domingo, 9 de dezembro de 2018

2º Domingo do Advento: "Todos verão a salvação de Deus!"





Pe. Francisco Albertin (Campestre-MG)
Folheto Litúrgico Deus Conosco
                                                                    
EU SOU O CAMINHO

Advento, tempo de preparação, de espera e de conversão. "Esta é a voz daquele que grita no deserto: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas" (Lc 3,4).

Lucas serve-se de um texto tirado do que chamamos de segundo Isaías (40—55), quando um profeta anônimo, possivelmente discípulo de Isaías, em pleno Exílio da Babilônia (586-538 a.C.), num período de escravidão, tristeza e dor, exorta o povo de sua época, de hoje e de todos os tempos, para despir-se do luto e aterrar os vales, rebaixar montanha e colina, e aplainar os caminhos do Senhor (cf. Is 40,3-5). Só assim "todas as pessoas verão a salvação de Deus". O que João Batista tem a nos ensinar sobre isso?

A VERDADE

Lucas nos mostra que Deus, em sua infinita bondade, teve misericórdia do seu povo e vai trazer a salvação na pessoa de seu Filho Jesus, que se fez homem e veio morar no meio de nós. Diante de tamanha prova de amor, cabe aos homens e mulheres de boa vontade preparar o caminho do Senhor. João Batista prega "um batismo de conversão para o perdão dos pecados" (Lc 3,3). Mostra a todos que o importante não é só ser batizado; faz-se necessário converter-se e praticar as obras de misericórdia e justiça.

Faz-se necessária uma ação concreta em favor da justiça para aterrar os vales e abismos existentes entre os ricos e pobres. Rebaixar o orgulho da montanha de nosso egoísmo para que haja uma verdadeira partilha do que temos e somos, e uma verdadeira conversão e mudança de vida para vivermos de acordo com a Palavra de Deus, que aplaina e mostra o verdadeiro caminho do Senhor. Vivendo intensamente nosso batismo, poderemos rezar como o salmista: "Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!"

E A VIDA

O Natal está chegando e Jesus quer novamente renascer em nosso coração. São Paulo diz: "Que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, para discernirdes o que é o melhor". Que este Natal não seja apenas mais um, mas que verdadeiramente possamos converter-nos e preparar o caminho do Senhor.

Somente um amor concreto, em defesa da vida, poderá nos transformar em instrumentos da salvação do nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.