sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Campanha Irmãos de Sangue em Santa Cruz Cabrália-BA.

MFC apoiando o Hemoba na coleta de sangue
Dezenas de cabralienses participaram da campanha de doação de sangue que aconteceu no último dia 25, em Santa Cruz Cabrália, Bahia.

A campanha foi realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), com apoio do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, Rádio Terra Mãe FM (104,9 FM), Loja Maçônica e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

A população de Cabrália atendeu ao convite e muitas pessoas participaram da iniciativa. Antes de realizar a coleta, todos os doadores passaram por uma triagem com entrevista, teste de anemia e aferição de pressão arterial, para garantir maior segurança tanto para o doador quanto para a pessoa que receberá a doação. Os tubos de sangue também passarão por exames de tipagem sanguínea, hepatite B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II. O resultado dos exames será enviado aos doadores em 30 dias.

O gesto de solidariedade foi seguido em família pelas irmãs Luciene e Vanusa de Jesus Santos, que foram juntas doar: “É muito bom poder ajudar outras pessoas”, disse Luciene (21). Já Vanusa (22) confessa que apesar do medo que sentia antes da coleta, está muito feliz por ter doado sangue pela primeira vez. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

A equipe da Hemoba realizou a coleta de sangue em Santa Cruz Cabrália das 9 até as 17 horas e quem não participou da campanha ainda pode fazer a doação em Porto Seguro toda primeira quarta-feira do mês, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, das 9 às 15 horas.

As condições básicas para doar sangue são: estar saudável; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos de idade e peso acima de 50 Kg.

Além da coleta, preparação e distribuição de bolsas de sangue, a HEMOBA também oferece os serviços de transfusão de sangue, punção de medula óssea, diagnóstico de doenças hematológicas e, até 2012, fará o acompanhamento de doenças do sangue, como a anemia falciforme e a hemofilia.

A unidade da HEMOBA no Extremo Sul fica no Hemocentro Regional de Eunápolis, situado à Avenida Brilhante, s/n – Bairro Pequi. Os telefones são (73) 3281-3266/3260.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informe sempre no final do seu comentário o seu nome e a sua Cidade.