domingo, 2 de dezembro de 2018

1º Domingo do Advento - "Vossa libertação está próxima!"




Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R.
Folheto litúrgico Deus Conosco

C
om este domingo, a Comunidade eclesial é chamada a celebrar o início de um novo ano e tempo litúrgico. É Cristo mesmo presente na vida da sua Igreja, guiando, por meio do Espírito Paráclito, os passos de seus discípulos. Neste tempo favorável, a Comunidade discipular é chamada a orar e a vigiar, pois a libertação que vem de Deus está próxima. Os cristãos foram criados para a liberdade e não para serem escravizados por aqueles que não se deixam guiar pelos valores do Evangelho.

O Senhor, desde a criação, nunca se esqueceu do homem e da mulher. Em todos os tempos, mesmo diante das infidelidades de seu povo, mostrou-se sempre fiel e solícito para com seus filhos e filhas. Diante de reis, que tentaram escravizar os pequeninos, os seus favoritos, Ele se revelou como justiça e misericórdia. Mostrando os caminhos que levam ao céu e convidando a todos a se deixarem guiar pela verdade da sua Palavra, que procura reconduzir os pecadores ao bom caminho, a uma vida livre, que nasce da consciência e preocupação com o bem comum.

A entrada do Verbo de Deus na história humana fez nascer uma nova esperança, a possibilidade de um novo céu e uma nova terra. Lucas, no Evangelho proclamado, descreve muitas catástrofes. Estas causam espanto, todavia, o seu objetivo é auxiliar os discípulos de Jesus a lerem os sinais dos tempos, isto é, o indicativo da plenitude do Reino de Deus neste mundo é a queda de todos os impérios e forças, que impedem os membros da Comunidade cristã de ficar em pé diante do Filho do Homem, o Cristo Jesus.

Hoje são muitas as situações que escravizam o homem, que o fazem viver de um modo egocêntrico, fechado em si mesmo e pouco inclinado a práticas altruístas. Orai e vigiai, eis a estrada à qual somos convidados a percorrer neste tempo do Advento. Orar significa colocar-se na presença do Senhor, numa atitude dialógica. Vigiar significa estar atento para que a Palavra de Deus, que em Cristo assume um corpo, seja o referencial para toda ação humana. Estar atento, eis o desafio para os membros da Comunidade cristã, para não se deixar seduzir por projetos que colocam em xeque a liberdade, introduzida por Cristo, na história humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.