segunda-feira, 30 de abril de 2018

Santa Casa de Maceió, um exemplo de gestão, na opinião de James Magalhães de Medeiros


 
James Magalhães de Medeiros (1948-2016)
Jorge Maciel

E
m outubro de 2014, o desembargador James Magalhães de Medeiros, escreveu no Jornal Gazeta de Alagoas, “que diante do cenário negativo que existia no estado de Alagoas, o que de algo positivo acontecia, não se dava a divulgação necessária e merecida”.

Dizia o desembargador e escritor James Magalhães de Medeiros, que parecia que "estávamos atolados na ausência de fatos que atendessem aos anseios da sociedade e que credenciasse o nosso estado como pioneiro em obras e serviços, nos setores público e privado, capazes de trazerem credibilidade, satisfação e qualidade de vida".

Continuando, afirmava que “Infelizmente, estamos a viver um círculo negativo de tal ordem, que não somos motivados a cantar alto os grandes feitos que acontecem, deixando que o mar da descrença fique sempre em evidência”.

James deu, por exemplo, a revista DINHEIRO, de setembro/2014, que publicou as 1000 MAIORES EMPRESAS DO BRASIL, um dos levantamentos mais completos do País, com as companhias que mais foram destaques em gestão financeira, governança corporativa, responsabilidade social, recursos humanos, inovação e qualidade. Parece uma matéria comum, como tantas outras já publicadas. A realidade, porém, é outra.

Entre as eleitas estava a alagoana SANTA CASA DE MACEIÓ, servindo de exemplo para o Brasil, com seus balanços consolidados, enquanto outras instituições do ramo de saúde estavam falidas ou em situação precária.

Foi, pois, um fato altamente positivo para Maceió, para Alagoas e para o Brasil, que precisava ser enaltecido por todos, principalmente pela imprensa local, a fim de que todos tivessem conhecimento e pudessem cantar a nossa querida terra dos marechais.

Dizia ainda James que "no setor saúde, a nossa Santa Casa de Maceió ficou classificada em quarto lugar, com trezentos e sessenta e sete vírgula quarenta e oito pontos (367,48%), perdendo apenas para o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Grupo Fleury e Hospital Samaritano. E salientou que a saúde é um setor importante no mundo inteiro, além de variar entre o segundo ou terceiro em participação no Produto Interno Bruto (PIB) dos países. Disse ainda que outro quesito a merecer atenção foi a renda per capita com saúde, no qual o setor público participou com 1.032, enquanto a média dos beneficiários dos planos de saúde foi de 2.075".

Para alcançar o destaque de ser uma dentre as 1000 MELHORES EMPRESAS DO BRASIL, a Santa Casa de Maceió disputou em quatro vertentes: sustentabilidade financeira, recursos humanos, inovação e qualidade, responsabilidade social e governança corporativa, sendo em todas muito bem avaliada e conceituada. O resultado foi o melhor possível, como já dito neste comentário de James, ressaltando, ainda, "a competência de toda a equipe da Santa Casa de Maceió, dando exemplo positivo de gestão para o Brasil e para o mundo".

James Magalhães de Medeiros, sempre que escrevia seus artigos, o fazia avaliando todos os aspectos, e seu reconhecimento sobre a Santa Casa de Misericórdia de Maceió não era gratuito, mas um real e necessário reconhecimento da excelente administração do seu corpo diretivo, que em sua opinião, o reconhecimento deveria ser mais amplo, atingindo todo estado de Alagoas.

Santa Casa de Maceió, 166 anos de vida.
A Santa Casa de Misericórdia de Maceió, instituição fundada em 7 de setembro de 1851 pelo cônego João Barbosa Cordeiro, na época pároco da capital alagoana, tornou-se exemplo no cenário nacional por seus investimentos na segurança e na excelência da assistência ao paciente.

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió também se notabilizou por adotar práticas gerenciais que a tornaram referência em sustentabilidade financeira em meio ao cenário de crise enfrentado atualmente pelas Santas Casas de todo o país. Igualmente, vem atraindo a atenção da mídia por estar em contínuo processo de modernização e de expansão de sua infraestrutura física, logística e tecnológica, mas mantendo o equilíbrio entre receitas, despesas e investimentos.

Nesse processo de expansão vale destacar a inauguração de novas unidades externas e internas de atendimento que resultaram na ampliação de serviços e de leitos para o SUS.

A evolução da Santa Casa de Maceió não foi apenas quantitativa. Na última década houve um aumento qualitativo em todas as áreas da instituição pela adoção de modernas práticas de gestão e pela conquista da excelência nível 3 da Acreditação. Esta certificação reconhece que o hospital adota políticas, procedimentos, rotinas e protocolos assistenciais que visam a qualidade e a segurança assistencial do paciente, tendo como referência as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

Todo esse trabalho tem tido o reconhecimento dos mais diversos setores da sociedade brasileira. Entre eles figuram empresas midiáticas do porte da Rede Globo, Jornal O Globo e revista Istoé, que publicaram reportagens citando a Santa Casa de Maceió como referência em gestão e em sustentabilidade financeira.

A Santa Casa de Maceió também tem recebido o reconhecimento de entidades como o Instituto Qualisa de Gestão; a Organização Nacional de Acreditação; a Associação Nacional de Hospitais Privados (do qual a Santa Casa de Maceió é membro titular); o Unicef (que concedeu o título de Hospital Amigo da Criança ao Hospital Nossa Senhora da Guia, pertencente a Santa Casa) e os ministérios da Educação e da Saúde (que reconheceram a Santa Casa de Maceió como Hospital de Ensino).

A Mesa Administrativa da Santa Casa de Maceió, recém-eleita, é liderada pelo provedor Dr. Humberto Gomes de Melo e marca a continuidade de sucesso administrativo, na história da maior instituição hospitalar de Alagoas e uma das maiores do Nordeste.

Hoje, 30 de abril de 2018, exatos dois anos do falecimento do desembargador James Magalhães de Medeiros, seus escritos continuam atuais, porque a Santa Casa de Misericórdia de Maceió continua merecedora de todos os aplausos possíveis e imagináveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.