Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis |
Atendendo convocação de Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis, Mato Grosso, a coordenação do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO de Rondonópolis/MT participou de uma reunião no último dia 23 de fevereiro de 2011, às 19h30, com Dom Juventino e as demais coordenações dos Movimentos Eclesiais da diocese. Fizeram-se presente o MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, Movimento de Cursilho, Associação Divina Providência e Renovação Carismática Católica.
A reunião iniciou-se com um momento de leitura da Palavra Deus e oração; partilha das experiências de cada movimento eclesial, reflexão sobre os movimentos eclesiais, as orientações diocesanas e compromissos mútuos.
A partilha das experiências foi um momento frutuoso uma vez que cada movimento eclesial teve oportunidade de expor o trabalho evangelizador, os desafios, as alegrias, as dificuldades e os métodos de evangelização.
Na reflexão Dom Juventino Kestering agradeceu o esforço que cada movimento presta à evangelização bem como o significado da presença dos movimentos na Igreja. Insistiu na comunhão com as Diretrizes da diocese, participação nas programações diocesanas bem como abraçar as decisões da Assembléia Diocesana.
No final do encontro foram sintetizados compromissos: Incentivar os participantes dos movimentos para uma ação evangelizadora na Igreja; atingir os novos areópagos especialmente a classe média e os afastados da Igreja, a missão dos diretores espirituais dos movimentos, o desafio da perseverança e consequente criatividade como ir ao encontro das pessoas, a proximidade, o contato pessoal e o amor aos pobres.
Ainda solicitou que cada movimento tenha um planejamento com metas a atingir bem como a integração com a Coordenação Diocesana das Pastorais e mútua ajuda entre movimentos eclesiais e pastorais.
No final Dom Juventino acenou para questões que merecem atenção como Batismo no Espírito, infusão do Espírito e falar em línguas; Todos participantes assumiram seguir as Diretrizes Pastorais da Diocese no sentido de que esta prática seja realizada com devidos cuidados bem como orientação sobre pregadores ou orientadores que vem de outras dioceses.
O grupo avaliou o encontro com positivo e solicitou um novo encontro para o segundo semestre com a presença de todas as coordenações dos núcleos de cada movimento eclesial.