sábado, 12 de fevereiro de 2011

MEFECISTA É DEPUTADO ESTADUAL EM MINAS GERAIS


Doutor Viana, mefecista e deputado
O mefecista José Alves Viana, conhecido por “Doutor Viana”, natural da cidade de Água Branca, cidade do sertão de Alagoas, médico pediatra e anestesiologista, chegou ainda jovem a cidade de Curvelo, em Minas Gerais. Estudou na Escola Bolívar de Freitas, fez Medicina em Montes Claros onde deu aulas de Biologia no Colégio Imaculada Conceição e formou-se com distinção em 1975, classificando-se em 2º lugar em sua turma. É membro do MFC - Movimento Familiar Cristão.

Logo após, mudou-se para Nova Lima e começou a trabalhar como pediatra e anestesista, durante três anos. Em 1978 retornou ao município de Curvelo, onde trabalha até hoje nos Hospitais Santo Antônio e Imaculada Conceição, além de atender em seu consultório.

Objetivando fazer mais pela população carente, Dr. Viana decidiu seguir a carreira política e candidatou-se a vereador em 1982, quando obteve a maior votação proporcional de um vereador no município de Curvelo até àquela data. Em 1983/84 foi vice-presidente da Câmara Municipal de Curvelo e líder do PMDB em 1984. No decorrer do mandato atuou como membro de diversas comissões. Em 1988 foi eleito prefeito de Curvelo, tendo conseguido em seu mandato muitos benefícios para a população curvelana.

Dr. Viana em 1988 foi eleito prefeito de Curvelo, tendo conseguido em seu mandato muitos benefícios para a população curvelana: Pronto-Socorro Municipal; término e inauguração do Posto de Saúde da Bela Vista, construção do Posto de Saúde da Passaginha, construção do CAIC (Centro de Atendimento Integrado à Criança ou CIAC). Construiu mais de 25 quilômetros de redes de esgoto sanitário; creches; escolas municipais e melhorou muito os equipamentos e veículos do Almoxarifado, prestando um grande trabalho também ao homem do campo, entre outros.

Presidiu a Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas (AMEV) e também no mandato de prefeito deu início ao projeto para a retirada dos trilhos da Rede Ferroviária do centro da cidade, o que mudou o aspecto do município, pois hoje já é uma realidade.

Em 1998 elegeu-se deputado estadual e assumiu seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa de Minas Gerais em 1º de fevereiro de 1999. Em 2002, teve seu trabalho reconhecido pelos eleitores e foi reeleito deputado estadual, sendo votado em 508 municípios. Desta vez, Dr. Viana foi majoritário em toda microrregião de Curvelo. Em 2006, cada vez mais solidificado como Deputado Estadual dessa importante região mineira, Doutor Viana iniciou o seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa.

Suas ações parlamentares beneficiaram todas as cidades do Centro de Minas Gerais e regiões próximas, como também municípios de todos os cantos de Minas Gerais. Hoje, Doutor Viana é o 1º Vice-Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (segundo mandato). É ainda ex-presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da ALEMG, da Frente Parlamentar Mineira em Defesa do Idoso e membro efetivo da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial (que também já presidiu); da Frente Parlamentar da Saúde e da Frente Parlamentar do Cooperativismo. É também membro efetivo do Conselho Estadual de Política Agrícola de Minas Gerais. Atualmente, preside duas frentes parlamentares, ou seja, a da Silvicultura e a de Apoio à Indústria Mineral em Minas Gerais; além de ser o vice-presidente da Frente de Apoio ao Comércio Varejista.

Apresentou e trabalhou incessantemente pela aprovação de várias leis de alto cunho social, como por exemplo, a que beneficiou os funcionários da ex-Minascaixa, aproximadamente 9 mil famílias; a de nº 272 que estabeleceu a redução dos juros e dívidas oriundas de empréstimos da ex-Minascaixa, dos extintos Bemge e Banco de Crédito Real (beneficiando mais de 100 mil pessoas, físicas e jurídicas que resolveram seus problemas financeiros), e também o Estado que já recebem mais de R$1 bilhão de reais desses passivos; apresentou emenda ao projeto de Reforma Administrativa do governo mineiro restabelecendo o direito à contagem de tempo do magistério, chamado 1.2, beneficiando mais de 10 mil professores de Minas Gerais, entre muitas outras proposições.

A atuação política de Dr. Viana está direcionada principalmente na apresentação de projetos em defesa da saúde, do funcionalismo público, do desenvolvimento do esporte e de uma educação de qualidade, como também legisla na área do turismo, defesa do consumidor e da agropecuária, entre outros.
  
É um grande incentivador e amigo da juventude e tem sempre consigo uma preocupação constante de promoção e valorização do jovem.

Além das palestras orientadoras e esclarecedoras, sempre pautadas na sua fé cristã, Dr.Viana escreve uma coluna “DOIS MINUTOS COM OS JOVENS”, há mais de 15 anos no Jornal Curvelo Notícias - CN - e faz um trabalho importante de prevenção contra o uso de drogas, principalmente entre os jovens.

Tem o esporte como uma forma saudável de vida , por isso promove, há 17 anos consecutivo, o “Campeonato Dr.Viana”, em Curvelo, que hoje já faz parte do calendário esportivo da cidade. Como desportistas, participa e incentiva ativamente, todas as promoções voltadas para o esporte.

Com 60 anos de idade é casado com Maria Aparecida Dias Viana há 31 anos, com quem tem cinco filhos e ainda cria mais dois sobrinhos a quem dedica o amor de pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.