quinta-feira, 17 de maio de 2018

A importância do COMPROMISSO!




O
 Compromisso é uma palavra hoje muito importante porque representa um acordo mútuo entre partes que chegam a um consenso e selam um COMPROMISSO.

Esta palavra COMPROMISSO é muito comum, extremamente usada e difundida, mas muitos, muitos mesmo, estão esquecendo o seu significado.

A Palavra COMPROMISSO vem do Latim compromissum que significa COM (mútuo, eu e você, as 2 ou mais partes) + promissium (promessa), no caso COMPROMISSO é uma promessa feita por ambas as partes com um intuito mutuo. Se uma das pessoas envoltas no COMPROMISSO não aceitam os termos, simplesmente não fazem o COMPROMISSO.

Mas o problema é que muitas vezes as pessoas aceitam os termos, fazem o COMPROMISSO e não cumprem a sua Palavra.

E pelo que podemos perceber, estamos em uma Epidemia de Falta de COMPROMISSO…

Está tão comum à falta de COMPROMISSO que o pessoal marca de Sair (irem para algum lugar) e simplesmente não comparecem, marcam e agendam festas que não acontecem e o pior de tudo isso é que todos acham esta atitude normal. É tão epidêmica, que gera um problema entre todas as partes.

Vejamos esse exemplo...

O cidadão “A” convida o cidadão “B, C, D, E” para uma festa na casa do cidadão “A”. Eles marcam, dia, hora, até comentam sobre o tipo de bebida e comida e se podem convidar mais pessoas…

Aparentemente, realmente estão se juntando para uma festa, mas não é isso que geralmente acontece…

O curioso é que o cidadão “A” convidou as pessoas, mas na verdade ele só falou por falar, não tinha à intenção objetiva de realizar o evento efetivamente, mas achou interessante convidar as pessoas naquele momento. Os cidadãos “B, C, D e E” talvez até tenham animado de fazerem a comemoração, mas na última hora ou na primeira hora desistiram.

Então temos um Ambiente onde “A” marca com “B, C, D e E”, mas que na verdade nenhuma das partes esta interessada em efetivar aquela FESTA… porém todos concordaram e fizeram o compromisso para executá-la.

O Cidadão “A” sabe que é muito pouco provável que “B, C, D e E” de fato comparecerão à festa; mas convida mesmo assim, porque o COMPROMISSO não existe mais, o que importa são as PALAVRAS à famosa CONVERSA FIADA. Onde ninguém quer arcar com as consequências de realizar a festa, como comprar as bebidas, arrumar a casa (antes e depois), etc. Mas acham interessante comentarem que farão, simplesmente para não fazer.

No caso, ninguém fica magoado por alguma das partes ter quebrado o COMPROMISSO vide que todas as partes já consideram isso NORMAL!

Em outros casos é pior, porque várias vezes eu presenciei pessoas que conversavam sobre fazer algum tipo de negócio, marcaram horário, local, etc e tal, e simplesmente não compareceram.

No caso está tão epidêmico a FALTA DE COMPROMISSO que as pessoas simplesmente marcam dia, hora e assunto só por marcar, sem vontade alguma de comparecer ou talvez tenham vontade, mas qualquer problema os desmotiva.

Exemplo...

Se o Sol estiver quente e a pessoa não tiver um carro, ela simplesmente não vai e nem avisa.

Se o carro da pessoa estiver estacionado de um jeito que dê trabalho dela manobrar ou ir, ela também não vai e nem avisa.

Se aparecer um Desenho animado na TV que a pessoa gosta, ela simplesmente vai assistir o desenho e nem se lembra do COMPROMISSO.

E resumo: Se qualquer coisa acontecer ou simplesmente atrapalhar um pouquinho à ida do cidadão até o tal compromisso ele simplesmente não vai.

Mas isso acontece devido ao fato de já ter virado um costume não ir aos COMPROMISSOS. É normal tomar o BOLO, é normal não comparecer, é normal só conversar muito e realizar pouco e este é um problema muito sério. Tão sério que o COMPROMISSO é o que define se você será rico ou pobre, insignificante ou não, influente ou insignificante.

Ter COMPROMISSO não é dizer SIM a todo o momento, ter COMPROMISSO não é ir a tudo que se pede, ter COMPROMISSO é simplesmente falar NÃO quando não quer ou não puder… ter COMPROMISSO é quando falar SIM, de fato concretizar.

TER COMPROMISSO É SONHAR MENOS E CONCRETIZAR MAIS…

Porque são de fatos concretos que construímos nossas vidas e conversas ao léu, ao vento, simplesmente não resolve nada. As palavras são importantes para vislumbrar, mas as atitudes são importantes para concretizar.

Por isso, pense, repense e analise…

Quantas vezes por dia, você assume um COMPROMISSO e simplesmente o esquece, não o faz deixa sem concretizar?

Se forem muitas vezes, o que é normal nos dias de hoje… pense e repense de novo e lembre-se que quem de fato é importante, é quem assume e realiza seus COMPROMISSOS.

Pensem mais uma vez e reflitam sobre o tal do COMPROMISSO, porque este tal de COMPROMISSO é muito mais importante do que vocês imaginam e interfere de maneira impactante na vida e todos!

Lembre-se:
Ninguém é obrigado a assumir um COMPROMISSO, mas quando se compromete, é obrigado a cumprir o COMPROMISSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.