irá conhecer e contemplar o verdadeiro rosto do Messias. Por isso, Jesus afirma: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”, doando a própria vida. Na sociedade do bem estar, em que vivemos, a tendência predominante é a de se buscar uma vida cômoda, sem sacrifícios ou renúncias. Contudo, a renúncia e a doação de si não são fins em si mesmos, mas consequência do seguimento fiel de Jesus Cristo, orientadas para o Reino de Deus. Na Carta aos Romanos, na segunda leitura (Rm 12,1-2), São Paulo exorta os cristãos a oferecerem-se a Deus “em sacrifício vivo e santo”, não se acomodando ao mundo.  O genuíno “culto espiritual” agradável a Deus consiste na oferta de si, de tal modo que a liturgia e a vida estejam bem unidas. 

As diversas vocações e ministérios são modos diversos de seguir a Cristo, como seus verdadeiros discípulos, enviados a anunciar o Evangelho a todos, doando a própria vida. Neste último domingo do mês vocacional, comemoramos o Dia Nacional do Catequista, agradecendo cordialmente a todos os que se dedicam generosamente a transmitir a fé em Cristo, em nossas comunidades, dispostos a renúncias e sacrifícios. Rezemos por todos os que atuam na Catequese, para que Deus os ilumine e fortaleça sempre. Recordo aos pais a importância de serem os primeiros catequistas, nas famílias, e de apoiarem a Catequese oferecida pela Igreja.


ORAÇÃO

                             
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco, para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.