segunda-feira, 29 de junho de 2015

Um desafio chamado comunicação

E
stamos na era da comunicação, mas não nos comunicamos mais, nem melhor. Mesmo com a tecnologia permitindo encurtar distâncias, as pessoas não dão valor que deveria a comunicação, principalmente quando são necessários investimentos financeiros para que essa tal comunicação chegue com maior força aos seus destinatários.

Além dos equipamentos essenciais para o trabalho, a comunicação necessita de dedicação pessoal daquele ou daquela que se propõe a fazer a comunicação chegar aos demais e ser compreendida.

A comunicação parece ser uma coisa simples, mas é um desafio para aqueles que desejam passar informações, independente do conteúdo, mas de forma clara e simples, sem enrolação.

Na comunicação, é preciso usar uma linguagem onde todos entendam, para isso é necessário aprimorar as habilidades a cada dia, evitando vícios que carregamos no nosso cotidiano. É importantíssimo a pronúncia correta das palavras, o uso de vocabulário adequado e a velocidade com que se expressa às ideias. Igualmente importante é construir uma fala concisa, com argumentos consistentes, evitando gírias ou vícios de linguagem. Quem presta atenção a esses detalhes tem muito mais facilidade de se comunicar, à medida que consegue expressar exatamente o que sente suas necessidades e desejos.


A comunicação em qualquer organismo, seja comercial ou não, aproxima as pessoas, nos conecta e ainda contribui para diminuir muito os conflitos da convivência. Aqueles que se utilizam adequadamente da comunicação sai ganhando ao compartilhar seus pontos de vista. As organizações precisam de profissionais qualificados, que sejam competentes tecnicamente, mas que também tenham habilidades de comunicação e expressão. As pessoas de comunicação precisam trabalhar em equipe e utilizar a inteligência emocional, por meio do diálogo e de um ambiente positivo, aliado à produtividade.

Diante de tudo isso, é difícil fazer comunicação, mas é altamente gratificante, lamentavelmente, em alguns organismos, principalmente nos movimentos e pastorais, são poucos os que trabalham diretamente com a comunicação, e esses poucos não tem o incentivo necessário para continuarem a trabalhar nessa importante área.

Parafraseando o eterno Chacrinha: Quem não se comunica se trumbica.
  

4 comentários:

  1. O problema é o mesmo em todas as organizações, principalmente na maioria das pastorais da nossa igreja, só muda o endereço. É difícil fazer comunicação sem apoio. Muitos começam e não seguem a diante por falta de recursos financeiros, humanos, material, etc. E quando param o trabalho, são criticados por aqueles que nada fizeram para o trabalho prosperar.

    Um apaixonado pela Comunicação
    Mato Grosso - Brasil

    ResponderExcluir
  2. Fazer comunicação é apaixonante, mas um desafio difícil de ser executado quando não existe incentivo. Parabéns pelo artigo, é um assunto antigo que será sempre atual enquanto não houver uma mudança de pensamento das nossas lideranças e liderados.

    Até o 9º Muticom, em Vitória-ES, se Deus quiser.

    Sandra

    ResponderExcluir
  3. A comunicação acompanha a humanidade desde os primórdios, possibilitando a reconstrução da história, a construção do presente e a projeção do futuro.

    Ela reconstrói, a partir da interação, passado e presente; constrói, quando faz do homem mais humano, ratificando o ato do ‘ser comunicativo’; e se torna projeção quando se busca maneiras de inová-la.

    Comunicação é toda manifestação do real, com objetivos direcionados a um contexto que se vive e que corresponde à realidade congênita de todo homem.

    Comunicação é um desafio para poucos abnegados.

    Michelle
    Juazeiro - Bahia.

    ResponderExcluir
  4. Na nossa Paróquia, se dependêssemos do investimento paroquial, a PASCOM não existiria. Existem muitas cobranças, mas investimentos para melhor desenvolvermos o trabalho, não existe. Os poucos equipamentos que dispomos, foram adquiridos com recursos próprios da equipe. Se faz campanha para arrecadar dinheiro para tudo, menos para melhorar as condições de funcionamento da PASCOM. Nesse tempo de pandemia, com restrições de fiéis nas Igrejas, foi a PASCOM que levou aos lares a Santa Palavra de Deus.

    Realmente, COMUNICAÇÃO é difícil de se fazer, principalmente quando não existem recursos técnicos e financeiros para atuar com perfeição.

    Deus Seja Louvado!

    ResponderExcluir

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.