domingo, 16 de setembro de 2018

Se alguém quer vir após mim (...) tome a sua cruz e siga-me!



Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha

H
oje em dia nos encontramos com situações similares à descrita nesta passagem evangélica. Se agora mesmo, Deus nos perguntasse “quem dizem os homens que eu sou?” (Mc 8,27), teríamos que informar-lhes sobre todo tipo de respostas, inclusive pitorescas. Bastaria com dar uma olhada no que se diz, e no que se comenta, nos mais variados meios de comunicação. Só que... já se passaram mais de vinte séculos de tempo da Igreja. Depois de tantos anos, condoemo-nos e - com Santa Faustina - nos queixamos diante de Jesus: “Por que é tão pequeno o número dos que te conhecem?”.

Jesus, naquela ocasião da confissão de fé feita por Simão Pedro, “E Jesus os advertiu para que não contassem isso a ninguém” (Mc 8,30). Sua condição messiânica devia ser transmitida ao povo judeu com uma pedagogia progressiva. Mais tarde chegaria o momento fundamental em que Jesus Cristo declararia - de uma vez e para sempre - que Ele era o Messias: “Eu sou” (Lc 22,70). Desde então, já não há escusa para não declarar-lhe nem reconhecer-lhe como o Filho de Deus vindo ao mundo para nossa salvação. Mais ainda: todos os batizados têm esse gozoso dever sacerdotal de predicar o Evangelho por todo o mundo e a toda criatura (cf. Mc 16,15). Esta chamada à predicação da Boa Nova é tanto mais urgente se levamos em consideração que sobre Ele continuam proferindo todo tipo de opiniões equivocadas, inclusive blasfêmias.

Mas o anuncio de sua messianidade e da chegada do seu Reino passa pela Cruz. Efetivamente, Jesus Cristo “E começou a ensinar-lhes que era necessário o Filho do Homem sofrer muito” (Mc 8,31), e o Catecismo nos lembra que “a Igreja avança em sua peregrinação através das persecuções do mundo e dos consolos de Deus” (n. 769). Eis aqui, pois, o caminho para seguir a Cristo e dar-lo a conhecer: “Si alguém quer vir após mim (...) tome sua cruz e siga-me” (Mc 8,34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.